Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Mostra de Fotografia “Olhares Amazônicos: Retratos de Rondônia” encanta visitantes em Vilhena

A mostra atraiu um público diversificado, incluindo estudantes de escolas públicas de Vilhena e a população em geral.


Mostra de Fotografia “Olhares Amazônicos: Retratos de Rondônia” encanta visitantes em Vilhena - Gente de Opinião

Nesta semana, entre os dias 15 e 16 de maio, Vilhena (RO) foi palco da primeira edição da Mostra de Fotografia “Olhares Amazônicos: Retratos de Rondônia”, um evento que trouxe à tona a riqueza cultural e a diversidade dos povos tradicionais da região.

O evento, organizado e curado pela produtora cultural Vanessa Vitória, teve como objetivo principal celebrar e promover a cultura dos indígenas e quilombolas de Rondônia. A mostra apresentou fotografias que capturaram a essência dos indígenas Nambiquaras e da vibrante comunidade quilombola de Santa Cruz. Cada retrato não apenas revelou a beleza dessas culturas, mas também contou histórias profundas sobre suas tradições e modos de vida.

Realizada na galeria da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), a mostra destacou o trabalho de três talentosos fotógrafos rondonienses: Washington Kuipers, Marcio Guilhermon e Andréia Machado.

A mostra atraiu um público diversificado, incluindo estudantes de escolas públicas de Vilhena e a população em geral, que tiveram a oportunidade de apreciar as fotografias em visitas guiadas. Os próprios fotógrafos estiveram presentes, participando de rodas de conversa e proporcionando uma experiência mais rica e interativa para os visitantes.

"Através das lentes dos fotógrafos a exposição buscou não apenas documentar, mas também valorizar e promover o apreço pela cultura local. Ao apresentar esses retratos, a mostra teve como objetivo sensibilizar o público para a importância da preservação das tradições, costumes e identidades dessas comunidades, além de incentivar o diálogo intercultural e o respeito mútuo", explicou Vanessa Vitória.

O evento foi apoiado pelo Ponto de Cultura e Memória Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Diversidade Amazônica (ACEMDA) e pela Fundação Cultural de Vilhena. Vanessa Vitória expressou sua gratidão a todos que visitaram e prestigiaram a mostra fotográfica, destacando a importância de eventos como este para a valorização cultural. "Espero que possamos ter outras edições em breve para mostrar um pouco mais da riqueza cultural de Rondônia", concluiu.

A Mostra de Fotografia “Olhares Amazônicos: Retratos de Rondônia” foi mais do que uma exposição; foi uma celebração das identidades culturais e uma plataforma para promover a compreensão e o respeito mútuo entre as diversas comunidades da Amazônia.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Segundo dia de programação do Flor do Maracujá marca estreia de grupos folclóricos de quadrilhas e boi-bumbá

Segundo dia de programação do Flor do Maracujá marca estreia de grupos folclóricos de quadrilhas e boi-bumbá

O Arraial Flor do Maracujá, um dos maiores eventos culturais de Rondônia, seguiu com sua programação na noite de sábado (22), oferecendo ao público a

Atrações juninas e show nacional marcam primeira noite de apresentações do Arraial Flor do Maracujá, em Porto Velho

Atrações juninas e show nacional marcam primeira noite de apresentações do Arraial Flor do Maracujá, em Porto Velho

Compromisso com a cultura foi destacado na cerimônia de aberturaA primeira-dama de Rondônia, Luana Rocha, representando o governador Marcos Rocha, fal

Tabelamento de preços garante produtos acessíveis e equilíbrio comercial durante o Arraial Flor do Maracujá

Tabelamento de preços garante produtos acessíveis e equilíbrio comercial durante o Arraial Flor do Maracujá

Com o intuito de melhorar a experiência dos visitantes da 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá, o governo de Rondônia, em parceria com a prefeitur

Maior arraial do Norte: veja programação do Flor do Maracujá desta sexta-feira, 21

Maior arraial do Norte: veja programação do Flor do Maracujá desta sexta-feira, 21

A 40ª edição do Flor do Maracujá, maior arraial do Norte, acontece entre os dias 21 e 30 de junho. Realizada pelo governo de Rondônia, com organizaç

Gente de Opinião Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)