Sexta-feira, 13 de novembro de 2009 - 05h51
O espetáculo Museu das Musas, estreado na Escola Municipal de Música Som na Leste, em 2008, reapresentado várias vezes no Teatro Um do Sesc e na programação de inauguração do Teatro Municipal de Porto Velho, Banzeiros, em 2009, será apresentado em Ji-Paraná, no Teatro Dominguinhos, no dia 28 de Novembro, às 20h30min.
O Museu das Musas é resultado da parceria entre o poeta e compositor Binho, o programador-visual Carlos Mettal e o poeta e compositor Rinaldo Santos (Soda Acústica), numa empreitada musical, visual e verbal para desvendar e, mais ainda, reverenciar a misteriosa magia das musas mitológicas e das musas cotidianas. Das escarpas do Olimpo às barrancas do Madeira as deusas da inspiração são evocadas e louvadas pelos três artistas.
Nesse espetáculo, regido pela poética da simultaneidade, podemos identificar o trovador (voz e instrumento), o calígrafo (palavra e imagem) e o menestrel (voz e poesia) atuando em conjunto. O propósito, posto de forma singela e simples, é exibir reflexivamente o conceito clássico de musas (através da poesia e da imagem) e o conceito popular (através da música e da letra). No Museu das Musas, podemos divisar a evolução conceitual das musas a partir dos gregos que as tinham como deusas da ciência e da arte até o cidadão comum que as vê como inspiradoras de poetas e compositores.
O conceito do espetáculo é intimista (violão e voz). Porém, o intimismo se rompe com a interferência dos poemas e dos vídeos apresentados. A interatividade da música com a poesia e a imagem torna o show simultâneo, incutindo ou renovando no espectador o prazer de ver, ler e ouvir o discurso artístico contemporâneo.
Os artistas envolvidos pretendem continuar apresentando o espetáculo em diferentes espaços culturais do estado e de outras regiões, na intenção de informar e formar expectadores sobre e para a arte produzida em Rondônia.
Reforçando a proposta de divulgação da arte produzida no Estado, os componentes do Museu das Musas convidam a população de Ji-paraná a prestigiar o espetáculo comparecendo, no dia 28 de novembro, às 20h30min, ao Teatro Dominguinhos, situado no centro da cidade.
Fonte: Sílvio Santos
A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um
Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri
Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s
Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025
A escritora, historiadora e Professora de História da Prefeitura Municipal de Porto Velho, mas também, Bibliotecária/Documentalista do IFRO Campus P