Porto Velho (RO) sexta-feira, 19 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Medicina da FIMCA vai estagiar no Hospital Tiradentes


 
Um convênio firmado entre a FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho e a ASTIR – Associação Tiradentes dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado de Rondônia, vai possibilitar que acadêmicos do Curso de Medicina realizem estágio supervisionado no Hospital Tiradentes. 

Ao anunciar a assinatura do convênio, o Diretor Geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho, declarou-se satisfeito com o início dessa parceria com uma unidade de saúde tão importante como o Hospital Tiradentes, herdeiro do prédio onde funcionou por muito tempo o antigo Hospital São José, inaugurado pela Prelazia de Porto Velho, no dia 7 de setembro de 1929. "Todos nós só temos a ganhar. O paciente, que passará a ter mais profissionais de saúde à sua volta; e os nossos alunos, que terão mais um local de aprendizado. Seus conhecimentos serão enriquecidos com a vivência prática no Hospital Tiradentes", avalia Aparício. 

Equipado com laboratórios de análises clínicas e serviço de radiologia, o Hospital Tiradentes tem uma estrutura de 34 leitos. Desse total, 18 leitos estão na Clínica Médica; dois na Obstetrícia e Ginecologia; seis na Pediatria; e oito leitos no Pronto Socorro. 

Com mais esse convênio assinado, os estudantes do Curso de Medicina da FIMCA contam com campo de estágio supervisionado nas seguintes unidades de saúde: 

Na Secretaria de Estado da Saúde – SESAU: Hospital de Base Ari Pinheiro (368 leitos), Hospital e Pronto Socorro João Paulo II (147 leitos), CEMETRON (89 leitos), Hospital Infantil Cosme e Damião (59 leitos), Policlínica Oswaldo Cruz, e Hospital Pólo Regional de Cacoal (354 leitos). 

Na Prefeitura Municipal de Porto Velho: Maternidade Municipal Mãe Esperança (73 leitos) e nas policlínicas, postos de saúde, programas de saúde coletiva e saúde da família do município. 

Na Capital: o Hospital Tiradentes, da ASTIR - Associação Tiradentes dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado de Rondônia - passa a ser mais uma opção de estágio para os alunos de medicina da FIMCA. 

No Interior: na rede pública municipal de saúde das prefeituras de Ariquemes, Jaru, Pimenta Bueno, Vilhena e Guajará-Mirim, que somam, ao todo, 418 leitos; e com a Clínica da Criança, em Ariquemes, credenciada pelo SUS, que possui uma UTI com cinco leitos, ambulatório de pediatria e Pronto Socorro infantil.

Fonte: Sergio Mello

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe