Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Mariana Carvalho defende campanha sobre reforma ortográfica



A vereadora Mariana Carvalho (PSDB) anunciou que vai propor a Prefeitura Municipal de Porto Velho que realize por meio da Secretaria de Educação do Município, uma ampla campanha de esclarecimento sobre a reforma ortográfica.

Na opinião da parlamentar, as mudanças ortográficas na língua portuguesa deve gerar confusão para os estuantes, principalmente dos que estão cursando o ensino fundamental. "O próprio Ministério da Educação estipulou que os livros didáticos do ensino fundamental tenham entre 2010 e 2012 para adotar a nova ortografia em todas as séries,"declarou a tucana. "Já no ensino médio, a medida tem início a partir de 2012",completou ela.

Com isso, conforme a peessedebista, os estudantes dos ensinos fundamental e médio vão conviver com a dupla ortografia até 2012. Mas a partir de janeiro de 2013, serão corretas apenas as novas grafias. Neste período, a tolerância também será estendida para vestibulares e concursos públicos, cujas provas deverão aceitar como corretas as duas normas ortográficas, segundo o MEC.

Mariana Carvalho defendeu também a realização de treinamentos para os professores da rede pública municipal sobre as novas regras. " É de suma importante que os nossos educadores estejam cada vez mais preparados para difundir os novos conhecimentos na nossa língua que é uma das mais complexas do mundo", analisou a terceira secretária da Mesa Diretora da Câmara, que usou a tribuna da Casa para conclamar os seus pares a participarem dessa causa.

As mudanças ortográficas na língua portuguesa devem ser adotadas pelos países que integram a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa). As nações que vão ter o seu idioma alterado são Moçambique, São Tomé, Príncipe, Cabo Verde, Portugal, Brasil, Angola, Guiné-Bissau e Timor Leste.

Fonte: João Albuquerque

Gente de OpiniãoTerça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dois Curtas e os Múltiplos Territórios do Corpo Feminino

Dois Curtas e os Múltiplos Territórios do Corpo Feminino

No mesmo dia, chegam ao público dois curtas-metragens rondonienses que dialogam entre si ao lançar um olhar sensível e contundente sobre o universo

Literatura em destaque: conexões e saberes entre Rondônia e Paraíba

Literatura em destaque: conexões e saberes entre Rondônia e Paraíba

A literatura tem o poder singular de atravessar territórios, encurtar distâncias e construir pontes simbólicas entre povos, culturas e histórias. Ne

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira

A organização da Oficina “Práticas de Canto Coral Cênico” prolongou até esta semana as inscrições para o evento. Trata-se de uma iniciativa transfor

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no próximo sábado (31)

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no próximo sábado (31)

O Carnaval começa oficialmente em Porto Velho no próximo sábado (31), com a realização do tradicional Baile Municipal, no Mercado Cultural, no centro

Gente de Opinião Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)