Porto Velho (RO) segunda-feira, 27 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Música e capoeira marcam eventos do Ponto de Cultura


 
A apresentação da Orquestra em Ação, de Ji-Paraná, atraiu muitos curiosos para a Praça Aluísio Ferreira na noite de sexta-feira, 31. A coordenação da Orquestra, a cargo de Solange Gurgacz, conseguiu trazer 30 músicos para a apresentação, entre professores e alunos.

Ao som do concertino da Câmara de Antonio Saliere, sob a regência do maestro Wendel França, o concerto foi aberto. Na plateia o público da praça, vendedores, os participantes do Primeiro Encontro Estadual de Cultura - Teia Rondônia, entre outros.

Gilberto Rosalino, ex-morador de Porto Velho, passeava na praça e ficou satisfeito com a apresentação dos músicos. A neta, Rayane, de sete anos, disse que gostou, mas prefere outras atividades, porque a música lhe provoca o sono.

O vice-governador, Acir Gurgacz, que acompanhava a esposa Solange, destacou que tem incentivado o desenvolvimento da Orquestra em Ação, que já se tornou um grande projeto cultural e que tem ajudado muitas crianças e jovens em Ji Paraná, que através da música tem encontrado um novo destino para suas vidas. Este ano a Orquestra em Ação passará a receber recursos também do programa social Criança Esperança. “É mais um parceiro que conquistamos para dar continuidade ao projeto”, destacou Solange Gurgacz .

Quando o assunto é Ponto de Cultura a capoeira também entra e usa o ensino do jogo para atrair o maior número possível de crianças, adolescentes e jovens, especialmente os que estão em condições de risco social nas periferias das cidades. O mestre Nagô, Sérgio Souza de Oliveira, veio diretamente de Nova Iguaçu, baixada fluminense, no Estado do Rio de Janeiro, para participar do evento e acompanhar o trabalho que alguns grupos de capoeira estão desenvolvendo em Rondônia, como a Arca (Associação Rondoniense de Capoeira), comandada por Igor Albuquerque. Para Sérgio, o papel da capoeira tem sido o de resgatar famílias, retirar meninos e meninas de até 17 anos das ruas, oferecendo novas oportunidades. Além de ter sido palco para a música erudita, a Praça Aluísio Ferreira também recebeu neste final de semana grupos capoeiristas, que encantaram o público com suas apresentações.

O Teia de Rondônia 2014 encerrou as atividades do Ponto de Cultura considerando sucesso absoluto. Um grupo de delegados eleitos pelos participantes vai participar em maio de um encontro nacional em Natal – RN. “Mas mantemos nossos Pontos de Cultura em plena atividade, agora ainda mais fortalecidos depois deste encontro”, salientou o coordenador estadual, José Monteiro Silva.

Fonte: Alice Thomaz / Decom
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio