Sábado, 1 de fevereiro de 2025 - 10h05
A Secretaria Municipal de Cultura de Cabedelo
(SECULT) reafirma seu compromisso com a promoção da cultura e do intercâmbio
literário ao reunir colaboradores para uma enriquecedora roda de conversa e o
lançamento da coletânea Vivências Amazônicas e a obra O Boto da Amazônia, que é
referência na Literatura Infantil. O evento contou com a presença da escritora
Izabel Cristina de Silva, presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras
do Brasil - Coordenadoria Rondônia (AJEB-RO), da jornalista Josy Murta,
Assessora de Comunicação da SEAP- PB e da Vera Simões Secretária Adjunta de
Cultura de Cabedelo, organizadora do evento.
A iniciativa
da SECULT se destacou pela valorização da escrita feminina e pelo
fortalecimento dos laços culturais entre as mulheres da Paraíba e de Porto
Velho, criando um espaço de troca e crescimento mútuo.
Para
Igobergh Bernardo, Secretário
Municipal de Cultura de Cabedelo, esse movimento é essencial para impulsionar a
literatura, ampliar o acesso ao conhecimento e dar voz às narrativas femininas
que enriquecem o cenário cultural brasileiro.
Ao promover essa conexão entre escritoras de diferentes regiões, a SECULT Cabedelo reforça sua missão de incentivar a cultura local e nacional, abrindo portas para novas perspectivas e consolidando a literatura como uma ferramenta de transformação social. Esse trabalho não apenas fortalece a identidade cultural do município, mas também amplia o alcance da produção literária feminina, tornando-se um marco para futuras ações de intercâmbio e valorização da escrita.
Durante visita da escritora Izabel a Secretária Adjunta, Vera Simões reuniu um grupo de idosos para conhecerem histórias inspiradoras das mulheres e homens de Cabedelo e que realizam encontros semanais para trocarem suas experiências e realizam atividades culturais vivenciadas no município que é destaque no turismo pelo famoso Saxofonista Jurandy do Sax tocando o Bolero de Ravel na praia do Jacaré em Cabedelo e no Rio Madeira em nossa capital Portovelhense .
A Secretaria de Cultura de Cabedelo demonstra que a literatura é um elo poderoso entre diferentes territórios e experiências, reafirmando o compromisso de apoiar iniciativas que promovam a arte, o conhecimento e a diversidade cultural.
Para a escritora Izabel Cristina, que é uma das organizadoras da Coletânea Vivências Amazônicas, realizar estes intercâmbios, fortalecendo a troca de saberes entre as mulheres e a literatura, promove e amplia as conexões. Quero agradecer a Secretaria Municipal de Educação - SEMED pelo apoio do secretário Leonardo Pereira, e o Walter Nascimento Secretário Adjunto.
Curumim Folia leva alegria, música, fantasia e diversão para crianças no Mercado Cultural
A Prefeitura Municipal de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural Fundação de Cultura de Município (Funcultural), realizou no domingo (16), o Curum
Banda do Vai Quem Quer lança marchinha para 2025, apresenta abadá e musas para o Carnaval 2025
Com o tema "A Banda é da paz", a diretoria da Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) deu a largada oficial, no último sábado (15), para a contagem regressiva
Primeiro Encontro de Escritores reúne autores em Rolim de Moura
O Ponto de Cultura dos Cacaieiros, de Rondônia, realizou, no dia 15 de fevereiro de 2025, o Primeiro Encontro de Escritores, um evento idealizado pe
Baile Municipal abre o carnaval de Porto Velho e anima foliões com muita marchinha
Adereços, fantasias, marchinhas, emoção e alegria marcaram mais uma edição do tradicional Baile Municipal de Porto Velho, na noite de sábado (15). A f