Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025


‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025  - Gente de Opinião

O curta-metragem Mucura, dirigido por Fabiano Barros, divulga nesta segunda-feira (25) cartaz oficial e trailer após ser selecionado para a 7ª edição do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte. Realizado entre 17 e 21 de setembro, no Teatro Amazonas, em Manaus, o evento é considerado o principal encontro cinematográfico da região, com sessões gratuitas abertas ao público.  

‘Mucura’ é produzido pela Cia de Artes Clandestinos em parceria com Conexão Norte Produções, Cenaviva Filmes, JLeão Produções e E.Produções Culturais. O curta foi contemplado pelo Edital nº 01/2024/SEJUCEL – LPG Audiovisual: Bolsas para Artes em Vídeo, da Lei Paulo Gustavo. O filme integra a Mostra Amazônia, dedicada às produções da região norte.  

A narrativa acompanha Marta, personagem de Kaline Leigue, que vive momentos de medo e delírio em uma casa marcada por silêncios e sombras. Ruídos, visões e aparições inexplicáveis atravessam a rotina, colocando em cena a relação entre memória, trauma e imaginação. Além de Mucura, outros filmes de Rondônia também integram a programação desta edição do festival Olhar do Norte.  

Na Mostra Amazônia, foram selecionados ‘A Memória que Ficou’, de Kaline Leigue, e ‘Planeta

Fome’, de Édier William. Já na Mostra Olhar Panorâmico, o estado será representado por ‘E

Assim Aprendi a Voar’, de Antonio Fargoni, ‘Memórias Fantasmas’, de Geandeson Mosini e Thiago Oliveira, e ‘Só Por Hoje’, de Abhay Alberto. A lista se completa com o curta experimental ‘Arroto’, de Juraci Júnior, que participa como filme convidado da edição.  

Para o diretor Fabiano Barros, a participação no festival representa uma oportunidade de ampliar a circulação das produções locais: “O Olhar do Norte é uma vitrine importante para o cinema produzido na região. É uma oportunidade de apresentar nossas histórias a novos públicos e de dialogar com outras linguagens e experiências do Brasil inteiro.”   

Com sete produções rondonienses reunidas em diferentes mostras, o estado se consolida como um dos mais representativos desta edição do festival, reforçando a diversidade do audiovisual da Amazônia e a força de suas narrativas no cenário nacional. 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)