Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Museu da Memória Rondoniense expõe ‘Parte das artes’ até 30 de outubro



Pintura a óleo, pintura em acrílico, esculturas de papel, de ferro ou madeira e até mesmo esculturas de reciclagem estão em exposição no Museu da Memória Rondoniense em Porto Velho. ‘Parte das artes’ fica até o dia 30 de outubro. A exposição conta com objetos de artistas renomados de Rondônia.

Gente de Opinião

Peças também também estão disponíveis para venda (Obra o Globo)

A exposição é um parceria dos artistas João Zoghbi e Geraldo Cruz com apresentação de trabalhos dos artistas convidados Rita Queiroz e Franciney.

Para os artistas participantes, o objetivo da exposição é mostrar o estado através da arte. “Cada artista tem uma parte na montagem da exposição, assim como cada artista tem uma parte na criação artística do estado”, explica João Zoghbi.

As obras que foram criadas excepcionalmente para essa exposição já foram vistas por mais de mil pessoas em outra galeria, e todas elas possuem valor comercial. Até agora seis obras foram comercializadas. Para o artista João Zoghbi, o valor agregado ao trabalho final é pensado em relação a cidade. “A gente tenta colocar um valor acessível para que as pessoas tenham a vontade de comprar, assim como a que elas demonstram quando vêem as peças. Mas para nós artistas a gratificação maior é ver que as pessoas vêem referências do estada nas peças”, relata João.

Para a diretora do museu, Ednair Rodrigues, o espaço do museu precisa ser ocupado, tanto pelos os expositores quanto pela  população. “A cada exposição que tem vemos uma necessidade de adaptar o ambiente para receber demais trabalhos”, diz.

De acordo com os artistas, o público maior que está presenciando a exposição são jovens e em segundo lugar adultos, para eles esse interesse da sociedade jovem demonstra que o interesse para conhecimento e pertencimento a nossa regionalização está presente e infiltrado por meio das artes plásticas.

O Museu abre de terça-feira a sexta-feira das 9h as 17h e sábado das 9h às 15h; e está localizado na avenida Presidente Dutra, centro de Porto Velho.
 

Leia mais:

Museu da Memória Rondoniense abre oficina de captação de recursos para projetos culturais em Porto Velho

Acervo do Museu da Memória Rondoniense proporciona viagem pela história regional

Alunos aprendem sobre a cultura rondoniense no Museu da Memória Rondoniense


Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Maximus Vargas
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em diálogo com a Ocupação Grande Othelo, Itaú Cultural Play estreia mostra em homenagem ao ator

Em diálogo com a Ocupação Grande Othelo, Itaú Cultural Play estreia mostra em homenagem ao ator

Em 5 de dezembro (sexta-feira), em diálogo com a Ocupação Grande Othelo, última exposição do ano da série Ocupação, que abre no Itaú Cultural em 6 d

Mercado Cultural marca o Dia do Samba nesta quarta-feira (03)

Mercado Cultural marca o Dia do Samba nesta quarta-feira (03)

O Mercado Cultural recebe nesta quarta-feira (03) uma programação em homenagem ao Dia do Samba. O evento reunirá o público que acompanha o ritmo, com

Dia Internacional da Animação da RESEX do Lago Cuniã

Dia Internacional da Animação da RESEX do Lago Cuniã

Foi um sucesso a 1ª Mostra Paralela do Dia Internacional da Animação na RESEX do Lago Cuniã nesta 5ª feira, dia 23/10 sob a coordenação dos Professo

Biblioteca Comunitária da Associação Cultural Diversidade Amazônica recebe doação de mais de 600 livros do Ministério da Educação

Biblioteca Comunitária da Associação Cultural Diversidade Amazônica recebe doação de mais de 600 livros do Ministério da Educação

A Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica, mantida pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)