Porto Velho (RO) segunda-feira, 27 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

MEC aponta a São Lucas como a maior Faculdade de RO



A Faculdade São Lucas, de Porto Velho, é a maior Instituição de Ensino Superior Privado de Rondônia, de acordo com ranking divulgado nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC), mostrando a evolução das IES privadas e públicas em todo país. Em nível de Brasil, a Faculdade São Lucas é a 236ª maior Faculdade privada, superando instituições situadas em centros bem mais desenvolvidos, conforme reportagem publicada na Folha de São Paulo. No âmbito de Rondônia, o ranking divulgado pelo Ministério da Educação classifica a São Lucas como a maior do estado, atrás apenas da Universidade Federal de Rondônia (166ª). A constatação está presente no detalhamento por instituição do Censo da Educação Superior 2009, realizado pelo MEC.

Com estrutura física e suporte tecnológico que também a colocam entre as melhores Instituições de Ensino Superior da Região Norte, a Faculdade São Lucas foi credenciada pelo Ministério da Educação em dezembro de 1999 e possui um campus que ocupa aproximadamente quatro hectares, em área central de Porto Velho. A estrutura física da instituição abriga unidades referenciais para a comunidade, como a Biblioteca Dom João Batista Costa, o Herbário Doutor Ary Tupinambá Peña Pinheiro, um complexo com mais de 25 laboratórios e as Clínicas de Odontologia, Fisioterapia, Nutrição e Fonoaudiologia.

A Faculdade São Lucas iniciou suas atividades acadêmicas em março de 2000 oferecendo os cursos de Turismo e de Administração (com as habilitações em Administração de Negócios e Administração Hospitalar). Em 2001, implantou os cursos de Nutrição, Biologia e Administração Pública. No primeiro semestre de 2002 foram implantados os cursos de Fonoaudiologia, Enfermagem e Biomedicina e em 2003 os cursos de Fisioterapia e Odontologia. Os cursos de Administração Hospitalar, Turismo, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Biomedicina e Nutrição foram pioneiros no Estado. Atualmente, a Faculdade São Lucas oferece os cursos de Medicina, Odontologia, Direito, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Biomedicina, Turismo, Ciências Biológicas, Administração, Enfermagem e Hotelaria, o único no estado. Os investimentos são contínuos para que os acadêmicos de Rondônia e de estados vizinhos tenham acesso ao ensino de qualidade e à melhor tecnologia.

A Faculdade São Lucas conta com um complexo laboratorial formado por laboratórios de Histologia, Anatomia, Microbiologia, Imunologia, Bioquímica, Fisiologia, Patologia, Parasitologia, Tecnologia dos Alimentos, Informática, Cinesiologia, Mecanoterapia, Eletroterapia, Termofototerapia, Cardiovascular, Interpretação Radiológica, Enfermagem, Técnicas Dietéticas, Embriologia, Botânica, Zoologia, Bacteriologia, Hematologia, Micologia, Genética, Enfermagem e Biologia Molecular.

Outro destaque é a Biblioteca Dom João Batista Costa, instalada em área de 1,6 mil metros quadrados e com mais de 45 mil volumes para atender seus cursos, cujo espaço nobre subsidia o ensino e a pesquisa bibliográfica na instituição. O espaço inclui o acervo, guichês de atendimento, cabines para estudo individual, processamento técnico, audiovisual, biblioteca virtual com acesso a internet, processadores de texto e acesso à base de dados e salão de estudo em grupo e consultas variadas, objetivando subsidiar o ensino e a pesquisa bibliográfica.

A evolução da Faculdade São Lucas teve reflexo em toda a sua estrutura física. As instalações foram se transformando e novos prédios foram se incorporando ao cenário do bairro Areal. Hoje, a Instituição conta com oito blocos com uma área construída de 12,5 mil metros quadrados. As principais unidades são os prédios Sapucaia, Açaí e o recém construído Prédio Murici. No total são 42 salas de aula, dois anfiteatros, praça de alimentação e um auditório. O Campus conta ainda com três estacionamentos (dois para estudantes e um para funcionários), loja de confecções e fotocopiadoras. Uma das mais completas Instituições de Ensino Superior da Amazônia, a Faculdade São Lucas acompanha a evolução tecnológica com investimentos que garantem a melhor qualidade de ensino superior.

Fonte: Chagas Pereira (Registro Profissional 165 – DRT/RO)
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio