Segunda-feira, 16 de maio de 2016 - 15h59
A partir de hoje (16), várias cidades do país participam de atividades da 14ª Semana de Museus, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em Manaus, o Paço da Liberdade, que fica no centro histórico, vai participar do evento pela quarta vez. O museu começou a ser construído em 1874 e, em 2013, foi reinaugurado, após uma reforma. O espaço já foi sede dos governos provincial e republicano e, posteriormente, estadual e da prefeitura.
“O Paço representa muito da nossa história, muito da nossa identidade. Ele está localizado onde a parte urbana da nossa cidade começou, numa área importante que representa muito pra toda a nossa gente. Para nós, é muito importante que esse evento se configure e que cada vez mais as pessoas possam participar dele”, afirmou o diretor de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, Márcio Braz.
A programação no Paço da Liberdade começou nesta terça-feira (17), com a palestra “Paisagens Culturais”, da arquiteta Ana Lúcia Abrahim, no Les Artistes Café Teatro, às 15h. Na quarta-feira, haverá uma visita guiada para estudantes da rede municipal de ensino. O encerramento será na sexta-feira, às 15h, também no Café Teatro, com a palestra “Manaus para Inglês Ver: Arqueologia Histórica no Centro da Cidade”, das arqueólogas Vanessa Benedito e Margarete Cerqueira. As duas profissionais participam do projeto de revitalização do centro histórico da capital amazonense.
“Nossas programações sempre têm contado com palestras, visitas guiadas com atividades artísticas. O intuito disso, dessa semana de museus, é justamente convocar o público para conhecer parte de sua história, os acervos dos museus e conhecer os prédios onde essas obras estão abrigadas”, disse Márcio Braz.
O Paço da Liberdade fica na Praça Dom Pedro II e está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h da tarde, e aos sábados, das 9h às 12h30.
Também haverá atividades da 14ª Semana de Museus em Manaus na Casa Eduardo Ribeiro, nos museus da Amazônia, da Imagem e do Som do Amazonas, de Arqueologia, do Homem do Norte, do Seringal Vila Paraíso, do Teatro Amazonas, além de museus do município de Maués.
Oficina gratuita de fotografia criativa será realizada em Vilhena; inscrições abertas
Rondônia mais uma vez ocupa espaço de destaque no cenário nacional de inovação. Cinco startups do estado — Coill Inovação e Transformação Digital, V
Bar do Calixto: patrimônio, samba e mobilização popular garantem sua reabertura
Localizado na esquina da Rua Jacy-Paraná com Brasília, no bairro Santa Bárbara, o Bar do Calixto é, hoje, um marco histórico e cultural da capital r
Du Neri estreia na cena musical com a intensa e confessional “O Corpo Estranho”
A faixa é um lançamento da Marã MúsicaNo dia 11 de julho, a cantora e compositora Du Neri faz sua estreia oficial com o lançamento de “O Corpo Estra
Valorização da cultura de Rondônia: Arraial Flor do Maracujá acontece de 1º a 10 de agosto
O tradicional e tão esperado Arraial Flor do Maracujá chega este ano a mais uma edição fortalecido pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, como s