Quinta-feira, 27 de dezembro de 2007 - 08h48
A proposta da Universidade Federal de Rondônia (Unir) para o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) foi aprovada pela Secretaria da Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC). O resultado foi publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira (21).
O projeto da Unir para o Reuni prevê a abertura de 21 novos cursos de graduação, a ampliação do número de vagas anuais de 1 mil 660 para 3 mil 150, além da contratação de mais 288 professores.
Segundo o reitor da Unir, professor Januário Amaral, o Reuni "é a possibilidade da instituição diversificar sua oferta de cursos, ampliando o atendimento à população do Estado".
Um ponto importante do projeto da Unir é o fato de considerar as especificidades e prioridades institucionais e amazônicas. Januário cita, por exemplo, dentre os novos cursos que serão criados, a abertura da Licenciatura Intercultural em Educação Básica para a Formação de Professores Indígenas.
O projeto também prevê uma taxa de sucesso de 90%. Hoje, a Unir tem um índice de conclusão de 71%. "Compreendemos que a meta ideal não seria de 90, mas de 100%. Para atingir esse objetivo, adotaremos um conjunto de políticas para a graduação, como a assistência estudantil e políticas de inclusão", explica Januário.
O Reuni permitirá para a Unir consolidar cursos e estruturas já existentes, rever suas práticas de ensino, pesquisa e de extensão e, sobretudo, ampliar a verba de custeio em 40% nos próximos cinco anos.
Fonte: Paulo Queiroz
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO
O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Ronaldo Peruci, recebeu as escritoras Luciana Barbieri e Rosângela Arend, representantes da AJEB-RO

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC/RO) manifesta preocupação com a decisão do Governo do Estado de conceder o Teatro Guaporé

Dois Curtas e os Múltiplos Territórios do Corpo Feminino
No mesmo dia, chegam ao público dois curtas-metragens rondonienses que dialogam entre si ao lançar um olhar sensível e contundente sobre o universo

Literatura em destaque: conexões e saberes entre Rondônia e Paraíba
A literatura tem o poder singular de atravessar territórios, encurtar distâncias e construir pontes simbólicas entre povos, culturas e histórias. Ne
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)