Quinta-feira, 17 de novembro de 2011 - 14h25
‘Uma viagem pela Amazônia profunda’. É assim que o jornalista Ricardo Kotscho define ‘Sujando os sapatos-O caminho diário da reportagem’, do repórter Ismael Machado. “Ao terminar de ler este livro, eu me senti como se estivesse voltando de mais uma reportagem pelas profundezas da Amazônia, com a vantagem de não ter saído de casa”, diz um dos mais importantes repórteres que o Brasil já conheceu a respeito do livro, que será lançado no próximo dia 13 de agosto, um sábado, no Instituto de Artes do Pará (IAP), a partir das 19h.
‘Sujando os sapatos...’ toma emprestado de Ricardo Kotscho, a própria definição de que lugar de repórter é na rua, sujando os calçados para ir atrás de histórias, testemunhando a História e contando para leitores e telespectadores. É essa a matéria-prima do livro. Uma coletânea de reportagens feitas pelo jornalista Ismael Machado ao longo de três anos, entre 2008 e 2011, como repórter especial do jornal Diário do Pará.
São reportagens em garimpos, aldeias indígenas, terras quilombolas, comunidades ribeirinhas, nas estradas e rios paraenses ou mesmo de gente anônima no centro de Belém. Como característica primordial entre elas, o fato de que há, nos textos reunidos no livro, uma busca constante pela humanização dos relatos, pela voz dos que geralmente não tem voz na imprensa.
Há quem defina essas reportagens como inseridas no Jornalismo Literário. Ismael Machado gosta da comparação, mas acredita que tudo é jornalismo, independente do estilo de narração adotado.
As reportagens reproduzidas em ‘Sujando os sapatos- o caminho diário da reportagem’ foram selecionadas com a ajuda de outros jornalistas, a quem Ismael enviou cerca de 30 matérias para que escolhessem as preferidas. Dezenove foram escolhidas. Além da reprodução dos textos das reportagens há comentários feitos pelo autor sobre o processo de realização das matérias, como uma espécie de ‘making off’ delas.
O livro é patrocinado pelo jornal Diário do Pará, por intermédio do diretor-presidente Jader Filho. O texto de ‘orelha’ do livro foi escrito pelo diretor de redação do Diário, Gerson Nogueira e há um texto introdutório do jornalista Lázaro Magalhães, editor de grande parte das reportagens que estão inseridas na obra e que foram anteriormente publicadas nas páginas dominicais do Diário do Pará. O projeto gráfico é da designer Anna Leal.
‘Sujando os sapatos- o caminho diário da reportagem’ é o terceiro livro de Ismael Machado. Antes ele já havia publicado, de forma independente, o livro de contos ‘Vapor Barato-o amor em tempos de Aids’ e ‘Decibéis sob Mangueiras-Belém no cenário Rock Brasil dos anos 80’, contemplado pela Lei Tó Teixeira.
“Os leitores do “Diário do Pará” certamente vão se lembrar de quando leram pela primeira vez estas reportagens. A vantagem de publicá-las em livro é que agora os leitores de outras regiões do país, em especial os estudantes de jornalismo, poderão conhecer este trabalho”, diz Ricardo Kotscho ao final do prefácio. “Para mim, é a possibilidade de mostrar que há gente daqui escrevendo sobre nós mesmos”, diz Ismael Machado.
SERVIÇO
Lançamento do livro ‘Sujando os sapatos- o caminho diário da reportagem’, coletânea de reportagens do jornalista Ismael Machado.
Local e data- Teatro Banzeiros, dia 19/11, a partir das 19h
Preço do livro- R$ 30,00.
Fonte: Simone Norberto
Bar do Calixto: patrimônio, samba e mobilização popular garantem sua reabertura
Localizado na esquina da Rua Jacy-Paraná com Brasília, no bairro Santa Bárbara, o Bar do Calixto é, hoje, um marco histórico e cultural da capital r
Du Neri estreia na cena musical com a intensa e confessional “O Corpo Estranho”
A faixa é um lançamento da Marã MúsicaNo dia 11 de julho, a cantora e compositora Du Neri faz sua estreia oficial com o lançamento de “O Corpo Estra
Valorização da cultura de Rondônia: Arraial Flor do Maracujá acontece de 1º a 10 de agosto
O tradicional e tão esperado Arraial Flor do Maracujá chega este ano a mais uma edição fortalecido pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, como s
A.C.I.MA. Itália e AJEB-RO: uma parceria com reconhecimento internacional de escritores de Rondônia
No dia 5 de julho de 2025, São Paulo foi palco de um encontro que transcendeu geografias e línguas: o 11° FESTIVAL INTERNACIONAL F.A.L.A.I., realiza