Segunda-feira, 22 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

MEC aprova projeto de adesão da Unir ao Reuni


A proposta da Universidade Federal de Rondônia (Unir) para o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) foi aprovada pela Secretaria da Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC). O resultado foi publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira (21).

O projeto da Unir para o Reuni prevê a abertura de 21 novos cursos de graduação, a ampliação do número de vagas anuais de 1 mil 660 para 3 mil 150, além da contratação de mais 288 professores.

Segundo o reitor da Unir, professor Januário Amaral, o Reuni "é a possibilidade da instituição diversificar sua oferta de cursos, ampliando o atendimento à população do Estado".

Um ponto importante do projeto da Unir é o fato de considerar as especificidades e prioridades institucionais e amazônicas. Januário cita, por exemplo, dentre os novos cursos que serão criados, a abertura da Licenciatura Intercultural em Educação Básica para a Formação de Professores Indígenas.

O projeto também prevê uma taxa de sucesso de 90%. Hoje, a Unir tem um índice de conclusão de 71%. "Compreendemos que a meta ideal não seria de 90, mas de 100%. Para atingir esse objetivo, adotaremos um conjunto de políticas para a graduação, como a assistência estudantil e políticas de inclusão", explica Januário.

O Reuni permitirá para a Unir consolidar cursos e estruturas já existentes, rever suas práticas de ensino, pesquisa e de extensão e, sobretudo, ampliar a verba de custeio em 40% nos próximos cinco anos.

Fonte: Paulo Queiroz

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

A inserção da música rondoniense em uma programa radiofônico de Marselha, a segunda maior cidade da França, está disponível de forma permanente em u

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Uma reunião estratégica foi realizada no último dia 04, no gabinete do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha. O Diretor-Superintendente do Se

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Nesta sexta-feira (05 de julho), as ações do Projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)