Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Inscrições abertas ao 4º Festival de Cinema Curta Amazônia em Porto Velho


Inscrições abertas ao 4º Festival de Cinema Curta Amazônia em Porto Velho  - Gente de Opinião

Com determinação e persistência a organização do mais novo empreendimento cultural de Rondônia, o 4º Festival de Cinema Curta Amazônia, informa que estão abertas as inscrições de filmes a partir de fevereiro até o dia 20 de abril de 2013. Mandem seus filmes em dvd ou pen-drive e faça parte desse importante evento cultural aqui em Porto Velho -Rondônia - Amazônia - Brasil. Festival que acontece de 3 a 8 de junho em Porto Velho, durante 6 dias.

As produções podem ser brasileiras e estrangeiras, esse ano estamos abrindo a categoria de média-metragem, atendendo inúmeras solicitações de realizadores no ano passado. O Festival avança na busca incessante de sua consolidação, criando janelas alternativas de exibição de filmes independentes dos nossos diretores e realizadores que acreditam que é possível fazer filmes de qualidade nesse país plural, fortalecendo a cadeia produtiva do Cinema Brasileiro.

Os filmes que estarão concorrendo na Mostra Competitiva devem ser produzidos a partir de 1º de janeiro de 2008, filmes de longa, média e curta-metragem, nos gêneros de animação, experimental, documentário e ficção, além da categoria vídeo-clipe com produção até 5 minutos.

Para conhecimento de todos, os filmes de curta-metragem devem ter a duração até 15 minutos já incluso os créditos, os filmes de média-metragem com duração até 69 minutos e os de longa-metragem acima de 70 minutos até 90 minutos, padrão adotado pela Agência Nacional de Cinema, a Ancine.

A organização informa que a partir dessa edição estará contribuindo para a preservação do Meio Ambiente, diminuindo na produção do evento a quantidade de material impresso e de divulgação. Alertar a sociedade rondoniense sobre importante tema que é a extinção da Arara Azul no Brasil. Não só contribuir mais participar de campanhas importantes que tragam resultados sobre a extinção de nossos bichos e nossas florestas na região. Prestigiamos esse pássaro colocando o nome do troféu aos vencedores da Mostra Competitiva de Troféu "Arara Azul".

Dica ambiental Curta Amazônia: imprima somente o necessário dos seus trabalhos, assim você já estará contribuindo para a preservação do planeta, diminuindo a derrubada de mais árvores.

Informações sobre a ficha de inscrição e regulamento no site oficial do evento www.curtamazonia.com.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Seringal: Outras Margens” leva histórias invisibilizadas às comunidades ribeirinhas e escolas de Porto Velho

Documentário “Seringal: Outras Margens” leva histórias invisibilizadas às comunidades ribeirinhas e escolas de Porto Velho

O documentário Seringal: Outras Margens, dirigido por Rafaela Oliveira, propõe um olhar sensível sobre a história da Amazônia a partir de uma perspe

Espetáculo do Teatro Ruante emociona comunidade surda em Porto Velho

Espetáculo do Teatro Ruante emociona comunidade surda em Porto Velho

Sala lotada, olhos atentos e uma noite marcada por depoimentos emocionantes. Assim foi a apresentação especial do espetáculo “Das Raízes, Folhas e F

Documentário sobre a cultura Sabanê é disponibilizado gratuitamente na internet

Documentário sobre a cultura Sabanê é disponibilizado gratuitamente na internet

Um importante registro audiovisual sobre a cultura indígena amazônica já está disponível ao público. O vídeo documentário “Saberes Ancestrais: Cultu

Produções de Rondônia contempladas pela Lei Paulo Gustavo integram programação do Cine Sesc 2026

Produções de Rondônia contempladas pela Lei Paulo Gustavo integram programação do Cine Sesc 2026

No dia 25 de março, a partir das 18h, o público de Porto Velho poderá conferir uma sessão que une a nostalgia dos cinemas de rua ao misticismo regio

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)