Quinta-feira, 27 de dezembro de 2007 - 08h48
A proposta da Universidade Federal de Rondônia (Unir) para o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) foi aprovada pela Secretaria da Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC). O resultado foi publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira (21).
O projeto da Unir para o Reuni prevê a abertura de 21 novos cursos de graduação, a ampliação do número de vagas anuais de 1 mil 660 para 3 mil 150, além da contratação de mais 288 professores.
Segundo o reitor da Unir, professor Januário Amaral, o Reuni "é a possibilidade da instituição diversificar sua oferta de cursos, ampliando o atendimento à população do Estado".
Um ponto importante do projeto da Unir é o fato de considerar as especificidades e prioridades institucionais e amazônicas. Januário cita, por exemplo, dentre os novos cursos que serão criados, a abertura da Licenciatura Intercultural em Educação Básica para a Formação de Professores Indígenas.
O projeto também prevê uma taxa de sucesso de 90%. Hoje, a Unir tem um índice de conclusão de 71%. "Compreendemos que a meta ideal não seria de 90, mas de 100%. Para atingir esse objetivo, adotaremos um conjunto de políticas para a graduação, como a assistência estudantil e políticas de inclusão", explica Januário.
O Reuni permitirá para a Unir consolidar cursos e estruturas já existentes, rever suas práticas de ensino, pesquisa e de extensão e, sobretudo, ampliar a verba de custeio em 40% nos próximos cinco anos.
Fonte: Paulo Queiroz
Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena
No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025
A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural
O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado
Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e
Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)