Sexta-feira, 13 de novembro de 2009 - 05h51
O espetáculo Museu das Musas, estreado na Escola Municipal de Música Som na Leste, em 2008, reapresentado várias vezes no Teatro Um do Sesc e na programação de inauguração do Teatro Municipal de Porto Velho, Banzeiros, em 2009, será apresentado em Ji-Paraná, no Teatro Dominguinhos, no dia 28 de Novembro, às 20h30min.
O Museu das Musas é resultado da parceria entre o poeta e compositor Binho, o programador-visual Carlos Mettal e o poeta e compositor Rinaldo Santos (Soda Acústica), numa empreitada musical, visual e verbal para desvendar e, mais ainda, reverenciar a misteriosa magia das musas mitológicas e das musas cotidianas. Das escarpas do Olimpo às barrancas do Madeira as deusas da inspiração são evocadas e louvadas pelos três artistas.
Nesse espetáculo, regido pela poética da simultaneidade, podemos identificar o trovador (voz e instrumento), o calígrafo (palavra e imagem) e o menestrel (voz e poesia) atuando em conjunto. O propósito, posto de forma singela e simples, é exibir reflexivamente o conceito clássico de musas (através da poesia e da imagem) e o conceito popular (através da música e da letra). No Museu das Musas, podemos divisar a evolução conceitual das musas a partir dos gregos que as tinham como deusas da ciência e da arte até o cidadão comum que as vê como inspiradoras de poetas e compositores.
O conceito do espetáculo é intimista (violão e voz). Porém, o intimismo se rompe com a interferência dos poemas e dos vídeos apresentados. A interatividade da música com a poesia e a imagem torna o show simultâneo, incutindo ou renovando no espectador o prazer de ver, ler e ouvir o discurso artístico contemporâneo.
Os artistas envolvidos pretendem continuar apresentando o espetáculo em diferentes espaços culturais do estado e de outras regiões, na intenção de informar e formar expectadores sobre e para a arte produzida em Rondônia.
Reforçando a proposta de divulgação da arte produzida no Estado, os componentes do Museu das Musas convidam a população de Ji-paraná a prestigiar o espetáculo comparecendo, no dia 28 de novembro, às 20h30min, ao Teatro Dominguinhos, situado no centro da cidade.
Fonte: Sílvio Santos
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
CEPC/RO inicia escutas setoriais para construção do PAR da PNAB – Ciclo 2
Têm início hoje (10) as escutas setoriais que irão subsidiar a SEJUCEL na construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política Nacional Al

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval
“Ô abre alas que eu quero passar…”, ao som contagiante das marchinhas de Carnaval, o bloco Pirarucu do Madeira tomou conta das ruas de Porto Velho em

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO
O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Ronaldo Peruci, recebeu as escritoras Luciana Barbieri e Rosângela Arend, representantes da AJEB-RO

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC/RO) manifesta preocupação com a decisão do Governo do Estado de conceder o Teatro Guaporé
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)