Sexta-feira, 6 de maio de 2016 - 19h01
A Prefeitura de Porto Velho realiza, no próximo sábado (7), uma Oficina de Preparação para a Intervenção Artística Cultural no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), ao lado da Paróquia São Tiago, no bairro JK, Zona Leste da cidade, que está prestes a ser inaugurado. A programação tem início às 15h30 e se estender até as 18h10.
De acordo com os organizadores, a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Juventude e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), haverá diversas apresentações culturais como forró, hip-hop e zumba, entre outras. Jogos de basquete, vôlei e tênis de mesa também farão parte do evento.
O coordenador municipal de Políticas Públicas para a Juventude, Bruno Eduardo, disse que esta é a sexta oficina realizada no local. “Nosso objetivo é conscientizar os moradores sobre o equipamento público que eles vão receber e quais atividades poderão ser realizadas. A ideia é fazer com que a comunidade ocupe o espaço com atrações artísticas, culturais e esportivas idealizadas pelos próprios moradores”, explicou.
Eduardo acrescentou que o projeto do centro, idealizado pelo Governo Federal, visa promover o esporte, a cultura e o lazer como ferramentas de resgate aos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O local foi criteriosamente escolhido pela prefeitura devido ao grande número de famílias carentes que habitam na região.
Conforme o secretário Antônio Geraldo Affonso, da Semdestur, a pasta é a responsável pelo aparelhamento do CEU, com aquisição dos móveis e equipamentos necessários ao funcionamento. A secretaria também tem a responsabilidade de mobilizar o público para as oficinas. “Compete a nós toda parte logística, inclusive acompanhar o andamento da obra”, disse. Ele acrescentou que parte dos móveis já foi comprada. Os recursos são oriundos do Governo Federal, através do Ministério da Cultura.
Gestão
Com relação à administração do Centro de Artes e Esportes Unificados, Affonso informou que será uma gestão compartilhada. O grupo gestor é formado por integrantes da Semdestur, Coordenadoria da Juventude, Secretarias de Esporte (Semes) e de Assistência Social (Semas). Esses órgãos públicos vão compartilhar a administração com cinco entidades com sede na Zona Leste e cinco pessoas representantes dos moradores daquele setor.
Equipamentos
Quando ficar pronto, o local terá pista de skate, mini teatro, biblioteca, sala de informática, quadra de esportes, parque infantil e um Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Todas as atividades realizadas no local serão definidas junto com os representantes da comunidade, uma vez que o CEU é destinado a atender ao público da zona Leste de Porto Velho.
Programação de 7 de maio
15h30 – Apresentação da Fanfarra da Escola Daniel Nery
16h00 – Abertura com apresentação do MC Kiko - fala sobre o projeto da praça CEU
16h10 – Apresentação do cantor e compositor Ney Mura - Comunidade Manoa
16h30 – Apresentação MC Kiko e dançarinas de forró (bairro Mariana)
16h50 – Apresentação grupo de capoeira
17h10 – Apresentação do cantor e compositor Kallico Viana
17h30 – Apresentação MC Kiko e grupo hip-hop
17h50 – Apresentação MC Kiko e Momento Caraoquê
18h10 – Apresentação MC Kiko e grupo de zumba (encerramento)
Esportes
Basquetebol, vôlei e tênis de mesa
Fonte: Augusto José
Participação do MIIS-RO na 23ª Semana Nacional de Museus
O Museu Imaterial da Imagem e do Som de Rondônia (MIIS-RO) participa da 23ª Semana Nacional de Museus com a exposição virtual “Consciência Climática
Foi lançado nesta segunda-feira, 5 de maio, na Escola Municipal Shirlei Ceruti, em Vilhena (RO), o vídeo documentário “Portal da Amazônia: Memórias
Mais de 700 pessoas participaram da mostra 'Cinema Itinerante: Portal da Amazônia' em Vilhena
A mostra Cinema Itinerante: Portal da Amazônia – Histórias que Conectam Culturas foi um verdadeiro sucesso em Vilhena (RO), superando as expectativa
O curta-metragem documental “Vilhena em Acordes: Uma Viagem pela Cena Musical”, que tem como objetivo registrar e valorizar a diversidade de est