Porto Velho (RO) domingo, 24 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

Museu das Musas em Ji-paraná



O espetáculo Museu das Musas, estreado na Escola Municipal de Música Som na Leste, em 2008, reapresentado várias vezes no Teatro Um do Sesc e na programação de inauguração do Teatro Municipal de Porto Velho, Banzeiros, em 2009, será apresentado em Ji-Paraná, no Teatro Dominguinhos, no dia 28 de Novembro, às 20h30min. 

O Museu das Musas é resultado da parceria entre o poeta e compositor Binho, o programador-visual Carlos Mettal e o poeta e compositor Rinaldo Santos (Soda Acústica), numa empreitada musical, visual e verbal para desvendar e, mais ainda, reverenciar a misteriosa magia das musas mitológicas e das musas cotidianas. Das escarpas do Olimpo às barrancas do Madeira as deusas da inspiração são evocadas e louvadas pelos três artistas. 

Nesse espetáculo, regido pela poética da simultaneidade, podemos identificar o trovador (voz e instrumento), o calígrafo (palavra e imagem) e o menestrel (voz e poesia) atuando em conjunto. O propósito, posto de forma singela e simples, é exibir reflexivamente o conceito clássico de musas (através da poesia e da imagem) e o conceito popular (através da música e da letra). No Museu das Musas, podemos divisar a evolução conceitual das musas a partir dos gregos que as tinham como deusas da ciência e da arte até o cidadão comum que as vê como inspiradoras de poetas e compositores. 

O conceito do espetáculo é intimista (violão e voz). Porém, o intimismo se rompe com a interferência dos poemas e dos vídeos apresentados. A interatividade da música com a poesia e a imagem torna o show simultâneo, incutindo ou renovando no espectador o prazer de ver, ler e ouvir o discurso artístico contemporâneo. 

Os artistas envolvidos pretendem continuar apresentando o espetáculo em diferentes espaços culturais do estado e de outras regiões, na intenção de informar e formar expectadores sobre e para a arte produzida em Rondônia.
Reforçando a proposta de divulgação da arte produzida no Estado, os componentes do Museu das Musas convidam a população de Ji-paraná a prestigiar o espetáculo comparecendo, no dia 28 de novembro, às 20h30min, ao Teatro Dominguinhos, situado no centro da cidade. 

Fonte: Sílvio Santos

Mais Sobre Cultura

Sicoob Credisul lança concurso de fotografia Somos Todos Guaporé

Sicoob Credisul lança concurso de fotografia Somos Todos Guaporé

A Sicoob Credisul lançou na noite de quarta-feira, 20/03, o concurso de fotografia Somos Todos Guaporé, do Rio Guaporé. O lançamento aconteceu duran

ASFALTÃO PLANEJA AÇÕES ATÉ O CARNAVAL 2019

ASFALTÃO PLANEJA AÇÕES ATÉ O CARNAVAL 2019

Com bastante antecedência e foco no cumprimento de sua missão, a Escola de Samba Asfaltão realizou no ultimo dia 16 de março, seu Planejamento Estraté

Espetáculo ÌFÉ estreia neste sábado inspirado em figura religiosa histórica de Porto Velho

Espetáculo ÌFÉ estreia neste sábado inspirado em figura religiosa histórica de Porto Velho

O espetáculo ÍFÈ, da Companhia Beradera de Teatro, estreia neste sábado (23), às 20h, em Porto Velho e tem como inspiração a história de importante fi

Nossos agradecimentos em sol maior para todos e todas que fizeram o Canta Mulher 2019

Nossos agradecimentos em sol maior para todos e todas que fizeram o Canta Mulher 2019

Sonhos de MarçoPorto de sons e sonhos...Em marçouma paisagem sonorade cantos...um cenário a partecenas se repartem ese juntam em melodiasdiferentesDe