Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Inscrições para VI Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil encerram dia 30



O prazo das inscrições para a sexta edição do Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil está se esgotando. As instituições interessadas em indicar escritores brasileiros têm até quarta-feira da próxima semana, dia 30. A convocatória tem por objetivo promover o trabalho de escritores vivos cuja obra, voltada para jovens e crianças e escrita em português ou espanhol, tenha reconhecida relevância literária.

Os candidatos devem ser apresentados por uma instituição cultural ou educativa, associação ou grupo de pessoas relacionados à literatura infantil e juvenil. Cada proponente pode inscrever apenas um candidato, mas o mesmo poderá ser inscrito por vários proponentes.

Os finalistas serão anunciados em outubro, e a entrega do prêmio, no valor de 30 mil dólares, ocorrerá na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México.

A vencedora da quinta edição foi a escritora argentina María Teresa Andruetto, escolhida entre 35 candidatos de 13 países concorrentes. Segundo a comissão julgadora, o conjunto de sua obra literária mostra a busca do equilíbrio entre a linguagem narrativa e poética, diversidade de temas e gêneros literários, diferentes planos de leitura e tratamento inovador para gêneros tradicionais. Os ganhadores das edições anteriores foram o espanhol Juan Farias, a colombiana Gloria Cecilia Díaz, a espanhola Montserrat del Amo e o brasileiro Bartolomeu Campos de Queirós.

O Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

O Prêmio, concedido anualmente, foi criado em 2005, por ocasião do Ano Ibero-americano da Leitura. A Fundação SM promove o prêmio junto às organizações mais destacadas no âmbito cultural e educativo da Ibero-América, como o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal (Cerlalc), o International Board on Books for Young People (Ibby), a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o Escritório Regional de Educação para América Latina e o Caribe da Organização das Nações Unidas pela Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco-Orealc), com o apoio da Feria Internacional do Livro de Guadalajara (FIL).

Acesse o regulamento completo no site: www.edicoessm.com.br 
 
fonte: Pluricom Comunicação Integrada
Bianka Saccoman | bianka@pluricom.com.br
Cíntia Moraes | cintia@pluricom.com.br
Diego Pontes | diego@pluricom.com.br
Karine Bastida | karine@pluricom.com.br
Mayara Monteiro | mayara@pluricom.com.br


 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente  na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,

Gente de Opinião Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)