Sábado, 17 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Inscrições para VI Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil encerram dia 30



O prazo das inscrições para a sexta edição do Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil está se esgotando. As instituições interessadas em indicar escritores brasileiros têm até quarta-feira da próxima semana, dia 30. A convocatória tem por objetivo promover o trabalho de escritores vivos cuja obra, voltada para jovens e crianças e escrita em português ou espanhol, tenha reconhecida relevância literária.

Os candidatos devem ser apresentados por uma instituição cultural ou educativa, associação ou grupo de pessoas relacionados à literatura infantil e juvenil. Cada proponente pode inscrever apenas um candidato, mas o mesmo poderá ser inscrito por vários proponentes.

Os finalistas serão anunciados em outubro, e a entrega do prêmio, no valor de 30 mil dólares, ocorrerá na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México.

A vencedora da quinta edição foi a escritora argentina María Teresa Andruetto, escolhida entre 35 candidatos de 13 países concorrentes. Segundo a comissão julgadora, o conjunto de sua obra literária mostra a busca do equilíbrio entre a linguagem narrativa e poética, diversidade de temas e gêneros literários, diferentes planos de leitura e tratamento inovador para gêneros tradicionais. Os ganhadores das edições anteriores foram o espanhol Juan Farias, a colombiana Gloria Cecilia Díaz, a espanhola Montserrat del Amo e o brasileiro Bartolomeu Campos de Queirós.

O Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

O Prêmio, concedido anualmente, foi criado em 2005, por ocasião do Ano Ibero-americano da Leitura. A Fundação SM promove o prêmio junto às organizações mais destacadas no âmbito cultural e educativo da Ibero-América, como o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal (Cerlalc), o International Board on Books for Young People (Ibby), a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o Escritório Regional de Educação para América Latina e o Caribe da Organização das Nações Unidas pela Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco-Orealc), com o apoio da Feria Internacional do Livro de Guadalajara (FIL).

Acesse o regulamento completo no site: www.edicoessm.com.br 
 
fonte: Pluricom Comunicação Integrada
Bianka Saccoman | bianka@pluricom.com.br
Cíntia Moraes | cintia@pluricom.com.br
Diego Pontes | diego@pluricom.com.br
Karine Bastida | karine@pluricom.com.br
Mayara Monteiro | mayara@pluricom.com.br


 

Gente de OpiniãoSábado, 17 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Resgate que não idealiza o passado, mas o escuta. O filme Beira conecta ancestralidade, cuidado e espiritualidade, saberes estes historicamente desl

Boi Bumbá Mimoso inicia novo ciclo com lançamento de tema e camisa para 2026

Boi Bumbá Mimoso inicia novo ciclo com lançamento de tema e camisa para 2026

O tradicional Boi Bumbá Mimoso deu o pontapé inicial para a temporada de 2026 ao anunciar o evento oficial de lançamento de seu novo tema. O anúncio

Fotojornalista que teve carreira inspirada em Rondônia vence a maior premiação da fotografia no Brasil

Fotojornalista que teve carreira inspirada em Rondônia vence a maior premiação da fotografia no Brasil

A exposição “Quem é pra ser já nasce”, da artista e fotojornalista Ana Mendes, e curadoria de Nay Jinknss, será inaugurada no dia 17 de janeiro, na

Programação oficial e identidade visual do Carnaval 2026 são apresentadas em Porto Velho

Programação oficial e identidade visual do Carnaval 2026 são apresentadas em Porto Velho

Porto Velho já entra no clima da folia com a apresentação oficial da programação e da identidade visual do Carnaval 2026. O lançamento aconteceu nesta

Gente de Opinião Sábado, 17 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)