Porto Velho (RO) domingo, 26 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Cultura

Liberdade de expressão e democracia são os temas do episódio #20 do PPKast

Podcast rondoniense traz reflexões sobre censura, tolerância e sociedade do ódio em novo lançamento da série Extraordinários Cotidianos


Liberdade de expressão e democracia são os temas do episódio #20 do PPKast - Gente de Opinião

Considerada pilar de uma sociedade democrática e justa, a liberdade de expressão é um direito civil que precisa ser defendido para que seja possível efetivar a democracia nas diversas esferas sociais. Sua manutenção está intimamente ligada ao interesse coletivo, pois a pluralidade de vozes num arranjo social promove uma configuração mais justa para todos que a compõe. No Brasil, observa-se uma crescente onda de discursos que, por vezes, buscam silenciar vozes que não estejam em um mesmo alinhamento de pensamentos. Alguns discursos manifestam-se, inclusive, pedindo a volta de mecanismos de censuras para aqueles que discordam ou criticam orientações governamentais ou religiosas.

Diante desse cenário, o PPKast – podcast portovelhense produzido e apresentado por mulheres – aborda a liberdade de expressão e a sua importância na sociedade democrática brasileira como tema do novo episódio da série “Extraordinários cotidianos”. O programa especial #20, apresentado por Carol Zemuner e Izabela Lima, discute ainda as diversas formas de manifestação de intolerância, censura e violência geradas por discursos de ódio no Brasil.

“Precisamos refletir sobre como discursos intolerantes podem ser nocivos para nosso País, sobretudo quando nos aproximamos de um cenário eleitoral extremamente polarizado. Precisamos evoluir como sociedade e isso só é possível se convidarmos todos para uma sensibilização, compreensão das diferenças e respeito mútuo”, comentam as apresentadoras do PPKast.

O referido episódio está disponível para acesso gratuito através do canal do Youtube do PPKast, Spotify, Google Podcast e Anchor. A série “Extraordinários cotidianos” está sendo realizada com recursos da lei 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc -, por meio do Governo do Estado de Rondônia - Sejucel - edital nº 31/2021/sejucel-codec: 2ª edição Marechal Rondon Prêmio de Produção Literária, Fonográfica e Digital para Difusão de Expressões Culturais, Eixo IV, Categoria M - Podcast.

Série “Extraordinários cotidianos” premiada pela Lei Aldir Blanc

O PPKast vem lançando episódios quinzenais da sua nova série “Extraordinários Cotidianos”, agora também sob o formato de videocast pelo Youtube, tendo disponíveis o EP#17 – “Aceitação do corpo”, EP#18 – “Volta ao Convívio Social”, EP#19 – “Violência de Gênero” e o novo EP#20 – “Liberdade de expressão e democracia”.

Sobre o PPKast

Podcast produzido, apresentado e editado por mulheres em Rondônia

O PPKast é um podcast rondoniense produzido e apresentado por mulheres que buscam trazer em suas pautas temas sensíveis da sociedade. Saúde mental, síndrome da impostora, mulheres como protagonistas são exemplos de temas que fazem parte do repertório do PPKast. Todo material produzido é compartilhado de maneira gratuita com os seus ouvintes e o podcast já soma mais de 10 mil reproduções em suas plataformas. 


Plataformas de acesso:

•         Youtube: https://cutt.ly/GPzt3k5

•         Spotify: https://cutt.ly/zPzyuov

•         Anchor: https://anchor.fm/ppkast

•         Google Podcast: https://cutt.ly/pPzygsw

Classificação indicativa: 14 anos

 

Acompanhe o PPKast nas redes

No Instagram: https://www.instagram.com/ppk_ast/

No Facebook: https://www.facebook.com/PodcastPPKast/

Mais Sobre Cultura

O menino do coração de ferro

O menino do coração de ferro

Dia 26 de Junho às 20h de Rondônia e às 21h de Brasília no canal do YouTube do Conexão Norte o Autor Fabiano Barros lança o audiobook O MENINO DO CORA

Invisibilidade, transfobia e violência são temas abordados no vídeo-teatro performativo “Corpo do Prazer” que estreia no sábado (25)

Invisibilidade, transfobia e violência são temas abordados no vídeo-teatro performativo “Corpo do Prazer” que estreia no sábado (25)

O clima é de expectativa para o acadêmico da Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ádamo Teixeira. Isso porque neste sá

Banda Sala 8 lança o álbum “Viva o hoje”

Banda Sala 8 lança o álbum “Viva o hoje”

A Banda de pop rock de porto velho, chamada Sala 8, vem trazendo novidades este ano. Com influências de bandas de rock nacionais e internacionais, c

Lançamento do livro “Foco Nelas”: mulheres nos Bastidores na cena teatral do Acre e de Rondônia

Lançamento do livro “Foco Nelas”: mulheres nos Bastidores na cena teatral do Acre e de Rondônia

O livro, organizado por Andressa Batista, Jessiane Gisele, Ana Paula Alab e Valeska Alvim, traz um olhar para as mulheres que trabalham com figurino