Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Mostra de Fotografia “Olhares Amazônicos: Retratos de Rondônia” encanta visitantes em Vilhena

A mostra atraiu um público diversificado, incluindo estudantes de escolas públicas de Vilhena e a população em geral.


Mostra de Fotografia “Olhares Amazônicos: Retratos de Rondônia” encanta visitantes em Vilhena - Gente de Opinião

Nesta semana, entre os dias 15 e 16 de maio, Vilhena (RO) foi palco da primeira edição da Mostra de Fotografia “Olhares Amazônicos: Retratos de Rondônia”, um evento que trouxe à tona a riqueza cultural e a diversidade dos povos tradicionais da região.

O evento, organizado e curado pela produtora cultural Vanessa Vitória, teve como objetivo principal celebrar e promover a cultura dos indígenas e quilombolas de Rondônia. A mostra apresentou fotografias que capturaram a essência dos indígenas Nambiquaras e da vibrante comunidade quilombola de Santa Cruz. Cada retrato não apenas revelou a beleza dessas culturas, mas também contou histórias profundas sobre suas tradições e modos de vida.

Realizada na galeria da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), a mostra destacou o trabalho de três talentosos fotógrafos rondonienses: Washington Kuipers, Marcio Guilhermon e Andréia Machado.

A mostra atraiu um público diversificado, incluindo estudantes de escolas públicas de Vilhena e a população em geral, que tiveram a oportunidade de apreciar as fotografias em visitas guiadas. Os próprios fotógrafos estiveram presentes, participando de rodas de conversa e proporcionando uma experiência mais rica e interativa para os visitantes.

"Através das lentes dos fotógrafos a exposição buscou não apenas documentar, mas também valorizar e promover o apreço pela cultura local. Ao apresentar esses retratos, a mostra teve como objetivo sensibilizar o público para a importância da preservação das tradições, costumes e identidades dessas comunidades, além de incentivar o diálogo intercultural e o respeito mútuo", explicou Vanessa Vitória.

O evento foi apoiado pelo Ponto de Cultura e Memória Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Diversidade Amazônica (ACEMDA) e pela Fundação Cultural de Vilhena. Vanessa Vitória expressou sua gratidão a todos que visitaram e prestigiaram a mostra fotográfica, destacando a importância de eventos como este para a valorização cultural. "Espero que possamos ter outras edições em breve para mostrar um pouco mais da riqueza cultural de Rondônia", concluiu.

A Mostra de Fotografia “Olhares Amazônicos: Retratos de Rondônia” foi mais do que uma exposição; foi uma celebração das identidades culturais e uma plataforma para promover a compreensão e o respeito mútuo entre as diversas comunidades da Amazônia.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

Em um momento decisivo para a política cultural rondoniense, o Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) elegeu, durante a 7ª Con

Boi Malhadinho conquista tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 e celebra a força da cultura de Guajará-Mirim

Boi Malhadinho conquista tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 e celebra a força da cultura de Guajará-Mirim

O Bumbódromo Márcio Paz Menacho, em Guajará-Mirim, foi palco de uma grande celebração no último fim de semana, com a realização do festival Duelo na F

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho

Estão abertas as inscrições para a oficina “Distribuição Independente: como fazer curtas-metragens circularem por festivais de cinema”, com o realiz

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)