Porto Velho (RO) sábado, 22 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

IV Encontro consolida Iniciação Científica na FIMCA e na Metropolitana


 
Com a palestra do Professor Wanderley Rodrigues Bastos, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNIR, a encenação da peça teatral “Tira Canga do Boi” e a apresentação, avaliação dos painéis e premiação dos trabalhos inscritos, o IV Encontro de Iniciação Científica da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, e da Faculdade Metropolitana deu mais um importante passo para a consolidação de seus objetivos, através do CIFICE, Centro Integrado de Fomento à Iniciação Científica e Extensão, sob a coordenação da professora Francisca da Luz Dias.

O evento transcorreu entre os dias 20 e 22 do corrente, também com a apresentação das seguintes oficinas: Antimicrobianos: da Teoria a Prática, do Curso de Farmácia, sob a responsabilidade da professora Elysângela A. A. M. de Oliveira; Uma Experiência Sociolingüística no Curso de Letras da Faculdade Metropolitana, do Curso de Letras, apresentada pela professora Edna Nóbreg; e Estratégias facilitadoras no processo de ensino e aprendizagem de Ciências Físicas e Biológicas, do Curso de Ciências Biológicas, com a participação do professor Adeilson Nascimento de Souza, acompanhado por um grupo de acadêmicos.

 “Além de receber importantes informações sobre o tema da pós-graduação, na palestra do professor Wanderley que é biólogo, mestre e doutor em Biofísica Ambiental pela UFRJ, os estudantes tiveram a oportunidade de participar ativamente da programação, apresentando os resultados de suas próprias pesquisas, com orientação dos professores e concorrendo aos prêmios em dinheiro concedidos pela FIMCA”, observou a professora Francisca da Luz.

Premiação

A cerimônia de premiação do IV Encontro de Iniciação Científica da FIMCA voltou a empolgar os alunos contemplados nessa edição 2010/2, nas áreas da Saúde, Ciências Humanas e Ciências Agrárias. Conheça os trabalhos premiados:

 

ÁREA DA SAÚDE:

1º Lugar: ANÁLISE DE MICRONÚCLEOS EM CÉLULAS ESFOLIADAS DA CÉRVIX UTERINA DE MULHERES PORTADORAS DE DST’S E OUTROS FATORES  DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CÂNCER CERVICAL, de autoria doa acadêmicos Géssica Tenório Rodrigues, Adalgiza De Souza Botelho, Fabiane Araújo Gomes dos Santos Alves, Fábio Gabriel da Silva, do Curso de Biomedicina da FIMCA, orientados pela professora Francisca da Luz Dias.

2º Lugar: DENTES NATAIS E NEONATAIS ASSOCIADOS À DOENÇA SE RIGAFEDE, de autoria dos acadêmicos Ana Carolina Albuquerque Ribeiro Uchoa, do Curso de Odontologia da FIMCA, orientados pela professora Karina Gerhardt Silva Bianco.

3º Lugar: ANÁLISE DA FREQUÊNCIA DE MICRONÚCLEOS EM CÉLULAS DA MUCOSA ORAL DE PACIENTES ATENDIDOS NA CLÍNICA ODONTOLÓGICA DA FIMCA, de autoria dos acadêmicos Claudenice Santos Gobbo, Naan Rodrigues Gonçalves, Janaína de Araujo Cattai, Daniel Carlos Mella Ferrari e Márcia Pereira da Silva, do Curso de Biomedicina da FIMCA, orientados pela professora Francisca da Luz dias.

ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS:

1º Lugar: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: COMPARAÇÃO ENTRE OS FALARES DE RONDÔNIA E RIO GRANDE DO SUL, de autoria da acadêmica Giane Beatriz Grette, do Curso de Letras da Faculdade Metropolitana, orientada pela professora Iza Reis Gomes Ortiz.

2º Lugar: OS FALARES DOS FEIRANTES DE PORTO VELHO, dos acadêmicos João Pedro Canuto Kassahara e Elisangela de Jesus Gomes, do Curso de Letras da Faculdade Metropolitana, orientados pela professora Iza Reis Gomes Ortiz.

3º Lugar: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, de autoria dos acadêmicos Mayro Wirllen Nunes Bezerra e Maria Adamacia Costa da Silva, do Curso de Letras da Faculdade Metropolitana, orientados pela professora Iza Reis Gomes Ortiz.

 

ÁREA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

1º Lugar: AVALIAÇÃO DA SUSCEPTIBILIDADE A PESTICIDAS PIRETRÓIDES E ORGANOFOSFORADOS EM Stomoxys calcitran, de autoria dos acadêmicos Priscilla de Freitas Bandeira, Luciana Gatto Brito e Maiara M. Lanzoni, do Curso de Medicina Veterinária da FIMCA, orientados pelo professor Fábio da Silva Barbieri.

2º Lugar: QUANTIFICAÇÃO DA VARIABILIDADE GENÉTICA ENTRE PROCEDÊNCIAS E FAMÍLIAS DE PINHÃO MANSO, de autoria dos acadêmicos Adriano Ramos dos Santos, Ueliton de Oliveira de Almeida, André Rostand Ramalho, Fábio Medeiros Ferreira, Flavio da Silva Pereira, José Roberto Vieira Junior, Cleberson de Freitas Fernandes, do Curso de Agronomia da FIMCA, orientados pelo professor Rodrigo Barros Rocha.

3º Lugar: AVALIAÇÃO DA VARIABILIDADE DO TEOR DE ÓLEO DE MATRIZES DE PINHÃO MANSO (Jatropha curcas L.), de autoria dos acadêmicos Adriano Ramos dos Santos, Ueliton de Oliveira de Almeida, André Rostand Ramalho, Flavio da Silva Pereira, Cleberson de Freitas Fernandes, Rodrigo da Silva Ribeiro, Júlio Linhares Teixeira Sancho Militão, Francisco Célio Gomes da Silva, do Curso de Agronomia da FIMCA, orientados pelo professor Rodrigo Barros Rocha.

Fonte: Sergio Mello

 

Mais Sobre Cultura

ExpoPorto 2020 inicia preparativos com a proposta de trazer novidades

ExpoPorto 2020 inicia preparativos com a proposta de trazer novidades

Com previsão de acontecer em agosto deste ano, a Exposição Agropecuária Festa Tecnológica de Porto Velho (ExpoPorto) promete trazer grandes novida

Mercado Cultural terá cinco eventos em três dias de folia

Mercado Cultural terá cinco eventos em três dias de folia

A prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural (FUNCULTURAL) preparou uma super programação de Carnaval que inclui atividades para crianças

Liga sai em defesa dos blocos carnavalescos de trio elétrico de Porto Velho

Liga sai em defesa dos blocos carnavalescos de trio elétrico de Porto Velho

O presidente da Liga dos Blocos Carnavalescos de Porto Velho Mavignier Ferro falou na manhã desta quarta-feira sobre a intenção de alguns ativistas cu

Mado apresenta a poesia do poeta Dadá no Mercado Cultural

Mado apresenta a poesia do poeta Dadá no Mercado Cultural

O poeta e ator Carlos Macedo, o Mado, apresentará, numa livre interpretação, poesias do livro ‘Sobra das Noites’ do poeta Adaides Batista, o Dadá. O e