Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Intercâmbio: AJEB RO promovendo escrita feminina em Cabedelo


Intercâmbio: AJEB RO promovendo escrita feminina em Cabedelo - Gente de Opinião

A Secretaria Municipal de Cultura de Cabedelo (SECULT) reafirma seu compromisso com a promoção da cultura e do intercâmbio literário ao reunir colaboradores para uma enriquecedora roda de conversa e o lançamento da coletânea Vivências Amazônicas e a obra O Boto da Amazônia, que é referência na Literatura Infantil. O evento contou com a presença da escritora Izabel Cristina de Silva, presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - Coordenadoria Rondônia (AJEB-RO), da jornalista Josy Murta, Assessora de Comunicação da SEAP- PB e da Vera Simões Secretária Adjunta de Cultura de Cabedelo, organizadora do evento.

 A iniciativa da SECULT se destacou pela valorização da escrita feminina e pelo fortalecimento dos laços culturais entre as mulheres da Paraíba e de Porto Velho, criando um espaço de troca e crescimento mútuo.

Para  Igobergh Bernardo,  Secretário Municipal de Cultura de Cabedelo, esse movimento é essencial para impulsionar a literatura, ampliar o acesso ao conhecimento e dar voz às narrativas femininas que enriquecem o cenário cultural brasileiro.

Ao promover essa conexão entre escritoras de diferentes regiões, a SECULT Cabedelo reforça sua missão de incentivar a cultura local e nacional, abrindo portas para novas perspectivas e consolidando a literatura como uma ferramenta de transformação social. Esse trabalho não apenas fortalece a identidade cultural do município, mas também amplia o alcance da produção literária feminina, tornando-se um marco para futuras ações de intercâmbio e valorização da escrita.

Intercâmbio: AJEB RO promovendo escrita feminina em Cabedelo - Gente de Opinião

Durante visita da escritora Izabel a Secretária Adjunta, Vera Simões reuniu  um grupo de idosos para conhecerem histórias inspiradoras das mulheres e homens de Cabedelo e que realizam encontros semanais para trocarem suas experiências e realizam atividades culturais vivenciadas  no município  que é destaque no turismo pelo    famoso  Saxofonista Jurandy do Sax  tocando   o Bolero de Ravel na praia do Jacaré em Cabedelo e   no Rio Madeira  em nossa capital Portovelhense .

A Secretaria de Cultura de Cabedelo demonstra que a literatura é um elo poderoso entre diferentes territórios e experiências, reafirmando o compromisso de apoiar iniciativas que promovam a arte, o conhecimento e a diversidade cultural.

Para a escritora Izabel Cristina, que é uma das organizadoras da Coletânea Vivências Amazônicas, realizar estes intercâmbios, fortalecendo a troca de saberes entre as mulheres e a literatura, promove e amplia as conexões. Quero agradecer a Secretaria Municipal de Educação - SEMED pelo apoio do secretário Leonardo Pereira, e o Walter Nascimento Secretário Adjunto.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programação oficial e identidade visual do Carnaval 2026 são apresentadas em Porto Velho

Programação oficial e identidade visual do Carnaval 2026 são apresentadas em Porto Velho

Porto Velho já entra no clima da folia com a apresentação oficial da programação e da identidade visual do Carnaval 2026. O lançamento aconteceu nesta

 Pontão de Cultura Raízes Amazônicas capacita 15 pessoas em oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas capacita 15 pessoas em oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)