Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Mariana Carvalho defende campanha sobre reforma ortográfica



A vereadora Mariana Carvalho (PSDB) anunciou que vai propor a Prefeitura Municipal de Porto Velho que realize por meio da Secretaria de Educação do Município, uma ampla campanha de esclarecimento sobre a reforma ortográfica.

Na opinião da parlamentar, as mudanças ortográficas na língua portuguesa deve gerar confusão para os estuantes, principalmente dos que estão cursando o ensino fundamental. "O próprio Ministério da Educação estipulou que os livros didáticos do ensino fundamental tenham entre 2010 e 2012 para adotar a nova ortografia em todas as séries,"declarou a tucana. "Já no ensino médio, a medida tem início a partir de 2012",completou ela.

Com isso, conforme a peessedebista, os estudantes dos ensinos fundamental e médio vão conviver com a dupla ortografia até 2012. Mas a partir de janeiro de 2013, serão corretas apenas as novas grafias. Neste período, a tolerância também será estendida para vestibulares e concursos públicos, cujas provas deverão aceitar como corretas as duas normas ortográficas, segundo o MEC.

Mariana Carvalho defendeu também a realização de treinamentos para os professores da rede pública municipal sobre as novas regras. " É de suma importante que os nossos educadores estejam cada vez mais preparados para difundir os novos conhecimentos na nossa língua que é uma das mais complexas do mundo", analisou a terceira secretária da Mesa Diretora da Câmara, que usou a tribuna da Casa para conclamar os seus pares a participarem dessa causa.

As mudanças ortográficas na língua portuguesa devem ser adotadas pelos países que integram a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa). As nações que vão ter o seu idioma alterado são Moçambique, São Tomé, Príncipe, Cabo Verde, Portugal, Brasil, Angola, Guiné-Bissau e Timor Leste.

Fonte: João Albuquerque

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

Em um momento decisivo para a política cultural rondoniense, o Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) elegeu, durante a 7ª Con

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)