Domingo, 23 de fevereiro de 2025 - 13h54

A música de rap “Conhecimento”, gravada em Rondônia, com letra e interpretação de Carlos Mossoró e Jhuka Andrade, ganhou repercussão internacional nesta semana. A música foi destaque no programa Planet Earth, Planet Rap, que é exibido nos Estados Unidos. Essa música foi gravada na Universidade Federal de Rondônia (Unir) e tem o intuito de valorizar o potencial educativo do movimento hip hop.
O programa Planet Earth, Planet Rap tem como apresentador uma estrela do hip
hop mundial, o Chuck D, líder do grupo Public Enemy, uma das maiores
referências do rap a nível mundial, sendo o primeiro grupo de rap criado na
história.
O Public Enemy foi criado em 1982 e se tornou um ícone do rap mundial. Para se
ter ideia da dimensão mundial do grupo, os Racionais MC´s, que é a maior
referência do rap brasileiro, confessa que iniciou no gênero se inspirando no
Public Enemy e até mesmo utilizando trechos de batidas do grupo.
Atualmente, Chuck D
alia a atuação no grupo com outros projetos, como o programa Planet Earth,
Planet Rap, que é distribuído para mais de 100 emissoras de rádio espalhadas
pelo mundo. A maioria delas é comunitária ou de viés não comercial.

O programa tem o intuito de valorizar o potencial da música rap fora dos Estados Unidos, local que é berço do movimento. Um dos motivos pelo qual a música Conhecimento chamou a atenção do programa foi o fato de existir uma parceria internacional em sua produção. A música, que tem letra e repercussão de dois residentes em Porto Velho, teve a sua produção musical iniciada em Moçambique na África, com beat de Genius e produção executiva do DJ Sidney G. M., ambos nascidos no país africano. A música ainda tem scratsh do DJ mexicano Pisto Rey e gerou um clipe feito pelo brasileiro Rafael Altomar, residente em Rondônia. No clipe, há interpretação em Libras de Ozineide A. Miranda, que é servidora da Unir.
O programa apresentado por Chuck D tem uma produção que envolve três continentes, pois, além de ter a apresentação de Chuck D, o programa tem curadoria e reportagens do finlândes Mikko Kapanen e da sul-africana Amkelwa Mbekeni.
Na edição desta semana do programa, há um destaque especial para a música Conhecimento, como pode ser visto nas páginas do programa:
https://bsky.app/profile/peprradio.bsky.social/post/3li7lnkk5r22d
https://www.instagram.com/p/DGFzNWPIeAT/
O programa pode ser acompanhado em página na plataforma Mixcloud (a apresentação da música gravada em Rondônia inicia exatamente com 1:19:00).Segue o link:
https://www.mixcloud.com/ChuckDpe/andyoudontstop-021425/
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná
O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido por Rafaela Oliveira e produzido pela Conexão Norte em parceria com a Cia de Artes Clandestin
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)