Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

IV Encontro consolida Iniciação Científica na FIMCA e na Metropolitana


 
Com a palestra do Professor Wanderley Rodrigues Bastos, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNIR, a encenação da peça teatral “Tira Canga do Boi” e a apresentação, avaliação dos painéis e premiação dos trabalhos inscritos, o IV Encontro de Iniciação Científica da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, e da Faculdade Metropolitana deu mais um importante passo para a consolidação de seus objetivos, através do CIFICE, Centro Integrado de Fomento à Iniciação Científica e Extensão, sob a coordenação da professora Francisca da Luz Dias.

O evento transcorreu entre os dias 20 e 22 do corrente, também com a apresentação das seguintes oficinas: Antimicrobianos: da Teoria a Prática, do Curso de Farmácia, sob a responsabilidade da professora Elysângela A. A. M. de Oliveira; Uma Experiência Sociolingüística no Curso de Letras da Faculdade Metropolitana, do Curso de Letras, apresentada pela professora Edna Nóbreg; e Estratégias facilitadoras no processo de ensino e aprendizagem de Ciências Físicas e Biológicas, do Curso de Ciências Biológicas, com a participação do professor Adeilson Nascimento de Souza, acompanhado por um grupo de acadêmicos.

 “Além de receber importantes informações sobre o tema da pós-graduação, na palestra do professor Wanderley que é biólogo, mestre e doutor em Biofísica Ambiental pela UFRJ, os estudantes tiveram a oportunidade de participar ativamente da programação, apresentando os resultados de suas próprias pesquisas, com orientação dos professores e concorrendo aos prêmios em dinheiro concedidos pela FIMCA”, observou a professora Francisca da Luz.

Premiação

A cerimônia de premiação do IV Encontro de Iniciação Científica da FIMCA voltou a empolgar os alunos contemplados nessa edição 2010/2, nas áreas da Saúde, Ciências Humanas e Ciências Agrárias. Conheça os trabalhos premiados:

 

ÁREA DA SAÚDE:

1º Lugar: ANÁLISE DE MICRONÚCLEOS EM CÉLULAS ESFOLIADAS DA CÉRVIX UTERINA DE MULHERES PORTADORAS DE DST’S E OUTROS FATORES  DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CÂNCER CERVICAL, de autoria doa acadêmicos Géssica Tenório Rodrigues, Adalgiza De Souza Botelho, Fabiane Araújo Gomes dos Santos Alves, Fábio Gabriel da Silva, do Curso de Biomedicina da FIMCA, orientados pela professora Francisca da Luz Dias.

2º Lugar: DENTES NATAIS E NEONATAIS ASSOCIADOS À DOENÇA SE RIGAFEDE, de autoria dos acadêmicos Ana Carolina Albuquerque Ribeiro Uchoa, do Curso de Odontologia da FIMCA, orientados pela professora Karina Gerhardt Silva Bianco.

3º Lugar: ANÁLISE DA FREQUÊNCIA DE MICRONÚCLEOS EM CÉLULAS DA MUCOSA ORAL DE PACIENTES ATENDIDOS NA CLÍNICA ODONTOLÓGICA DA FIMCA, de autoria dos acadêmicos Claudenice Santos Gobbo, Naan Rodrigues Gonçalves, Janaína de Araujo Cattai, Daniel Carlos Mella Ferrari e Márcia Pereira da Silva, do Curso de Biomedicina da FIMCA, orientados pela professora Francisca da Luz dias.

ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS:

1º Lugar: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: COMPARAÇÃO ENTRE OS FALARES DE RONDÔNIA E RIO GRANDE DO SUL, de autoria da acadêmica Giane Beatriz Grette, do Curso de Letras da Faculdade Metropolitana, orientada pela professora Iza Reis Gomes Ortiz.

2º Lugar: OS FALARES DOS FEIRANTES DE PORTO VELHO, dos acadêmicos João Pedro Canuto Kassahara e Elisangela de Jesus Gomes, do Curso de Letras da Faculdade Metropolitana, orientados pela professora Iza Reis Gomes Ortiz.

3º Lugar: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, de autoria dos acadêmicos Mayro Wirllen Nunes Bezerra e Maria Adamacia Costa da Silva, do Curso de Letras da Faculdade Metropolitana, orientados pela professora Iza Reis Gomes Ortiz.

 

ÁREA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

1º Lugar: AVALIAÇÃO DA SUSCEPTIBILIDADE A PESTICIDAS PIRETRÓIDES E ORGANOFOSFORADOS EM Stomoxys calcitran, de autoria dos acadêmicos Priscilla de Freitas Bandeira, Luciana Gatto Brito e Maiara M. Lanzoni, do Curso de Medicina Veterinária da FIMCA, orientados pelo professor Fábio da Silva Barbieri.

2º Lugar: QUANTIFICAÇÃO DA VARIABILIDADE GENÉTICA ENTRE PROCEDÊNCIAS E FAMÍLIAS DE PINHÃO MANSO, de autoria dos acadêmicos Adriano Ramos dos Santos, Ueliton de Oliveira de Almeida, André Rostand Ramalho, Fábio Medeiros Ferreira, Flavio da Silva Pereira, José Roberto Vieira Junior, Cleberson de Freitas Fernandes, do Curso de Agronomia da FIMCA, orientados pelo professor Rodrigo Barros Rocha.

3º Lugar: AVALIAÇÃO DA VARIABILIDADE DO TEOR DE ÓLEO DE MATRIZES DE PINHÃO MANSO (Jatropha curcas L.), de autoria dos acadêmicos Adriano Ramos dos Santos, Ueliton de Oliveira de Almeida, André Rostand Ramalho, Flavio da Silva Pereira, Cleberson de Freitas Fernandes, Rodrigo da Silva Ribeiro, Júlio Linhares Teixeira Sancho Militão, Francisco Célio Gomes da Silva, do Curso de Agronomia da FIMCA, orientados pelo professor Rodrigo Barros Rocha.

Fonte: Sergio Mello

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Associação Diversidade Amazônica capacita alunos de Vilhena com oficina de fotografia

Associação Diversidade Amazônica capacita alunos de Vilhena com oficina de fotografia

Entre os meses de fevereiro e março deste ano, alunos da Escola Estadual Shirlei Ceruti, localizada em Vilhena, foram agraciados com uma oportunidad

Projeto Cultura Itinerante movimenta Fortaleza do Abunã com apresentações de capoeira, teatro e boi-bumbá

Projeto Cultura Itinerante movimenta Fortaleza do Abunã com apresentações de capoeira, teatro e boi-bumbá

O projeto Cultura Itinerante contemplou com várias apresentações artísticas, no sábado (23), a população do distrito de Fortaleza do Abunã e comunid

Festival Estudantil Rondoniense de Artes está com inscrições abertas até 30 de abril

Festival Estudantil Rondoniense de Artes está com inscrições abertas até 30 de abril

Com o intuito de despertar a valorização da regionalidade, preservação da identidade e o sentimento de pertencimento cultural, o Festival Estudantil

Inscrições para artesãos exporem produtos na Rondônia Rural Show Internacional estão abertas pelo Governo de RO

Inscrições para artesãos exporem produtos na Rondônia Rural Show Internacional estão abertas pelo Governo de RO

As inscrições para artesãos de todo o Estado para exposição e comercialização dos produtos de artesanatos, no espaço da 11ª Rondônia Rural Show Inte

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)