Porto Velho (RO) quinta-feira, 30 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Cultura

Inscrições abertas para Oficina de prática de mediação teatral do Sesc Dramaturgias

Ação será realizada de 09 a 13 de maio em ambiente digital


Inscrições abertas para Oficina de prática de mediação teatral do Sesc Dramaturgias - Gente de Opinião

Estão abertas até o dia 06 de maio as inscrições para a Oficina: “A prática da mediação teatral: o presencial e o online” - ação formativa realizada pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE, por meio do Sesc Rondônia, que tem como intuito abordar o campo teórico-metodológico da mediação cultural. Ministrada pela pesquisadora e mediadora cultural Poliana Bicalho (BA), a atividade acontecerá de 09 a 13 de maio, das 19h às 22h (horário local), por meio da plataforma Google Meet.

Com intuito de reconhecer as estratégias de execução de projetos de mediação teatral, tanto no contexto presencial, quanto digital; a atividade irá compartilhar a metodologia de trabalho que é composta de três etapas: sensibilização, apreciação e reverberação. Na formação ainda serão trabalhadas as reflexões sobre a importância do direito à cultura como elemento fundante para a constituição de uma sociedade democrática. Os participantes serão estimulados a devolver ações de mediação teatral junto aos seus projetos culturais.

A ação faz parte do Sesc Dramaturgias, projeto de ação formativa continuada com foco na experimentação e pesquisa, no qual são promovidas oficinas experimentais que possibilitam intercâmbio artístico entre coletivos cênicos, estudantes e profissionais altamente qualificados. A seleção dos artistas e oficinas que participam do projeto é definida em curadoria coletiva, realizada por especialistas do Sesc de todo o País.

As inscrições podem ser feitas por meio do formulário https://cutt.ly/5FEkNFm, por interessados que tenham idade a partir de 18 anos. Estão sendo oferecidas 25 vagas.

Para mais esclarecimentos, o telefone de contato é o da Coordenação de Cultura do Sesc Rondônia (69) 3229-6006 ramais 238/239. O link para acesso aos encontros será enviado por e-mail aos participantes selecionados. Ação será toda realizada de forma online e gratuita.

Inscrições abertas para Oficina de prática de mediação teatral do Sesc Dramaturgias - Gente de Opinião

SOBRE A MINISTRANTE

Poliana Bicalho é educadora, pesquisadora e mediadora cultural. Doutoranda pelo Programa Multidisciplinar Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (UFBA-2021), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA (2016), com pesquisa voltada para o campo da mediação cultural. É especialista em Política e Gestão Cultural pela Universidade Feral do Recôncavo Baiano (UFRB -2021), graduada em Licenciatura em Teatro pela UFBA (2011) e Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia (UESB-2008). Poliana atua como professora de teatro da rede municipal de educação de Salvador (BA). É Coordenadora artístico-pedagógica do PETIZ – Festival de Arte para Infância e Juventude (www.festivalpetiz.com.br). É integrante grupo de pesquisa Coletivo Gestão Cultural (UFBA - CNPq). Trabalhou como professora no Curso Profissional Técnico Nível Médio em Dança da Escola de Dança, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, de (2012│2016); e como Técnica Cultural no Teatro SESC-SENAC Pelourinho, com foco nas ações de formação de espectador – Mediação Cultural (2013│2015). Destaca-se na sua trajetória profissional, as atuações nos festivais: Festival Internacional Vivadança, FIAC - Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia e FILTE - Festival Latino Americano de Teatro da Bahia, com maior atuação na consolidação das ações formativas/mediação cultural das supracitadas produções.  Desenvolveu em 2021 ações de mediação cultural/teatral, no formato online, nos seguintes projetos:  In-passe (dança contemporânea); Jonas: Dentro do Grande Peixe (teatro), Histórias para criar e recriar o mundo (contação de história). Ministrou ainda as seguintes formações: Mediação Cultural em Artes Cênicas para Crianças; Formação em Mediação Cultural para as Artes Cênicas; Curso de Mediação Cultural – Arte Educação (Sesc Maranhão); Formação: Mediação Cultural em Artes Cênicas para crianças (Sesc Bahia). Além de diversas participações em lives sobre a temática da mediação cultural, ensino de artes e infâncias.

Mais Sobre Cultura

Dia 29/06 tem lançamento de clipe tecnobrega do grupo As de Saias

Dia 29/06 tem lançamento de clipe tecnobrega do grupo As de Saias

O grupo As de Saias se prepara para o lançamento do videoclipe da canção tecnobrega “Nó”, dirigido por Juraci Júnior, em uma co-produção entre Casa

Projeto Sesc 52 leva programação literária em suas últimas semanas de circulação no interior de Rondônia

Projeto Sesc 52 leva programação literária em suas últimas semanas de circulação no interior de Rondônia

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE de Rondônia, por meio do Sesc/RO, reafirmando seu objetivo de integração, inclusão social e fomentador da cultu

Cia de Artes Ji-paranaense apresenta nos dias 27 e 28 de junho espetáculo inspirado na migração de mulheres no ciclo da borracha.

Cia de Artes Ji-paranaense apresenta nos dias 27 e 28 de junho espetáculo inspirado na migração de mulheres no ciclo da borracha.

Desde sua criação a Cia Clandestinos de Artes vem abordando temáticas de grande importância que vão desde assuntos da esfera intimista como também n

O menino do coração de ferro

O menino do coração de ferro

Dia 26 de Junho às 20h de Rondônia e às 21h de Brasília no canal do YouTube do Conexão Norte o Autor Fabiano Barros lança o audiobook O MENINO DO CORA