Segunda-feira, 16 de maio de 2016 - 15h59
A partir de hoje (16), várias cidades do país participam de atividades da 14ª Semana de Museus, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em Manaus, o Paço da Liberdade, que fica no centro histórico, vai participar do evento pela quarta vez. O museu começou a ser construído em 1874 e, em 2013, foi reinaugurado, após uma reforma. O espaço já foi sede dos governos provincial e republicano e, posteriormente, estadual e da prefeitura.
“O Paço representa muito da nossa história, muito da nossa identidade. Ele está localizado onde a parte urbana da nossa cidade começou, numa área importante que representa muito pra toda a nossa gente. Para nós, é muito importante que esse evento se configure e que cada vez mais as pessoas possam participar dele”, afirmou o diretor de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, Márcio Braz.
A programação no Paço da Liberdade começou nesta terça-feira (17), com a palestra “Paisagens Culturais”, da arquiteta Ana Lúcia Abrahim, no Les Artistes Café Teatro, às 15h. Na quarta-feira, haverá uma visita guiada para estudantes da rede municipal de ensino. O encerramento será na sexta-feira, às 15h, também no Café Teatro, com a palestra “Manaus para Inglês Ver: Arqueologia Histórica no Centro da Cidade”, das arqueólogas Vanessa Benedito e Margarete Cerqueira. As duas profissionais participam do projeto de revitalização do centro histórico da capital amazonense.
“Nossas programações sempre têm contado com palestras, visitas guiadas com atividades artísticas. O intuito disso, dessa semana de museus, é justamente convocar o público para conhecer parte de sua história, os acervos dos museus e conhecer os prédios onde essas obras estão abrigadas”, disse Márcio Braz.
O Paço da Liberdade fica na Praça Dom Pedro II e está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h da tarde, e aos sábados, das 9h às 12h30.
Também haverá atividades da 14ª Semana de Museus em Manaus na Casa Eduardo Ribeiro, nos museus da Amazônia, da Imagem e do Som do Amazonas, de Arqueologia, do Homem do Norte, do Seringal Vila Paraíso, do Teatro Amazonas, além de museus do município de Maués.
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda
Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR
O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

Em um momento decisivo para a política cultural rondoniense, o Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) elegeu, durante a 7ª Con
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)