Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Mostra de Fotografia “Olhares Amazônicos: Retratos de Rondônia” tem início na próxima semana em Vilhena

A mostra será realizada na galeria da Fundação Cultural de Vilhena e visitas de escolas podem ser agendadas pelo telefone (69) 98119-1055.


Mostra de Fotografia “Olhares Amazônicos: Retratos de Rondônia” tem início na próxima semana em Vilhena - Gente de Opinião

Na próxima semana, a cidade de Vilhena (RO), se prepara para receber um evento cultural de grande significado: a primeira edição da Mostra de Fotografia “Olhares Amazônicos: Retratos de Rondônia”. A exposição, que acontecerá na galeria da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), visa celebrar e promover a riqueza cultural dos povos tradicionais da região, com destaque especial para os indígenas e quilombolas.

Com a organização e curadoria da produtora cultural Vanessa Vitória, a mostra acontecerá nos dias na quarta-feira,15, e na quinta-feira,16, de maio, das 7h às 13h. Este evento cultural pretende ser muito mais do que uma simples mostra de fotografias, é uma celebração da riqueza e da vitalidade das comunidades locais, capturadas através das lentes de três talentosos fotógrafos rondonienses Washington Kuipers, Marcio Guilhermon e Andréia Machado.

"Através das lentes dos fotógrafos locais, a exposição busca não apenas documentar, mas também valorizar e promover o apreço pela cultura local. Ao apresentar esses retratos, a mostra pretende sensibilizar o público para a importância da preservação das tradições, costumes e identidades dessas comunidades, além de incentivar o diálogo intercultural e o respeito mútuo", explicou Vanessa Vitória.

A diversidade cultural de Rondônia será representada por meio das fotografias que destacam os indígenas Nambiquaras e a vibrante comunidade quilombola de Santa Cruz. Estes retratos não apenas capturam a beleza singular de cada cultura, mas também contam histórias profundas sobre suas tradições culturais.

O evento conta com o apoio do Ponto de Cultura e Memória Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Diversidade

Amazônica (ACEMDA) e da Fundação Cultural de Vilhena. Além disso, a mostra estará aberta à visitação guiada, com a presença dos fotógrafos para discutir seus trabalhos. 

Para agendar visitas de escolas à exposição, basta entrar em contato pelo telefone (69)98119-1055. Vanessa Vitória convida calorosamente a população a participar da mostra fotográfica e a conhecer um pouco mais sobre a cultura dos povos tradicionais de Rondônia.

“Espero que a população possa participar da nossa mostra fotográfica e conhecer um pouco mais sobre a cultura dos povos tradicionais de Rondônia”, convida Vanessa Vitória, na expectativa de que este evento possa ser uma experiência enriquecedora para todos os visitantes.

Essa iniciativa cultural não só enriquece o panorama artístico da região, mas também ressalta a importância da preservação e valorização das culturas locais, contribuindo para um maior entendimento e apreciação da diversidade cultural amazônica. 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Festival dos Povos da Floresta prorroga inscrições para artistas das artes visuais e do audiovisual da Amazônia

Festival dos Povos da Floresta prorroga inscrições para artistas das artes visuais e do audiovisual da Amazônia

Foram prorrogadas até 28 de abril as inscrições para o Festival dos Povos da Floresta. Podem participar artistas individuais, coletivos e representa

Festival "Raízes Afro" celebra a cultura afro-brasileira neste domingo em Vilhena

Festival "Raízes Afro" celebra a cultura afro-brasileira neste domingo em Vilhena

Neste domingo, 27 de abril, a Praça Nossa Senhora Aparecida, em Vilhena (RO), será palco do "Raízes Afro: Festival de Culturas Populares", um evento

Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho-RO

Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho-RO

A escritora rondoniense Eva da Silva Alves estreia no cenário poético com o lançamento do livro Arte, Amor e Desventuras, uma coletânea de poemas q

“Maior que a Casa Toda” finaliza gravações e revela uma história sobre o amor

“Maior que a Casa Toda” finaliza gravações e revela uma história sobre o amor

Em uma casa simples, onde cada canto carrega memórias e gestos de afeto, vive uma família que resiste ao tempo e às perdas com algo maior do que tud

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)