Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Memorial Jorge Teixeira volta a funcionar


O memorial tem a preocupação de mostrar, cada parte do que foi construído pelo governador Jorge Teixeira

Sílvio Santos

Depois de 8 meses fechado, por falta de funcionários, o Memorial Jorge Teixeira, situado na rua José do Patrocínio s/n, (antiga Residência do Governador), entre as ruas Rogério Weber e Euclides da Cunha-Centro, volta a abrir, para visitação pública, no horário corrido das 8:00h às 13:00h, de segunda a sexta-feira. “Embora entendendo que esse horário de funcionamento não seja o ideal, estamos muito agradecidas a administração do Governador Ivo Cassol, através do seu Secretário de Estado da Cultura, Esportes e Lazer, Jucelis Freitas, que gentilmente nos cedeu duas funcionárias, com conhecimentos e experiências em museus, para atendimento ao público visitante” – diz a jornalista Cida Souza, presidente do Memorial Jorge Teixeira.

Quanto ao trabalho de consulta e pesquisa ao acervo documental, comumente aberto aos estudantes e pessoas interessadas, continua limitado a questionários orais, em virtude de algumas partes da casa  necessitar passar por uma restauração adequada.

Fundado em 14 outubro de 1993, num ato de hombridade de antigos colaboradores e amigos do ex-Governador Jorge Teixeira de Oliveira, que por iniciativa própria decidiram preservar e manter em exposição permanente, documentos, fotos, publicações de jornais e objetos pessoais, que relatam a trajetória de Teixeirão pela Amazônia, suas obras administrativas e seus ideais de vida, assim como toda a história da emancipação e criação do Estado de Rondônia.

Com um acervo de mais de 350 peças, a exposição tem a preocupação de mostrar, em detalhes, cada parte do que foi construído no Estado de Rondônia pelo governador Jorge Teixeira de Oliveira; as pessoas que fizeram parte dessa equipe administrativa e que contribuíram com suas formações técnicas.
   

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Nesta semana, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou 173 projetos culturais via Lei Rouanet, autorizando a captação de R$ 364,9 mi

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

O curta-metragem Mucura, dirigido por Fabiano Barros, divulga nesta segunda-feira (25) cartaz oficial e trailer após ser selecionado para a 7ª ediçã

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

As vozes rondonienses foram ecoadas na França. Nas últimas duas terças-feiras (9 e 16 de setembro), os estudantes de Jornalismo da Universidade Fede

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

O Tarot é um dos sistemas simbólicos mais complexos e enigmáticos do Ocidente esotérico, reunindo elementos de misticismo, filosofia, psicologia e p

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)