Porto Velho (RO) sexta-feira, 24 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Maitre de balé clássico do Rio ministra workshop em Porto Velho



Graças à iniciativa da professora Rita Nascimento, profissional veterana da academia de dança do SESI/PVH, cerca de 70 bailarinos locais e dos municípios de Vilhena, Ji-Paraná e Cacoal têm a oportunidade de se aprimorar participando de workshop ministrado pela renomada maitre de balé clássico Isolina Rabello.

Atendendo a convite da professora Rita Nascimento, Isolina Rabello, formada em balé clássico com a maitre e coreógrafa russa Eugênia Feodorova, está na cidade com o objetivo de aperfeiçoar o balé de Rondônia. O workshop, que conta com apoio do SESI/RO, acontece até domingo (29 de março) na Academia de Dança do SESI, unidade de Porto Velho (CAT Albano Franco).

Segundo Rita, a iniciativa, que conta com apoio do SESI, não tem fins lucrativos e objetiva trazer conhecimento, inovação e cultura para o estado. “O contato com a professora Isolina foi feito ano passado e achei importante a vinda desta profissional para Porto Velho, pois significa uma oportunidade única para os nossos bailarinos. Inclusive, ela vai avaliar o trabalho que realizo no SESI e apontar quais pontos pudemos melhorar”, disse.

Isolina comentou ter ficado impressionada ao constatar que Porto Velho conta com muitos bailarinos talentosos, inclusive crianças e parabenizou a professora Rita pela iniciativa.

A maitre de balé também ressaltou sua satisfação em participar deste intercâmbio. “É um prazer compartilhar minha experiência. Em meu ponto de vista minha vinda a Porto Velho é importante por representar uma forma de descentralizar o conhecimento. O Brasil é um país grande e descentralizar a cultura é fundamental para unir as pessoas”, finalizou.

Formada em balé clássico com a maître e coreógrafa russa Eugenia Feodorova, precursora do método Vaganova no Brasil. Isolina é graduada em psicologia pela Universidade Santa Úrsula (Rio de Janeiro) e em música pelo Conservatório Brasileiro de Música (piano, teoria e harmonia). Foi professora da Academia de Ballet Eugenia Feodorova (1970-2005) e da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (década de 80).

Bailarina solista da Fundação Brasileira de Balé, onde dançou o repertório clássico, como Quebra-Nozes, Coppelia, Giselle, Les Sylphides, Raymonda, Paquita, Lago dos Cisnes, entre outros. Foi Maître de balé e assistente de direção da Cia. de Balé da cidade de Niterói de 1994 a 2000, e atuou como professora do Balé Ana Botafogo de 2008 a 2010, dentre outros trabalhos relevantes. Atualmente continua lecionando.

Fonte: Humberto Oliveira

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio