Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

MP discute alternativas para realização do Arraial Flor do Maracujá


O Ministério Público do Estado de Rondônia realizou reunião com integrantes da Federação dos Grupos Folclóricos de Rondônia (Federon), nesta segunda-feira (28), em que reiterou ser favorável à realização do Arraial Flor do Maracujá. A ocasião oportunizou a discussão de alternativas para a realização do evento, que é parte importante da expressão cultural da Capital.

O encontro foi um desdobramento das tratativas que o MP vem mantendo com representantes da entidade, após emitir notificação recomendatória em que orienta o Estado de Rondônia a se abster de destinar verbas públicas, ainda que oriundas de emenda parlamentar, para patrocinar as despesas com realização de festas carnavalescas, eventos culturais ou religiosos.

Durante a reunião, o Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, afirmou não ser contrário à realização do evento, explicando que a recomendação expedida pelo Ministério Público teve como objetivo impedir a aplicação de recursos públicos em eventos que não tenham relação com a cultura e o folclore. “Em nossas investigações identificamos que, no total, o montante de R$ 7 milhões seriam repassados a festas de caráter privado e comercial. Entendemos que esse tipo de evento não deve ser promovido com dinheiro público. Como venho informando, a partir de agora, cada caso será analisado separadamente”, disse.


Soluções para o evento

Acompanhado dos Promotores de Justiça Emília Oiye e Éverson Antônio Pini, o chefe do Ministério Público discutiu com os presentes alternativas para a realização do arraial. Ao ser informado de que o Estado formalizou o repasse da gestão do arraial para a Federação, acatando pedido formulado pela entidade como sugestão do MP, Héverton Alves de Aguiar propôs que a Federon inicie tratativas com o Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secel), com o objetivo de estabelecer um Termo de Compromisso, que fixe responsabilidades do governo com relação à cessão de local, estrutura e segurança da festa.

À Federon caberia explorar comercialmente a festa, com o aluguel de espaços para barracas de alimentos e estacionamentos. “O MP não tem nenhum óbice a esse modelo, desde que tudo esteja formalizado em um processo para que possa ser fiscalizado”, afirmou o Procurador-Geral, que se colocou à disposição para auxiliar na articulação das negociações com o Estado.

O presidente da Federon, Francisco Fernando Rocha, agradeceu o apoio do Ministério Público de Rondônia à causa cultural, afirmando que os grupos folclóricos envolvidos na realização do arraial Flor do Maracujá cumprem um importante papel social, ao envolverem jovens e adolescentes, alguns em situação de risco, em atividades culturais tradicionais que permitam seu desenvolvimento junto às suas comunidades e suas famílias.

Participaram da reunião representantes da Quadrilhas Rosa Divina, Forte Príncipe; Nação Caipira e Flor da Primavera. Pelos grupos de Bois-Bumbás, estiveram presentes representantes do Corre Campo; Tira Teima; Az de Ouro; Diamante Negro; Marronzinho; A Roça é Nossa e Juabp.

Fonte: Ascom MPRO

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Duelo na Fronteira abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

Duelo na Fronteira abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

A primeira noite do Duelo na Fronteira, realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel),

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop

Neste domingo (16), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), realizará

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste

Celebrando o cenário artístico do Centro-Oeste brasileiro, o próximo dia 18 de novembro será marcado pela abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Cont

Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades culturais em Vilhena

Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades culturais em Vilhena

O Dia da Consciência Negra será celebrado em Vilhena (RO) com uma série de manifestações culturais que destacam a força e a importância da cultura a

Gente de Opinião Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)