Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Ministério da Cultura realiza, em Porto Velho, oficina de capacitação para o Prêmio de Culturas Populares 2018


Ministério da Cultura realiza, em Porto Velho, oficina de capacitação para o Prêmio de Culturas Populares 2018 - Gente de Opinião

Com o objetivo de orientar os fazedores de cultura do estado de Rondônia, a Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), junto com o Ministério da Cultura (Minc), vai realizar uma oficina de capacitação, em Porto Velho, no dia 17 de maio, às 17h, no Teatro Guaporé. Não serão necessárias inscrições prévias e podem participar todos interessados, o teatro conta com capacidade para quase 300 pessoas.

Evento não precisa de inscrição. Todos interessados podem comparecer a oficina

O Ministério da Cultura lançou a 6ª edição do Edital Culturas Populares. Trata-se da maior premiação da cultura popular em termos de valores e número de premiados, concedido pelo Ministério da Cultura (MinC) desde 2007. Este ano serão investidos R$ 10 milhões em 500 iniciativas que fortaleçam e contribuam para dar visibilidade a atividades culturais de todo o Brasil, como o cordel, quadrinha, maracatu, congo, cortejo de afoxé, bumba-meu-boi, boi de mamão, entre outras.

O Prêmio Culturas Populares reconhece a importância de nossas tradições culturais e do que as mantêm vivas e potentes em todas as regiões deste vasto e diverso país”, destacou o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão.

A premiação estava suspensa desde 2012 e foi retomada em 2017, quando obteve número recorde de 500 premiados e de mais de 2.500 mil inscritos. Pernambuco foi o estado que bateu recorde de premiados: foram 80, entre os 500 que venceram em todo o país.

Na edição deste ano, cada um dos premiados receberá R$ 20 mil, o dobro de 2017.  Serão 200 prêmios para iniciativas de mestres e mestras (pessoa física); 180 para iniciativas de grupos sem CNPJ; 70 para pessoas jurídicas sem fins lucrativos; 30 para pessoas jurídicas com ações comprovadas em acessibilidade cultural; e 20 para herdeiros de mestres e mestras já falecidos (in memoriam).

Serviço:
Evento: Oficina de capacitação do Prêmio de Culturas Populares 2018
Local: Teatro Guaporé (Atrás do Palácio das Artes, Rua Tabajara, 148 – Porto Velho).
Data: 17 de maio de 2018
Horário: 17h


Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” já está disponível gratuitamente no YouTube, amplia

Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube

Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube

Após o lançamento físico realizado na comunidade de Nazaré, o Boi Curumim disponibiliza ao público o videoclipe “O Boizinho Encantado”, já no YouTu

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52

O projeto Sesc 52, realizado entre 10 de novembro a 15 de dezembro, percorreu todos os municípios de Rondônia, levando ações culturais gratuitas à p

Grupo Minhas Raízes lança videoclipe “Sonhos”, gravado na comunidade de Nazaré e Boa Vitória

Grupo Minhas Raízes lança videoclipe “Sonhos”, gravado na comunidade de Nazaré e Boa Vitória

Nazaré (RO) – A trajetória de 20 anos do Grupo Minhas Raízes ganha um novo capítulo com o lançamento do videoclipe “Sonhos”, disponível no YouTube

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)