Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Memorial Jorge Teixeira volta a funcionar


O memorial tem a preocupação de mostrar, cada parte do que foi construído pelo governador Jorge Teixeira

Sílvio Santos

Depois de 8 meses fechado, por falta de funcionários, o Memorial Jorge Teixeira, situado na rua José do Patrocínio s/n, (antiga Residência do Governador), entre as ruas Rogério Weber e Euclides da Cunha-Centro, volta a abrir, para visitação pública, no horário corrido das 8:00h às 13:00h, de segunda a sexta-feira. “Embora entendendo que esse horário de funcionamento não seja o ideal, estamos muito agradecidas a administração do Governador Ivo Cassol, através do seu Secretário de Estado da Cultura, Esportes e Lazer, Jucelis Freitas, que gentilmente nos cedeu duas funcionárias, com conhecimentos e experiências em museus, para atendimento ao público visitante” – diz a jornalista Cida Souza, presidente do Memorial Jorge Teixeira.

Quanto ao trabalho de consulta e pesquisa ao acervo documental, comumente aberto aos estudantes e pessoas interessadas, continua limitado a questionários orais, em virtude de algumas partes da casa  necessitar passar por uma restauração adequada.

Fundado em 14 outubro de 1993, num ato de hombridade de antigos colaboradores e amigos do ex-Governador Jorge Teixeira de Oliveira, que por iniciativa própria decidiram preservar e manter em exposição permanente, documentos, fotos, publicações de jornais e objetos pessoais, que relatam a trajetória de Teixeirão pela Amazônia, suas obras administrativas e seus ideais de vida, assim como toda a história da emancipação e criação do Estado de Rondônia.

Com um acervo de mais de 350 peças, a exposição tem a preocupação de mostrar, em detalhes, cada parte do que foi construído no Estado de Rondônia pelo governador Jorge Teixeira de Oliveira; as pessoas que fizeram parte dessa equipe administrativa e que contribuíram com suas formações técnicas.
   

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira

O Bumbódromo Márcio Paz Manacho viveu no domingo (16), um dia marcante para a cultura de Guajará-Mirim, com as apresentações dos bois-bumbás Flor do C

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30

O premiado curta-metragem “Ela Mora Logo Ali”, dirigido por Fabiano Barros e Rafael Rogante, segue conquistando espaços importantes no cenário audi

Público lota cinema na estreia de Catador de Sons e Barranco em Porto Velho

Público lota cinema na estreia de Catador de Sons e Barranco em Porto Velho

O curta-metragem Catador de Sons e o clipe musical Barranco foram exibidos pela primeira vez na noite da última quinta-feira (13), no espaço Tapiri

Arte, Identidade e Meio Ambiente: Estudantes Ribeirinhos Transformam a Amazônia em Poesia Visual no Projeto “Percepções Amazônicas”

Arte, Identidade e Meio Ambiente: Estudantes Ribeirinhos Transformam a Amazônia em Poesia Visual no Projeto “Percepções Amazônicas”

Em meio às águas extensas do Baixo Madeira, onde a floresta dita o ritmo da vida, um grupo de estudantes ribeirinhos encontrou na arte uma forma de

Gente de Opinião Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)