Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Manifestações artísticas marcam o 1º Festival de Talentos da Cultura do SESI-RO


Manifestações artísticas marcam o 1º Festival de Talentos da Cultura do SESI-RO - Gente de Opinião

Dança, música e emoção marcaram o 1º Festival de Talentos da Cultura, promovido pela unidade do Serviço Social da Indústria (SESI) de Porto Velho, nesta quinta-feira, 4. As apresentações ocorreram no Teatro Banzeiros, na capital, e reuniram alunos, corpo diretivo, professores, parentes e amigos dos estudantes do Ensino Fundamental II e Novo Ensino Médio (NEM), que capricharam nas apresentações.

Segundo o coordenador do evento, Cleison Cortez, o evento é patrocinado pelo Departamento Nacional de fomento à cultura e a programação representou uma chance de evidenciar o potencial artístico dos jovens. Segundo ele, cada desempenho traduziu empenho e entusiasmo, oferecendo ao público uma experiência coletiva de celebração cultural.

Na abertura, o gerente de educação do SESI, SENAI e IEL, Jair Coelho, enfatizou que os festivais culturais auxiliam no desenvolvimento humano, por ser uma das formas de manifestação das mais eficazes e parabenizou o SESI pela iniciativa. Também falou que durante sua trajetória estudantil, participou de peças teatrais, pois encontrou nela uma forma de se comunicar e interagir com os demais colegas.

A gerente da unidade do SESI de Porto Velho, Juliane Loubach Sordino, ressaltou que o festival amplia as oportunidades de expressão e promove a valorização da cultura. Para ela, reunir famílias, colaboradores e estudantes em torno de uma programação cultural fortalece a integração da comunidade escolar. “Estamos muito felizes com a participação de todos nesse processo, desde o coordenador, até os alunos que se propuseram a se apresentar, e é claro, às famílias pelo incentivo e apoio”, afirmou.

Manifestações artísticas marcam o 1º Festival de Talentos da Cultura do SESI-RO - Gente de Opinião

No palco, os alunos foram acompanhados por uma banda da escola de música Jorge Andrade, que deram suporte técnico e musical às atuações. As coreografias, criadas especialmente para o festival, expressaram criatividade e dedicação, compondo um repertório variado para o público.

Sofia Costa da Silva, aluna da 3ª série do NEM disse que essas era sua primeira apresentação em público. Apreciadora da cultura de animes, participa de eventos voltados a esse público e, conforme os pais, ela própria confecciona suas roupas cosplay. Concluinte do SESI, Sofia, que é portadora de transtorno do espectro autista, pretende cursar a faculdade de Psicologia, mas sem deixar de lado seu desempenho artístico.

Seus pais, Josiane Costa Brasil da Silva e Vanderlei Pereira da Silva, elogiaram a iniciativa do festival e afirmaram que encontraram no SESI o acolhimento que Sofia precisava. “Somos gratos ao colégio por todo o cuidado e carinho que eles têm com a nossa filha”, expressaram.

A coordenadora de Educação, Vanessa Sousa, observou que a participação em atividades artísticas estimula a confiança, o trabalho em equipe e a criatividade. Ela destacou que o festival simboliza a culminância de um processo pedagógico desenvolvido ao longo dos anos escolares. 

Confira a ordem das apresentações

Manifestações artísticas marcam o 1º Festival de Talentos da Cultura do SESI-RO - Gente de Opinião

O Grupo Coreógrafo do SESI composto pelos alunos Victor dos Santos Nunes, Lorena Coutinho da Silva, Maitê Cardoso Oliveira e Saori Correia de Oliveira, apresentaram a coreografia “Sinergia”, performance inspirada na cultura K-pop.

Afonso Johnson II – apresentação solo no teclado

Maria Fernanda Fonseca Vara – apresentação solo no teclado

Vinícius José Carvalho Corbin Castro – apresentação solo no teclado

Thauana Garcia Batista – cantou a música O Fogo Arderá

Sofia Costa da Silva – cantou a música Golden/Brilho de Huntrix

Emily Vanessa Portela Pimenta – interpretou a música Dust in the Wind de Kansas

Os irmãos Giulia e Matheo Cioffi fizeram um dueto tocando Piano e Violoncelo, interpretando a Valsa Walt nº 2 de Dimitri Shostakovitch. 

O encerramento do festival foi marcado pela emoção, com a apresentação da aluna da 1ª Série do NEM, Mellyssa Hannah Souza de Queiroz, aluna portadora de deficiência visual. Ela cantou e tocou teclado com maestria e desenvoltura, que levantou aplausos em pé da plateia e demais participantes do evento. Que venham os próximos.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)