Terça-feira, 27 de junho de 2023 - 07h48
Originalidade, animação, evolução, criatividade, fantasias, coreografias. São apenas alguns dos mais de 35 quesitos que estão sendo avaliados sob os olhares atentos dos jurados responsáveis pelas pontuações de cada agremiação folclórica que se apresenta na busca pelo título deste ano do Arraial Flor do Maracujá, que se estenderá até o dia 2 de junho, no Parque dos Tanques, em Porto Velho.
Realizada pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, a maior festa junina do Estado, que neste ano chega à 39ª edição, recebe o brilho e cores de 32 agremiações folclóricas, divididas entre quadrilhas juninas e bois-bumbás, nas categorias adultas e mirins.
O Governo do Estado tem reforçado ações voltadas para a tradição cultural e já tornou a maior festa folclórica de Rondônia, em Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. “O Arraial Flor do Maracujá retorna fortalecido e impulsiona a cultura do nosso Estado. O Governo de Rondônia tem buscado promover e divulgar, ainda mais, a tradição desta festa cultural, destacando e valorizando as forças das manifestações folclóricas rondonienses”, disse o governador Marcos Rocha.
Jurados avaliam os quesitos conforme regulamento
Conforme explicado pelo coordenador-geral do quadro de jurados, Marco Teixeira, todos os membros da comissão julgadora passam antes por um vasto conhecimento e curso de formação para avaliação em quadrilhas juninas e bois-bumbás.
AVALIAÇÕES
Cada agremiação folclórica já entra na arena com nota 10 e os descontos são registrados e justificados pelos jurados. O coordenador explica que, cinco jurados foram escolhidos para avaliação de quesitos de boi-bumbás e outros cinco para avaliarem as quadrilhas juninas. Toda a equipe é composta por 32 membros que fazem parte das comissões que atuam na arena, disciplina, recursos, ética, cronômetro e contagem de notas pontos.
Mais de 35 quesitos são avaliados pelos jurados
“Todos os jurados zelam pelo cumprimento das normas do regulamento e são criteriosos na avaliação de cada quesito. A volta do Arraial Flor do Maracujá está sendo gratificante para cada um de nós que tem a missão de dar as notas para que sejam conhecidas as campeãs. Os resultados finais serão anunciados no domingo e registrados em ata”, ressaltou Marco Teixeira, pontuando que os membros da comissão fazem parte da Associação de Jurados Juninos de Rondônia – Asjjuron.
Para o conhecimento do público presente ao arraial e aos internautas que assistem as transmissões ao vivo, através do canal do Governo do Estado, pela plataforma YouTube https://www.youtube.com/@GovernoRO, os grupos folclóricos devem se apresentar no horário marcado na programação, obedecendo ao tempo estabelecido no regulamento, criteriosamente cronometrado por dois componentes do quadro de jurados.
Foram prorrogadas até 28 de abril as inscrições para o Festival dos Povos da Floresta. Podem participar artistas individuais, coletivos e representa
Festival "Raízes Afro" celebra a cultura afro-brasileira neste domingo em Vilhena
Neste domingo, 27 de abril, a Praça Nossa Senhora Aparecida, em Vilhena (RO), será palco do "Raízes Afro: Festival de Culturas Populares", um evento
Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho-RO
A escritora rondoniense Eva da Silva Alves estreia no cenário poético com o lançamento do livro Arte, Amor e Desventuras, uma coletânea de poemas q
“Maior que a Casa Toda” finaliza gravações e revela uma história sobre o amor
Em uma casa simples, onde cada canto carrega memórias e gestos de afeto, vive uma família que resiste ao tempo e às perdas com algo maior do que tud