Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Medicina da FIMCA vai estagiar no Hospital Tiradentes


 
Um convênio firmado entre a FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho e a ASTIR – Associação Tiradentes dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado de Rondônia, vai possibilitar que acadêmicos do Curso de Medicina realizem estágio supervisionado no Hospital Tiradentes. 

Ao anunciar a assinatura do convênio, o Diretor Geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho, declarou-se satisfeito com o início dessa parceria com uma unidade de saúde tão importante como o Hospital Tiradentes, herdeiro do prédio onde funcionou por muito tempo o antigo Hospital São José, inaugurado pela Prelazia de Porto Velho, no dia 7 de setembro de 1929. "Todos nós só temos a ganhar. O paciente, que passará a ter mais profissionais de saúde à sua volta; e os nossos alunos, que terão mais um local de aprendizado. Seus conhecimentos serão enriquecidos com a vivência prática no Hospital Tiradentes", avalia Aparício. 

Equipado com laboratórios de análises clínicas e serviço de radiologia, o Hospital Tiradentes tem uma estrutura de 34 leitos. Desse total, 18 leitos estão na Clínica Médica; dois na Obstetrícia e Ginecologia; seis na Pediatria; e oito leitos no Pronto Socorro. 

Com mais esse convênio assinado, os estudantes do Curso de Medicina da FIMCA contam com campo de estágio supervisionado nas seguintes unidades de saúde: 

Na Secretaria de Estado da Saúde – SESAU: Hospital de Base Ari Pinheiro (368 leitos), Hospital e Pronto Socorro João Paulo II (147 leitos), CEMETRON (89 leitos), Hospital Infantil Cosme e Damião (59 leitos), Policlínica Oswaldo Cruz, e Hospital Pólo Regional de Cacoal (354 leitos). 

Na Prefeitura Municipal de Porto Velho: Maternidade Municipal Mãe Esperança (73 leitos) e nas policlínicas, postos de saúde, programas de saúde coletiva e saúde da família do município. 

Na Capital: o Hospital Tiradentes, da ASTIR - Associação Tiradentes dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado de Rondônia - passa a ser mais uma opção de estágio para os alunos de medicina da FIMCA. 

No Interior: na rede pública municipal de saúde das prefeituras de Ariquemes, Jaru, Pimenta Bueno, Vilhena e Guajará-Mirim, que somam, ao todo, 418 leitos; e com a Clínica da Criança, em Ariquemes, credenciada pelo SUS, que possui uma UTI com cinco leitos, ambulatório de pediatria e Pronto Socorro infantil.

Fonte: Sergio Mello

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio