Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Levantamento mostra que candidatos de seis estados devem refazer o Enem


 
Amanda Cieglinsk 

Agência Brasil,
Brasília – Com a queda da liminar que tinha suspendido o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação começa, agora, a organizar a reaplicação das provas para os candidatos prejudicados pelo problema nos 21 mil cadernos de prova amarelos que apresentaram erro de montagem e não continham todas as 90 questões.

Inicialmente, o MEC estimou que 10% dos 3,3 milhões de alunos que se submeteram às provas no último fim de semana não teriam conseguido trocar os cadernos com problemas. Mas os dados levantados até agora mostram que o número é bem menor. Até o momento, menos de 200 ocorrências foram identificadas, em seis estados: Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Paraná e Santa Catarina.

O levantamento desses estudantes que terão direito a refazer as provas de ciências da natureza e humanas, aplicadas no último sábado (6), está sendo feito a partir das atas das 128 mil salas de prova. Esse documento é utilizado pelos fiscais para relatar qualquer problema que tenha ocorrido durante a aplicação. Só vai poder refazer a prova aqueles participantes que tinham o caderno com erro, relataram o defeito ao fiscal e não puderam trocar o material.

Como ainda não está definido o total de estudantes que participarão da reaplicação do Enem, ainda não está marcada a data da prova. Mas o MEC trabalha com a possibilidade de realizá-la no dia 4 de dezembro. Como apenas os cadernos do sábado apresentaram o defeito, só será necessário um dia para aplicar o exame aos prejudicados.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Festival de Música “Cultura Liberta” do IFRO recebe inscrições da comunidade interna e externa

Festival de Música “Cultura Liberta” do IFRO recebe inscrições da comunidade interna e externa

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) torna pública a abertura das inscrições para o Festival de Música “Cultura

Filmes rondonienses estreiam em lançamento virtual nesta terça-feira (31)

Filmes rondonienses estreiam em lançamento virtual nesta terça-feira (31)

O cenário audiovisual de Rondônia ganha novos horizontes hoje, 31 de março, com o lançamento virtual de dois curtas-metragens contemplados pela Lei

Ministério da Cultura, Instituto Phomenta e Nubank apresentam o Phomentando a Cultura

Ministério da Cultura, Instituto Phomenta e Nubank apresentam o Phomentando a Cultura

O Phomentando a Cultura é uma iniciativa, com realização do Ministério da Cultura, que pretende impulsionar o trabalho de 100 Organizações da Socied

Curso de Teatro da Unir realiza V Mostra de Encenações com programação diversa e gratuita em Porto Velho

Curso de Teatro da Unir realiza V Mostra de Encenações com programação diversa e gratuita em Porto Velho

Com a proposta de consolidar um espaço de encontro entre universidade e comunidade, promovendo o acesso à cultura e fortalecendo a formação artístic

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)