Porto Velho (RO) quarta-feira, 22 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

'Integrando Saberes' lota Teatro Banzeiros em Porto Velho


Pais orgulhosos, alunos ansiosos, gestores e convidados lotaram o teatro Banzeiros de Porto Velho, na noite desta segunda-feira, 19, para prestigiar a III Mostra de artes “Integrando Saberes”. Durante a abertura, alunos de nove escolas municipais que participam de diversos projetos educativos, dentre eles o Segundo Tempo e Pirueta, mostraram seus talentos e foram amplamente aplaudidos. Eles apresentaram danças em diversos estilos como balé, jazz, e de rua. Neste primeiro dia do evento, estavam representadas as escolas: Estela Compasso; Tucumã; Elenilson Negreiros; João Ribeiro; Chapeuzinho Vermelho; São Pedro; Maria Isaura; Olavo Pires e Pedro Batalha.

Ângela Aguiar, adjunta da Semed representou a secretária titular Fátima Ferreira, segundo ela o Integrando Saberes, como o próprio nome diz, é uma junção de vários programas realizados nas escolas municipais, promovendo uma conexionalidade. “Estamos muito felizes por estarmos na terceira edição, por termos o apoio de gestores, pais e alunos. Isso é resultado da confiança depositada no nosso trabalho”, disse.

Andréa Melo, diretora do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino (Dade) da secretaria municipal de Educação (Semed), explica que é motivo de orgulho ver que através dos esforços do departamento e de professores, crianças estão tendo a oportunidade de aprender algo novo. “É bom saber que estamos contribuindo para a formação de futuros adultos. A mostra é apenas um momento em que estamos divulgando os resultados obtidos. Hoje, temos vários estilos de dança e também outros espaços como as salas temáticas com obras das artistas Mirtes Rufino e Maria Miranda”, afirma.

Homenagem

Neste ano foram homenageados quatro artistas da capital que trabalham com artes e educação. São eles: a artista plástica, Maria Miranda, o fotógrafo Luiz Brito, Mirtes Rufino e o grafiteiro Dentinho. As obras deles comporão o calendário e cartão de natal desenvolvido pela Semed, onde foram selecionados desenhos de estudantes com a temática do Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Maria Miranda, uma das homenageadas da noite, é mineira e mora em Porto Velho há 40 anos e tem um ateliê onde ensina artes. “Sou Rondoniense de coração. Já cursei história da arte e aplico este conhecimento em meu trabalho. Uso diversos materiais como, pigmentos, terra, carvão, urucum, jenipapo. Isso tudo baseado em pesquisas feitas com índios e ribeirinho, sempre buscando o que temos na nossa região. Fico agradecida pela homenagem. Quando a gente luta pelo que gosta acaba chegando a algum lugar, neste caso o reconhecimento”, comenta.

Programação

A programação da Mostra de Arte Integrando Saberes também conta com sessões de cinema no Teatro do Sesc, para alunos de escolas da rede municipal, no período da tarde e exposições de artes plásticas. Na terça e quarta-feira, acontecem apresentações de teatro e capoeira a partir das 19 h.

Fonte: Rebeca Barca

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio