Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Mostra de Fotografia “Olhares Amazônicos: Retratos de Rondônia” encanta visitantes em Vilhena

A mostra atraiu um público diversificado, incluindo estudantes de escolas públicas de Vilhena e a população em geral.


Mostra de Fotografia “Olhares Amazônicos: Retratos de Rondônia” encanta visitantes em Vilhena - Gente de Opinião

Nesta semana, entre os dias 15 e 16 de maio, Vilhena (RO) foi palco da primeira edição da Mostra de Fotografia “Olhares Amazônicos: Retratos de Rondônia”, um evento que trouxe à tona a riqueza cultural e a diversidade dos povos tradicionais da região.

O evento, organizado e curado pela produtora cultural Vanessa Vitória, teve como objetivo principal celebrar e promover a cultura dos indígenas e quilombolas de Rondônia. A mostra apresentou fotografias que capturaram a essência dos indígenas Nambiquaras e da vibrante comunidade quilombola de Santa Cruz. Cada retrato não apenas revelou a beleza dessas culturas, mas também contou histórias profundas sobre suas tradições e modos de vida.

Realizada na galeria da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), a mostra destacou o trabalho de três talentosos fotógrafos rondonienses: Washington Kuipers, Marcio Guilhermon e Andréia Machado.

A mostra atraiu um público diversificado, incluindo estudantes de escolas públicas de Vilhena e a população em geral, que tiveram a oportunidade de apreciar as fotografias em visitas guiadas. Os próprios fotógrafos estiveram presentes, participando de rodas de conversa e proporcionando uma experiência mais rica e interativa para os visitantes.

"Através das lentes dos fotógrafos a exposição buscou não apenas documentar, mas também valorizar e promover o apreço pela cultura local. Ao apresentar esses retratos, a mostra teve como objetivo sensibilizar o público para a importância da preservação das tradições, costumes e identidades dessas comunidades, além de incentivar o diálogo intercultural e o respeito mútuo", explicou Vanessa Vitória.

O evento foi apoiado pelo Ponto de Cultura e Memória Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Diversidade Amazônica (ACEMDA) e pela Fundação Cultural de Vilhena. Vanessa Vitória expressou sua gratidão a todos que visitaram e prestigiaram a mostra fotográfica, destacando a importância de eventos como este para a valorização cultural. "Espero que possamos ter outras edições em breve para mostrar um pouco mais da riqueza cultural de Rondônia", concluiu.

A Mostra de Fotografia “Olhares Amazônicos: Retratos de Rondônia” foi mais do que uma exposição; foi uma celebração das identidades culturais e uma plataforma para promover a compreensão e o respeito mútuo entre as diversas comunidades da Amazônia.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoSábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)