Domingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Mostra de Fotografia “Olhares Amazônicos: Retratos de Rondônia” encanta visitantes em Vilhena

A mostra atraiu um público diversificado, incluindo estudantes de escolas públicas de Vilhena e a população em geral.


Mostra de Fotografia “Olhares Amazônicos: Retratos de Rondônia” encanta visitantes em Vilhena - Gente de Opinião

Nesta semana, entre os dias 15 e 16 de maio, Vilhena (RO) foi palco da primeira edição da Mostra de Fotografia “Olhares Amazônicos: Retratos de Rondônia”, um evento que trouxe à tona a riqueza cultural e a diversidade dos povos tradicionais da região.

O evento, organizado e curado pela produtora cultural Vanessa Vitória, teve como objetivo principal celebrar e promover a cultura dos indígenas e quilombolas de Rondônia. A mostra apresentou fotografias que capturaram a essência dos indígenas Nambiquaras e da vibrante comunidade quilombola de Santa Cruz. Cada retrato não apenas revelou a beleza dessas culturas, mas também contou histórias profundas sobre suas tradições e modos de vida.

Realizada na galeria da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), a mostra destacou o trabalho de três talentosos fotógrafos rondonienses: Washington Kuipers, Marcio Guilhermon e Andréia Machado.

A mostra atraiu um público diversificado, incluindo estudantes de escolas públicas de Vilhena e a população em geral, que tiveram a oportunidade de apreciar as fotografias em visitas guiadas. Os próprios fotógrafos estiveram presentes, participando de rodas de conversa e proporcionando uma experiência mais rica e interativa para os visitantes.

"Através das lentes dos fotógrafos a exposição buscou não apenas documentar, mas também valorizar e promover o apreço pela cultura local. Ao apresentar esses retratos, a mostra teve como objetivo sensibilizar o público para a importância da preservação das tradições, costumes e identidades dessas comunidades, além de incentivar o diálogo intercultural e o respeito mútuo", explicou Vanessa Vitória.

O evento foi apoiado pelo Ponto de Cultura e Memória Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Diversidade Amazônica (ACEMDA) e pela Fundação Cultural de Vilhena. Vanessa Vitória expressou sua gratidão a todos que visitaram e prestigiaram a mostra fotográfica, destacando a importância de eventos como este para a valorização cultural. "Espero que possamos ter outras edições em breve para mostrar um pouco mais da riqueza cultural de Rondônia", concluiu.

A Mostra de Fotografia “Olhares Amazônicos: Retratos de Rondônia” foi mais do que uma exposição; foi uma celebração das identidades culturais e uma plataforma para promover a compreensão e o respeito mútuo entre as diversas comunidades da Amazônia.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoDomingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Resgate que não idealiza o passado, mas o escuta. O filme Beira conecta ancestralidade, cuidado e espiritualidade, saberes estes historicamente desl

Boi Bumbá Mimoso inicia novo ciclo com lançamento de tema e camisa para 2026

Boi Bumbá Mimoso inicia novo ciclo com lançamento de tema e camisa para 2026

O tradicional Boi Bumbá Mimoso deu o pontapé inicial para a temporada de 2026 ao anunciar o evento oficial de lançamento de seu novo tema. O anúncio

Fotojornalista que teve carreira inspirada em Rondônia vence a maior premiação da fotografia no Brasil

Fotojornalista que teve carreira inspirada em Rondônia vence a maior premiação da fotografia no Brasil

A exposição “Quem é pra ser já nasce”, da artista e fotojornalista Ana Mendes, e curadoria de Nay Jinknss, será inaugurada no dia 17 de janeiro, na

Programação oficial e identidade visual do Carnaval 2026 são apresentadas em Porto Velho

Programação oficial e identidade visual do Carnaval 2026 são apresentadas em Porto Velho

Porto Velho já entra no clima da folia com a apresentação oficial da programação e da identidade visual do Carnaval 2026. O lançamento aconteceu nesta

Gente de Opinião Domingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)