Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Maitre de balé clássico do Rio ministra workshop em Porto Velho



Graças à iniciativa da professora Rita Nascimento, profissional veterana da academia de dança do SESI/PVH, cerca de 70 bailarinos locais e dos municípios de Vilhena, Ji-Paraná e Cacoal têm a oportunidade de se aprimorar participando de workshop ministrado pela renomada maitre de balé clássico Isolina Rabello.

Atendendo a convite da professora Rita Nascimento, Isolina Rabello, formada em balé clássico com a maitre e coreógrafa russa Eugênia Feodorova, está na cidade com o objetivo de aperfeiçoar o balé de Rondônia. O workshop, que conta com apoio do SESI/RO, acontece até domingo (29 de março) na Academia de Dança do SESI, unidade de Porto Velho (CAT Albano Franco).

Segundo Rita, a iniciativa, que conta com apoio do SESI, não tem fins lucrativos e objetiva trazer conhecimento, inovação e cultura para o estado. “O contato com a professora Isolina foi feito ano passado e achei importante a vinda desta profissional para Porto Velho, pois significa uma oportunidade única para os nossos bailarinos. Inclusive, ela vai avaliar o trabalho que realizo no SESI e apontar quais pontos pudemos melhorar”, disse.

Isolina comentou ter ficado impressionada ao constatar que Porto Velho conta com muitos bailarinos talentosos, inclusive crianças e parabenizou a professora Rita pela iniciativa.

A maitre de balé também ressaltou sua satisfação em participar deste intercâmbio. “É um prazer compartilhar minha experiência. Em meu ponto de vista minha vinda a Porto Velho é importante por representar uma forma de descentralizar o conhecimento. O Brasil é um país grande e descentralizar a cultura é fundamental para unir as pessoas”, finalizou.

Formada em balé clássico com a maître e coreógrafa russa Eugenia Feodorova, precursora do método Vaganova no Brasil. Isolina é graduada em psicologia pela Universidade Santa Úrsula (Rio de Janeiro) e em música pelo Conservatório Brasileiro de Música (piano, teoria e harmonia). Foi professora da Academia de Ballet Eugenia Feodorova (1970-2005) e da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (década de 80).

Bailarina solista da Fundação Brasileira de Balé, onde dançou o repertório clássico, como Quebra-Nozes, Coppelia, Giselle, Les Sylphides, Raymonda, Paquita, Lago dos Cisnes, entre outros. Foi Maître de balé e assistente de direção da Cia. de Balé da cidade de Niterói de 1994 a 2000, e atuou como professora do Balé Ana Botafogo de 2008 a 2010, dentre outros trabalhos relevantes. Atualmente continua lecionando.

Fonte: Humberto Oliveira

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Muleke Invisível- lançamento de clipe musical rondoniense

Muleke Invisível- lançamento de clipe musical rondoniense

O artista rondoniense Mariadri lança nesta terça-feira, 25 de fevereiro, às 18h, o videoclipe do single “Mlk Invisível”, obra que inaugura uma nova

Pontão de Cultura Associação Cultural Diversidade Amazônica realiza oficina gratuita de artesanato durante a 2ª Teia RO, em Ji-Paraná

Pontão de Cultura Associação Cultural Diversidade Amazônica realiza oficina gratuita de artesanato durante a 2ª Teia RO, em Ji-Paraná

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) realizará gratuitament

Com incentivo do governo de RO, “Mucura” é selecionado para o Festival Internacional de Cinema em Portugal

Com incentivo do governo de RO, “Mucura” é selecionado para o Festival Internacional de Cinema em Portugal

O curta-metragem “Mucura” foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema do Porto – Fantasporto, um dos mais tradicionais e importantes fes

Videoarte “Secando a Vida” entra em fase final e terá exibições públicas em Vilhena e lançamento no YouTube

Videoarte “Secando a Vida” entra em fase final e terá exibições públicas em Vilhena e lançamento no YouTube

A videoarte Secando a Vida, protagonizada pela artista Lu Rodrigues, está em fase final de produção e será apresentada ao público em uma série de ex

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)