Quarta-feira, 21 de novembro de 2012 - 16h02
Pais orgulhosos, alunos ansiosos, gestores e convidados lotaram o teatro Banzeiros de Porto Velho, na noite desta segunda-feira, 19, para prestigiar a III Mostra de artes “Integrando Saberes”. Durante a abertura, alunos de nove escolas municipais que participam de diversos projetos educativos, dentre eles o Segundo Tempo e Pirueta, mostraram seus talentos e foram amplamente aplaudidos. Eles apresentaram danças em diversos estilos como balé, jazz, e de rua. Neste primeiro dia do evento, estavam representadas as escolas: Estela Compasso; Tucumã; Elenilson Negreiros; João Ribeiro; Chapeuzinho Vermelho; São Pedro; Maria Isaura; Olavo Pires e Pedro Batalha.
Ângela Aguiar, adjunta da Semed representou a secretária titular Fátima Ferreira, segundo ela o Integrando Saberes, como o próprio nome diz, é uma junção de vários programas realizados nas escolas municipais, promovendo uma conexionalidade. “Estamos muito felizes por estarmos na terceira edição, por termos o apoio de gestores, pais e alunos. Isso é resultado da confiança depositada no nosso trabalho”, disse.
Andréa Melo, diretora do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino (Dade) da secretaria municipal de Educação (Semed), explica que é motivo de orgulho ver que através dos esforços do departamento e de professores, crianças estão tendo a oportunidade de aprender algo novo. “É bom saber que estamos contribuindo para a formação de futuros adultos. A mostra é apenas um momento em que estamos divulgando os resultados obtidos. Hoje, temos vários estilos de dança e também outros espaços como as salas temáticas com obras das artistas Mirtes Rufino e Maria Miranda”, afirma.
Homenagem
Neste ano foram homenageados quatro artistas da capital que trabalham com artes e educação. São eles: a artista plástica, Maria Miranda, o fotógrafo Luiz Brito, Mirtes Rufino e o grafiteiro Dentinho. As obras deles comporão o calendário e cartão de natal desenvolvido pela Semed, onde foram selecionados desenhos de estudantes com a temática do Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
Maria Miranda, uma das homenageadas da noite, é mineira e mora em Porto Velho há 40 anos e tem um ateliê onde ensina artes. “Sou Rondoniense de coração. Já cursei história da arte e aplico este conhecimento em meu trabalho. Uso diversos materiais como, pigmentos, terra, carvão, urucum, jenipapo. Isso tudo baseado em pesquisas feitas com índios e ribeirinho, sempre buscando o que temos na nossa região. Fico agradecida pela homenagem. Quando a gente luta pelo que gosta acaba chegando a algum lugar, neste caso o reconhecimento”, comenta.
Programação
A programação da Mostra de Arte Integrando Saberes também conta com sessões de cinema no Teatro do Sesc, para alunos de escolas da rede municipal, no período da tarde e exposições de artes plásticas. Na terça e quarta-feira, acontecem apresentações de teatro e capoeira a partir das 19 h.
Fonte: Rebeca Barca
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)