Porto Velho (RO) segunda-feira, 27 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

MDA e governo do Acre lançam Arca das Letras


 

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o governo do Acre lançam o Programa Arca das Letras nesta quarta-feira (30), às 17h, na Casa da Leitura da Gameleira, em Rio Branco, capital do estado. Nesta ocasião, os parceiros anunciam a entrega de 300 bibliotecas para comunidades rurais do estado ainda no primeiro semestre de 2008.

A solenidade de lançamento deve contar com as presenças do ministro da Cultura, Gilberto Gil, que estará no estado para lançar editais do programa Mais Cultura, e do governador, Binho Marques.

No mesmo dia (30), será entregue o primeiro lote de bibliotecas para 10 comunidades rurais de Rio Branco. A Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Acre (MDA/AC) e a Coordenação Estadual de Bibliotecas Públicas da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour fazem a coordenação do Arca das Letras no estado.

Antes do lançamento do Programa, às 14 horas, a Coordenadora de Ação Cultural do MDA, Cleide Soares, fará a capacitação dos primeiros 20 agentes de leitura das comunidades rurais do estado. O treinamento também será feito na Casa da Leitura.

As arcas (móveis-bibliotecas) foram fabricadas com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e já estão disponíveis para atender as comunidades de todo o estado. A Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA) já enviou os acervos e conduzirá as ações de capacitação dos moradores das comunidades rurais para o trabalho de empréstimo dos livros e de incentivo à leitura. Serão capacitados mais de 600 agentes de leitura no estado, sendo dois por comunidade.

Conheça o programa

O Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras é desenvolvido pela SRA/MDA, desde 2003. O objetivo do Programa é incentivar a leitura no meio rural, reunindo esforços de parceiros governamentais e não-governamentais. Desde o seu lançamento, já implantou 4.906 bibliotecas em comunidades de 1.521 municípios brasileiros, atendendo a mais de 500 mil famílias no meio rural.

Instalada na casa de um morador ou na sede de uma associação rural, cada biblioteca tem cerca de 200 livros. As comunidades escolhem os assuntos que formam os acervos, o local onde a biblioteca é instalada e indicam os moradores que serão capacitados como agentes de leitura.

Os acervos contêm livros nas áreas de literatura infantil, para jovens e adultos, de saúde, agricultura, meio ambiente e didáticos para pesquisa escolar. Após a entrega das bibliotecas, o MDA envia novos títulos a partir das necessidades dos moradores. Eles também ampliam seus acervos com campanhas locais de doação de livros. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC) faz a doação de grande parte dos livros de literatura e o Ministério da Cultura insere os títulos de arte.

Rede de parceiros

Os demais parceiros como órgãos públicos federais, entre eles Ministério de Minas e Energia, por meio do Programa Luz para Todos, e Banco do Brasil, por meio do Centro Cultural Banco do Brasil, governos estaduais, prefeituras, editoras, escritores e Organizações Não Governamentais, doam livros de diversos assuntos e garantem a diversidade de títulos às bibliotecas rurais.

Além disso, são realizadas campanhas em escolas, feiras e eventos nos quais a população urbana também faz doações de obras para as bibliotecas rurais.

Os acervos são organizados em móveis-bibliotecas fabricados geralmente por trabalhadores sentenciados das penitenciárias estaduais em parceria com o Ministério da Justiça/Departamento Penitenciário Nacional. A atividade garante aos sentenciados bolsas de trabalho e remissão de parte da pena, além de formação profissional que possibilita o reconhecimento social.

Fonte: MDA

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio