Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Manaus tem programação especial na Semana dos Museus



Bianca Paiva – Correspondente da Agência Brasil

A partir de hoje (16), várias cidades do país participam de atividades da 14ª Semana de Museus, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em Manaus, o Paço da Liberdade, que fica no centro histórico, vai participar do evento pela quarta vez. O museu começou a ser construído em 1874 e, em 2013, foi reinaugurado, após uma reforma. O espaço já foi sede dos governos provincial e republicano e, posteriormente, estadual e da prefeitura.

“O Paço representa muito da nossa história, muito da nossa identidade. Ele está localizado onde a parte urbana da nossa cidade começou, numa área importante que representa muito pra toda a nossa gente. Para nós, é muito importante que esse evento se configure e que cada vez mais as pessoas possam participar dele”, afirmou o diretor de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, Márcio Braz.

A programação no Paço da Liberdade começou nesta terça-feira (17), com a palestra “Paisagens Culturais”, da arquiteta Ana Lúcia Abrahim, no Les Artistes Café Teatro, às 15h. Na quarta-feira, haverá uma visita guiada para estudantes da rede municipal de ensino. O encerramento será na sexta-feira, às 15h, também no Café Teatro, com a palestra “Manaus para Inglês Ver: Arqueologia Histórica no Centro da Cidade”, das arqueólogas Vanessa Benedito e Margarete Cerqueira. As duas profissionais participam do projeto de revitalização do centro histórico da capital amazonense.

“Nossas programações sempre têm contado com palestras, visitas guiadas com atividades artísticas. O intuito disso, dessa semana de museus, é justamente convocar o público para conhecer parte de sua história, os acervos dos museus e conhecer os prédios onde essas obras estão abrigadas”, disse Márcio Braz.

O Paço da Liberdade fica na Praça Dom Pedro II e está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h da tarde, e aos sábados, das 9h às 12h30.

Também haverá atividades da 14ª Semana de Museus em Manaus na Casa Eduardo Ribeiro, nos museus da Amazônia, da Imagem e do Som do Amazonas, de Arqueologia, do Homem do Norte, do Seringal Vila Paraíso, do Teatro Amazonas, além de museus do município de Maués.

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

A Jornada Literária de Nina Macaca pelas Periferias Amazônicas chega a Porto Velho para o lançamento oficial de todos os produtos que integram o proj

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)