Porto Velho (RO) terça-feira, 21 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

MÚSICA: Atrações musicais são opção de lazer com o Ciclo de Partituras, do Sesc Rondônia


Após movimentar a cena cultural de Porto Velho ao oferecer, durante todo o mês de setembro, uma programação repleta de apresentações teatrais de forma totalmente gratuita, o Sesc Rondônia apresenta o Ciclo de Partituras.

Este ano o evento será realizado de 22 a 24 de outubro e tem o encerramento marcado para o dia 31 do mesmo mês, com o lançamento do CD “Pássaro”, do artista Mauro Araújo.

Consiste em apresentações musicais e workshops, abrindo espaço para artistas locais e de diversos estados brasileiros, que nesta edição conta com a participação de um percussionista de Brasília e um pianista do Rio de Janeiro.

Ceiça Faria, técnica de música do Sesc Rondônia, explica que o projeto, voltado para música instrumental, na área popular e erudita, acontece há um ano e meio. “Por enquanto só é realizado em Porto Velho, mas temos planos de leva-lo para os municípios do interior em 2014”, revela.

Ela acrescenta que os participantes são escolhidos pelo nível técnico. “O Sesc procura por pessoas que possam se apresentar e fazer workshop, com o objetivo de promover a troca de experiências com os artistas daqui”, afirma.
 

Mais música

A população também pode conferir as apresentações de artistas porto-velhenses com a “Cesta Musical”. Ceiça comenta que este é um projeto antigo, que antes era realizado uma vez por mês e só com música autoral, mas agora está aberto para interpretes, com músicas autorais e covers, em formato de temporadas.

As próximas são apresentações são de Ciro Medeiros e Binho, nos dias 18 e 25 de outubro, às 19h e 20h30, respectivamente, na área de convivência do Sesc Esplanada.
 

Programação – Ciclo de Partituras

22/10

Oficina: "Percussão sem fronteiras"

Carlos Pial

15h30 na Escola de Musica Jorge Andrade

 

23/10

Show

Percussionista Carlos Pial

20h30 no Teatro 1 do Sesc Esplanada

- O percussionista Carlos Pial já acumula uma bagagem de shows, três CDs autorais – Maranhafricanizado; Perfusão e Etnia - e um DVD:  Aula de cajón - Ritmos Brasileiros. Um músico eclético, cujo trabalho não é predominado por tambores, pois também possui facetas eletrônicas, efeitos diversos e um toque de swing e contemporâneo.
 

Ficha técnica:

Guitarra - Oseias Araújo, Baixo - Paulo Araújo, Teclado - Mauro Araújo, Bateria - Cristiano Catatau, Trompete - Argemiro de Oliveira.

 

24/10

Concerto e palestra

Pianista Roberto Bürgel - "Na Base da Música"

20h30 no Teatro 1 do Sesc Esplanada

- Natural de Curitiba, reside e atua profissionalmente há muitos anos no Rio de Janeiro, graduado no curso superior de piano pela Escola de Música Belas Artes do Paraná. Teve aulas com os pianistas Daniel Costa, Jacques Klein, Mary Staton e Arnaldo Estrella. Estudou composição e regência, especializou-se em música cênica em cursos na Alemanha e com Odin Teatret, na Dinamarca. Compôs e dirigiu musicalmente mais de uma centena de espetáculos, entre peças de teatro, bailados, musicais e óperas, além de compôr para cinema e televisão. Desde 1984 realiza concertos e workshops por todo Brasil e Europa.

 

31/10

Mauro Araújo - Lançamento do CD "Pássaro".

20h30 no Teatro 1 do Sesc Esplanada.

- Mauro Araújo lança seu primeiro CD instrumental intitulado "Pássaro". O músico, natural de Porto Velho, vem desenvolvendo ao longo de sua carreira trabalhos instrumentais, assim como acompanhando vários projetos, artistas de Rondônia e Acre, contribuindo com a música local. A sonoridade do CD é voltada para a mistura instantânea de ritmos, melodia e sons abrasileirados.
 

Fica técnica:

Paulo Araújo no baixo, Davis Castro no sax e flauta e Catatau na Bateria.

 

MÚSICA: Atrações musicais são opção de lazer com o Ciclo de Partituras, do Sesc Rondônia - Gente de Opinião

MÚSICA: Atrações musicais são opção de lazer com o Ciclo de Partituras, do Sesc Rondônia - Gente de Opinião

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio