Porto Velho (RO) segunda-feira, 27 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Município de Costa Marques recebe Festcine Amazônia Itinerante


   
A Escola Estadual Angelina dos Anjos ficou pequena com a presença de mais de seiscentas pessoas entre moradores, estudantes e membros especiais da APAE que ali estiveram para prestigiar mais uma etapa da jornada cultural do Festcine Amazônia Itinerante realizada no município de Costa Marques.

O ponto alto foi a exibição de um documentário sobre o trabalho desenvolvido pelo líder quilombola, José Soares Neto, o Zeca Lula, presidente da Ecovale. “A Ecovale é uma instituição que faz um trabalho ambiental muito importante no Vale do Guaporé, com o patrocínio da Petrobras. O trabalho consiste na preservação de quelônios e na parceria com os bolivianos protegendo as margens do rio Guaporé”, afirmou Jurandir Costa.

De acordo ainda com Jurandir, “a Ecovale desenvolve ações de proteção e manejo produtivo de quelônio, através de parceria com a comunidade de Santo Antonio e governo boliviano, buscando estabelecer uma relação de valorização do recurso fauna e desenvolvimento de uma nova metodologia de trabalho e proteção ambiental”.
 
 A equipe do Itinerante não poderia passar por Costa Marques sem visitar o Forte Príncipe da Beira, onde foram feitas imagens e fotografias documentando a Fortaleza. O Real Forte Príncipe da Beira ou Fortaleza do Príncipe da Beira está localizado na margem direita do rio Guaporé, no município de Costa Marques, Rondônia.

Em posição dominante na fronteira com a Bolívia, esta fortaleza é considerada uma das maiores edificadas pela Engenharia Militar portuguesa no Brasil Colônia, fruto da política pombalina de limites com a Coroa espanhola na América do Sul, definida pelos tratados firmados entre as duas Coroas entre 1750 e 1777. Príncipe da Beira" é o título dos primogênitos dos herdeiros dos Reis de Portugal (i.e. netos), e assim foi batizado em homenagem ao príncipe D. José, neto de D. João V (1705-1750).

A equipe do Itinerante se prepara para a sessão que será realizada na Colômbia.

O Festcine Amazônia Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cultura/Fundo Nacional de Cultura, Petrobras através da Lei Rouanet, tem ainda o apoio da senadora Fátima Cleide, deputado federal Eduardo Valverde, IBM, Unir, Secel e Prefeitura de Porto Velho.

Fonte: Ascom / Festcine Amazônia Itinerante

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio