Sábado, 20 de fevereiro de 2010 - 08h20
Um convênio firmado entre a FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho e a ASTIR – Associação Tiradentes dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado de Rondônia, vai possibilitar que acadêmicos do Curso de Medicina realizem estágio supervisionado no Hospital Tiradentes.
Ao anunciar a assinatura do convênio, o Diretor Geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho, declarou-se satisfeito com o início dessa parceria com uma unidade de saúde tão importante como o Hospital Tiradentes, herdeiro do prédio onde funcionou por muito tempo o antigo Hospital São José, inaugurado pela Prelazia de Porto Velho, no dia 7 de setembro de 1929. "Todos nós só temos a ganhar. O paciente, que passará a ter mais profissionais de saúde à sua volta; e os nossos alunos, que terão mais um local de aprendizado. Seus conhecimentos serão enriquecidos com a vivência prática no Hospital Tiradentes", avalia Aparício.
Equipado com laboratórios de análises clínicas e serviço de radiologia, o Hospital Tiradentes tem uma estrutura de 34 leitos. Desse total, 18 leitos estão na Clínica Médica; dois na Obstetrícia e Ginecologia; seis na Pediatria; e oito leitos no Pronto Socorro.
Com mais esse convênio assinado, os estudantes do Curso de Medicina da FIMCA contam com campo de estágio supervisionado nas seguintes unidades de saúde:
Na Secretaria de Estado da Saúde – SESAU: Hospital de Base Ari Pinheiro (368 leitos), Hospital e Pronto Socorro João Paulo II (147 leitos), CEMETRON (89 leitos), Hospital Infantil Cosme e Damião (59 leitos), Policlínica Oswaldo Cruz, e Hospital Pólo Regional de Cacoal (354 leitos).
Na Prefeitura Municipal de Porto Velho: Maternidade Municipal Mãe Esperança (73 leitos) e nas policlínicas, postos de saúde, programas de saúde coletiva e saúde da família do município.
Na Capital: o Hospital Tiradentes, da ASTIR - Associação Tiradentes dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado de Rondônia - passa a ser mais uma opção de estágio para os alunos de medicina da FIMCA.
No Interior: na rede pública municipal de saúde das prefeituras de Ariquemes, Jaru, Pimenta Bueno, Vilhena e Guajará-Mirim, que somam, ao todo, 418 leitos; e com a Clínica da Criança, em Ariquemes, credenciada pelo SUS, que possui uma UTI com cinco leitos, ambulatório de pediatria e Pronto Socorro infantil.
Fonte: Sergio Mello
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Duelo na Fronteira começa nesta sexta e celebra a tradição dos bois-bumbás em Rondônia
O Duelo na Fronteira tem início nesta sexta-feira (14), no Bumbódromo Márcio Menacho, em Guajará-Mirim. Considerado uma das mais importantes manifes

A manifestação centenária dos povos do Vale do Guaporé chega à sua 2ª edição da vinda do “O Divino em Porto Velho”. Considerada uma das expressões c

Rios amazônicos inspiram artistas que lançam documentário e clipe musical
Duas obras cinematográficas serão lançadas na próxima quinta-feira (13) na capital Porto Velho. O curta-metragem experimental Catador de Sons e o cli

A Casa de Cultura Ivan Marrocos, um dos pilares artísticos e culturais de Rondônia, veste-se de festa para celebrar seus 31 anos de existência com a
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)