Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Livro com reportagens especiais no Diário do Pará será relançado no Festcine Amazônia


‘Uma viagem pela Amazônia profunda’. É assim que o jornalista Ricardo Kotscho define ‘Sujando os sapatos-O caminho diário da reportagem’, do repórter Ismael Machado. “Ao terminar de ler este livro, eu me senti como se estivesse voltando de mais uma reportagem pelas profundezas da Amazônia, com a vantagem de não ter saído de casa”, diz um dos mais importantes repórteres que o Brasil já conheceu a respeito do livro, que será lançado no próximo dia 13 de agosto, um sábado, no Instituto de Artes do Pará (IAP), a partir das 19h.

‘Sujando os sapatos...’ toma emprestado de Ricardo Kotscho, a própria definição de que lugar de repórter é na rua, sujando os calçados para ir atrás de histórias, testemunhando a História e contando para leitores e telespectadores. É essa a matéria-prima do livro. Uma coletânea de reportagens feitas pelo jornalista Ismael Machado ao longo de três anos, entre 2008 e 2011, como repórter especial do jornal Diário do Pará.

São reportagens em garimpos, aldeias indígenas, terras quilombolas, comunidades ribeirinhas, nas estradas e rios paraenses ou mesmo de gente anônima no centro de Belém. Como característica primordial entre elas, o fato de que há, nos textos reunidos no livro, uma busca constante pela humanização dos relatos, pela voz dos que geralmente não tem voz na imprensa.

Há quem defina essas reportagens como inseridas no Jornalismo Literário. Ismael Machado gosta da comparação, mas acredita que tudo é jornalismo, independente do estilo de narração adotado.

As reportagens reproduzidas em ‘Sujando os sapatos- o caminho diário da reportagem’ foram selecionadas com a ajuda de outros jornalistas, a quem Ismael enviou cerca de 30 matérias para que escolhessem as preferidas. Dezenove foram escolhidas. Além da reprodução dos textos das reportagens há comentários feitos pelo autor sobre o processo de realização das matérias, como uma espécie de ‘making off’ delas.

O livro é patrocinado pelo jornal Diário do Pará, por intermédio do diretor-presidente Jader Filho. O texto de ‘orelha’ do livro foi escrito pelo diretor de redação do Diário, Gerson Nogueira e há um texto introdutório do jornalista Lázaro Magalhães, editor de grande parte das reportagens que estão inseridas na obra e que foram anteriormente publicadas nas páginas dominicais do Diário do Pará. O projeto gráfico é da designer Anna Leal.

‘Sujando os sapatos- o caminho diário da reportagem’ é o terceiro livro de Ismael Machado. Antes ele já havia publicado, de forma independente, o livro de contos ‘Vapor Barato-o amor em tempos de Aids’ e ‘Decibéis sob Mangueiras-Belém no cenário Rock Brasil dos anos 80’, contemplado pela Lei Tó Teixeira.

“Os leitores do “Diário do Pará” certamente vão se lembrar de quando leram pela primeira vez estas reportagens. A vantagem de publicá-las em livro é que agora os leitores de outras regiões do país, em especial os estudantes de jornalismo, poderão conhecer este trabalho”, diz Ricardo Kotscho ao final do prefácio. “Para mim, é a possibilidade de mostrar que há gente daqui escrevendo sobre nós mesmos”, diz Ismael Machado.
 

SERVIÇO

Lançamento do livro ‘Sujando os sapatos- o caminho diário da reportagem’, coletânea de reportagens do jornalista Ismael Machado.

Local e data- Teatro Banzeiros, dia 19/11, a partir das 19h

Preço do livro- R$ 30,00.

Fonte: Simone Norberto

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

Em um momento decisivo para a política cultural rondoniense, o Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) elegeu, durante a 7ª Con

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)