Quarta-feira, 21 de maio de 2008 - 23h05
A Escola Estadual Angelina dos Anjos ficou pequena com a presença de mais de seiscentas pessoas entre moradores, estudantes e membros especiais da APAE que ali estiveram para prestigiar mais uma etapa da jornada cultural do Festcine Amazônia Itinerante realizada no município de Costa Marques.
O ponto alto foi a exibição de um documentário sobre o trabalho desenvolvido pelo líder quilombola, José Soares Neto, o Zeca Lula, presidente da Ecovale. A Ecovale é uma instituição que faz um trabalho ambiental muito importante no Vale do Guaporé, com o patrocínio da Petrobras. O trabalho consiste na preservação de quelônios e na parceria com os bolivianos protegendo as margens do rio Guaporé, afirmou Jurandir Costa.
De acordo ainda com Jurandir, a Ecovale desenvolve ações de proteção e manejo produtivo de quelônio, através de parceria com a comunidade de Santo Antonio e governo boliviano, buscando estabelecer uma relação de valorização do recurso fauna e desenvolvimento de uma nova metodologia de trabalho e proteção ambiental.
A equipe do Itinerante não poderia passar por Costa Marques sem visitar o Forte Príncipe da Beira, onde foram feitas imagens e fotografias documentando a Fortaleza. O Real Forte Príncipe da Beira ou Fortaleza do Príncipe da Beira está localizado na margem direita do rio Guaporé, no município de Costa Marques, Rondônia.
Em posição dominante na fronteira com a Bolívia, esta fortaleza é considerada uma das maiores edificadas pela Engenharia Militar portuguesa no Brasil Colônia, fruto da política pombalina de limites com a Coroa espanhola na América do Sul, definida pelos tratados firmados entre as duas Coroas entre 1750 e 1777. Príncipe da Beira" é o título dos primogênitos dos herdeiros dos Reis de Portugal (i.e. netos), e assim foi batizado em homenagem ao príncipe D. José, neto de D. João V (1705-1750).
A equipe do Itinerante se prepara para a sessão que será realizada na Colômbia.
O Festcine Amazônia Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cultura/Fundo Nacional de Cultura, Petrobras através da Lei Rouanet, tem ainda o apoio da senadora Fátima Cleide, deputado federal Eduardo Valverde, IBM, Unir, Secel e Prefeitura de Porto Velho.
Fonte: Ascom / Festcine Amazônia Itinerante
Tapiri: Cinema da Floresta exibe os filmes Memórias Fantasmas e Como Matar um Rio
Maio inicia com programação no Tapiri: Cinema da Floresta, que abre as portas para exibição de duas produções locais. O curta Memórias Fantasmas, di
Foram prorrogadas até 28 de abril as inscrições para o Festival dos Povos da Floresta. Podem participar artistas individuais, coletivos e representa
Festival "Raízes Afro" celebra a cultura afro-brasileira neste domingo em Vilhena
Neste domingo, 27 de abril, a Praça Nossa Senhora Aparecida, em Vilhena (RO), será palco do "Raízes Afro: Festival de Culturas Populares", um evento
Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho-RO
A escritora rondoniense Eva da Silva Alves estreia no cenário poético com o lançamento do livro Arte, Amor e Desventuras, uma coletânea de poemas q