Porto Velho (RO) terça-feira, 21 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Mestrado de letras promove Seminário Diversidade Cultural


Acadêmicos e professores do Mestrado em Letras da Fundação Universidade Federal de Rondônia promovem, nos dias 20, 21 e 22 de junho, no campus da Unir, o I Seminário de Diversidade Cultural na Amazônia – SDCAM, evento que proporcionará a difusão pública da identidade, cultura e memória do povo da Amazônia, por meio de estudos, palestras, mesa redonda, minicursos, oficinas e apresentações culturais.

A ideia é aproximar os diversos segmentos que compõem a complexa região, amplamente marcada pelo processo de migração exploratória e pela densa constituição de suas fronteiras e ainda possibilitar às comunidades tradicionais um espaço para exposição de seus saberes.

Segundo a comissão organizadora, acadêmicos de graduação, pós-graduação, gestores públicos, educadores, organizações não governamentais e a comunidade em geral terão acesso a diferentes leituras e discursos que compõem a representação da Amazônia em diferentes áreas do conhecimento tais como Letras, História, Pedagogia, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Biblioteconomia.

O SDCAM é aberto à comunidade, porém para ter certificado de participação é preciso se inscrever, ou como ouvinte, ou com apresentação de trabalhos (comunicação de artigos ou banner). As inscrições podem ser feitas de 7 a 13 de junho pelo site do evento: www.sidcam.unir.br

Na programação estão previstas participações de convidados especiais, que pensam contemporaneamente a região, a partir da ótica da diversidade cultural. Entre os palestrantes de renome estão os doutores Leonardo Coe, Divanize Carbonieri e Sidney Antonio da Silva, além do mestre John Moses da Universidade da República da Guyana.
 

Palestrantes

Divanize Carbonieri - professora da Universidade Federal do Mato Grosso. Com mestrado e o doutorado no Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo, seu foco principal de pesquisa são as literaturas pós-coloniais em geral e as literaturas africanas de língua inglesa em particular.

Leonardo Coe - Doutor em Estudos Literários, na Especialidade de Literaturas e Culturas Africanas de Língua Portuguesa, pela Universidade de Lisboa e Pesquisador efetivo do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias , além de ensaísta e poeta.

John Moses – Mestre em Filosofia da Matemática e Especialista no Ensino de Matemática para indígenas pela University of Guyana.

Sidney Antonio da Silva - Doutor em antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), é professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde desenvolve pesquisas sobre os hispano-americanos e haitianos na Amazônia.

Fonte: Simone Norberto
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio