Porto Velho (RO) domingo, 26 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Moradores da Zona Leste terão oficinas culturais


 
A Prefeitura de Porto Velho realiza, no próximo sábado (7), uma Oficina de Preparação para a Intervenção Artística Cultural no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), ao lado da Paróquia São Tiago, no bairro JK, Zona Leste da cidade, que está prestes a ser inaugurado. A programação tem início às 15h30 e se estender até as 18h10.

De acordo com os organizadores, a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Juventude e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), haverá diversas apresentações culturais como forró, hip-hop e zumba, entre outras. Jogos de basquete, vôlei e tênis de mesa também farão parte do evento.

O coordenador municipal de Políticas Públicas para a Juventude, Bruno Eduardo, disse que esta é a sexta oficina realizada no local. “Nosso objetivo é conscientizar os moradores sobre o equipamento público que eles vão receber e quais atividades poderão ser realizadas. A ideia é fazer com que a comunidade ocupe o espaço com atrações artísticas, culturais e esportivas idealizadas pelos próprios moradores”, explicou.

Eduardo acrescentou que o projeto do centro, idealizado pelo Governo Federal, visa promover o esporte, a cultura e o lazer como ferramentas de resgate aos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O local foi criteriosamente escolhido pela prefeitura devido ao grande número de famílias carentes que habitam na região.

Conforme o secretário Antônio Geraldo Affonso, da Semdestur, a pasta é a responsável pelo aparelhamento do CEU, com aquisição dos móveis e equipamentos necessários ao funcionamento. A secretaria também tem a responsabilidade de mobilizar o público para as oficinas. “Compete a nós toda parte logística, inclusive acompanhar o andamento da obra”, disse. Ele acrescentou que parte dos móveis já foi comprada. Os recursos são oriundos do Governo Federal, através do Ministério da Cultura.

Gestão

Com relação à administração do Centro de Artes e Esportes Unificados, Affonso informou que será uma gestão compartilhada. O grupo gestor é formado por integrantes da Semdestur, Coordenadoria da Juventude, Secretarias de Esporte (Semes) e de Assistência Social (Semas). Esses órgãos públicos vão compartilhar a administração com cinco entidades com sede na Zona Leste e cinco pessoas representantes dos moradores daquele setor.

Equipamentos

Quando ficar pronto, o local terá pista de skate, mini teatro, biblioteca, sala de informática, quadra de esportes, parque infantil e um Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Todas as atividades realizadas no local serão definidas junto com os representantes da comunidade, uma vez que o CEU é destinado a atender ao público da zona Leste de Porto Velho.

Programação de 7 de maio

15h30 – Apresentação da Fanfarra da Escola Daniel Nery
16h00 – Abertura com apresentação do MC Kiko - fala sobre o projeto da praça CEU
16h10 – Apresentação do cantor e compositor Ney Mura - Comunidade Manoa
16h30 – Apresentação MC Kiko e dançarinas de forró (bairro Mariana)
16h50 – Apresentação grupo de capoeira
17h10 – Apresentação do cantor e compositor Kallico Viana
17h30 – Apresentação MC Kiko e grupo hip-hop
17h50 – Apresentação MC Kiko e Momento Caraoquê
18h10 – Apresentação MC Kiko e grupo de zumba (encerramento)

Esportes
Basquetebol, vôlei e tênis de mesa


Fonte: Augusto José

 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio