Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Mudança no FIES passa em Comissão



A Comissão de Educação do Senado aprovou ontem (16/03) o relatório do senador Sergio Zambiasi (PTB-RS), que altera as taxas de juros dos Financiamentos ao Estudante do Ensino Superior (FIES). A matéria segue para análise no Plenário por meio do Projeto de Lei do Senado (PLS) 539/09.

O relator deu parecer favorável e acrescentou três emendas apresentadas no plenário e outras cincos de sua autoria. Foram aceitas duas emendas do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) e uma do senador Alvaro Dias (PSDB-PR).

As emendas do senador Acir Gurgacz modificam o parágrafo 4º do art. 6º da Lei nº 10.260 e suspende a incidência de juros sobre a dívida aos estudantes que estão sendo agraciados com o seguro-desemprego. A outra proposta, transforma o atual art. 5º no art. 6º, do projeto de lei do Senado nº 539, de 2009, dando descontos às renegociações aos estudantes que querem antecipar suas dívidas no FIES.

De acordo com o senador Acir, as duas emendas beneficiarão todos os estudantes. “As mudanças sugeridas não acarretarão nenhum prejuízo ao FIES, muito pelo contrário, beneficiará os trabalhadores desempregados e os estudantes que querem antecipar suas dívidas”, explica o senador. 

Fonte: Francisco Ricardo

Gente de OpiniãoTerça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dois Curtas e os Múltiplos Territórios do Corpo Feminino

Dois Curtas e os Múltiplos Territórios do Corpo Feminino

No mesmo dia, chegam ao público dois curtas-metragens rondonienses que dialogam entre si ao lançar um olhar sensível e contundente sobre o universo

Literatura em destaque: conexões e saberes entre Rondônia e Paraíba

Literatura em destaque: conexões e saberes entre Rondônia e Paraíba

A literatura tem o poder singular de atravessar territórios, encurtar distâncias e construir pontes simbólicas entre povos, culturas e histórias. Ne

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira

A organização da Oficina “Práticas de Canto Coral Cênico” prolongou até esta semana as inscrições para o evento. Trata-se de uma iniciativa transfor

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no próximo sábado (31)

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no próximo sábado (31)

O Carnaval começa oficialmente em Porto Velho no próximo sábado (31), com a realização do tradicional Baile Municipal, no Mercado Cultural, no centro

Gente de Opinião Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)