Quinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Inscrições abertas: 1ª Feira de Negócios do Audiovisual da Amazônia Criativa convoca cineastas da Região Norte


Inscrições abertas: 1ª Feira de Negócios do Audiovisual da Amazônia Criativa convoca cineastas da Região Norte - Gente de Opinião

Profissionais do audiovisual da Região Norte do Brasil têm até 27 de agosto para garantir sua participação na 1ª Feira de Negócios do Audiovisual da Amazônia Criativa, que acontecerá em Macapá entre os dias 23 e 27 de setembro de 2025. O evento, que promete ser um marco para o setor na região, confirmou a presença de grandes players como Amazon Studios e Canal Brasil, oferecendo uma oportunidade única de conexões, formação e visibilidade para as potentes narrativas amazônicas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo perfil oficial da Duda Filmes no Instagram: @dudafilmesap. Podem se inscrever projetos nas categorias de longa e série (ficção ou documentário), além de interessados no curso de engenharia da produção e na oficina de acessibilidade para o audiovisual.

ACESSE O REGULAMENTO AQUI 

Realizada pela Duda Filmes e pelo Instituto Amazônia Criativa, o evento conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo, do Governo do Estado do Amapá e do Ministério da Cultura (Minc). 

Com o tema "A primavera do audiovisual da Amazônia", a Feira se posiciona como uma plataforma estratégica para fortalecer a economia criativa e consolidar o Norte no mapa do audiovisual brasileiro.

A Feira de Negócios do Audiovisual da Amazônia Criativa reunirá importantes instituições e players, como: Amazon Studios, Canal Brasil, Canal Curta!, Projeto Paradiso, Descoloniza, Atena, Transforma, Olhar Brasil, Moveu Filmes, Araçá Filmes, Borboleta Filmes, além do apoio essencial da API (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro) e da CONNE (Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste).

Programação 

A programação da Feira, que será divulgada nos próximos dias, contará com pitchings (apresentações de projetos), rodadas de negócios, oficinas, masterclass, mesas de debate, curso engenharia da produção e oficina de acessibilidade no audiovisual, reunindo produtores, roteiristas, diretores e realizadores independentes dos sete estados da região: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

O destaque será a seleção de 10 projetos audiovisuais para participar dos pitchings (apresentações de vendas de projetos cinematográficos), com participação de players nacionais do setor. Cada estado da região Norte terá um projeto selecionado, com exceção do Amapá (estado-sede), que contará com quatro. Porém, nas rodadas de negócios poderão ser selecionados um número maior de projetos.

Os realizadores selecionados dos demais estados terão logística completa garantida (passagens, hospedagem e alimentação) para participar do evento.

A iniciativa valoriza a diversidade regional, de gênero e étnico-racial, adotando sistema de cotas em suas seleções e abrindo espaço para novos talentos e olhares. Além disso, os melhores projetos nas categorias de longa-metragem e série (ficção e documentário) serão premiados com troféus, certificados e mentorias exclusivas com profissionais do mercado nacional, como Plataforma Transforma e Projeto Paradiso.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta Amazônico destaca protagonismo feminino na tela e na produção

Curta Amazônico destaca protagonismo feminino na tela e na produção

Em meio aos sons da floresta urbana de Porto Velho, uma jovem transforma o silêncio em arte. A Ascensão da Cigarra, curta-metragem dirigido e roteir

Mostra Amazônia Negra de Cinema abre convocatória para filmes sobre identidade e representatividade negra

Mostra Amazônia Negra de Cinema abre convocatória para filmes sobre identidade e representatividade negra

A Mostra Amazônia Negra de Cinema está com convocatória aberta para a seleção de obras audiovisuais que irão compor sua programação itinerante em Ro

Ibiã e o Boto finaliza filmagens e revela a magia do Rio Jamari em uma poética vídeo-arte rondoniense

Ibiã e o Boto finaliza filmagens e revela a magia do Rio Jamari em uma poética vídeo-arte rondoniense

As filmagens de Ibiã e o Boto chegaram ao fim, marcando o encerramento de um projeto que une mitologia amazônica, poesia visual e o olhar sensível s

Poeta de Ariquemes vence Slam Rondônia e vai representar estado em Campeonato Brasileiro de Poesia Falada

Poeta de Ariquemes vence Slam Rondônia e vai representar estado em Campeonato Brasileiro de Poesia Falada

Ocorreu no último sábado (18) o Slam Rondônia, o Campeonato Estadual de Poesia Falada. O poeta Diordan Jheimes, da cidade de Ariquemes, foi o grande

Gente de Opinião Quinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)