Quinta-feira, 31 de maio de 2012 - 15h05
Acadêmicos e professores do Mestrado em Letras da Fundação Universidade Federal de Rondônia promovem, nos dias 20, 21 e 22 de junho, no campus da Unir, o I Seminário de Diversidade Cultural na Amazônia – SDCAM, evento que proporcionará a difusão pública da identidade, cultura e memória do povo da Amazônia, por meio de estudos, palestras, mesa redonda, minicursos, oficinas e apresentações culturais.
A ideia é aproximar os diversos segmentos que compõem a complexa região, amplamente marcada pelo processo de migração exploratória e pela densa constituição de suas fronteiras e ainda possibilitar às comunidades tradicionais um espaço para exposição de seus saberes.
Segundo a comissão organizadora, acadêmicos de graduação, pós-graduação, gestores públicos, educadores, organizações não governamentais e a comunidade em geral terão acesso a diferentes leituras e discursos que compõem a representação da Amazônia em diferentes áreas do conhecimento tais como Letras, História, Pedagogia, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Biblioteconomia.
O SDCAM é aberto à comunidade, porém para ter certificado de participação é preciso se inscrever, ou como ouvinte, ou com apresentação de trabalhos (comunicação de artigos ou banner). As inscrições podem ser feitas de 7 a 13 de junho pelo site do evento: www.sidcam.unir.br
Na programação estão previstas participações de convidados especiais, que pensam contemporaneamente a região, a partir da ótica da diversidade cultural. Entre os palestrantes de renome estão os doutores Leonardo Coe, Divanize Carbonieri e Sidney Antonio da Silva, além do mestre John Moses da Universidade da República da Guyana.
Palestrantes
Divanize Carbonieri - professora da Universidade Federal do Mato Grosso. Com mestrado e o doutorado no Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo, seu foco principal de pesquisa são as literaturas pós-coloniais em geral e as literaturas africanas de língua inglesa em particular.
Leonardo Coe - Doutor em Estudos Literários, na Especialidade de Literaturas e Culturas Africanas de Língua Portuguesa, pela Universidade de Lisboa e Pesquisador efetivo do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias , além de ensaísta e poeta.
John Moses – Mestre em Filosofia da Matemática e Especialista no Ensino de Matemática para indígenas pela University of Guyana.
Sidney Antonio da Silva - Doutor em antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), é professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde desenvolve pesquisas sobre os hispano-americanos e haitianos na Amazônia.
Fonte: Simone Norberto
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)