Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Inovação no Vestibular da FIMCA: Terapia Ocupacional


 

Inovação no Vestibular da FIMCA: Terapia Ocupacional  - Gente de Opinião

Uma das inovações da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho para o vestibular deste ano é o Curso de Terapia Ocupacional, profissão da área da Saúde cuja procura vem se intensificando em todo o Brasil e no mundo. O princípio que rege a profissão é o de que vida é atividade e a saúde significa não somente ausência de doença, mas também o bem-estar biológico, psicológico e social.

Os serviços de Terapia Ocupacional são necessários quando existe disfunção ou risco de disfunção ocupacional em qualquer fase da vida da pessoa. A ocupação abrange atividades de autocuidado, produtivas (tais como trabalho, atividades escolares) e de lazer. As causas dessa disfunção geralmente combinam fatores pessoais e ambientais.

Os serviços são indicados para melhorar o desempenho funcional da pessoa, prevenir incapacidade e atraso de desenvolvimento. O uso de atividades no tratamento e as adaptações do meio são ferramentas legítimas e diferenciais dos terapeutas ocupacionais. Contudo, esses profissionais também podem conduzir seus atendimentos por meio de métodos e técnicas que não incluam o uso permanente de atividades.

Áreas de Atuação

O propósito da Terapia Ocupacional é a autonomia e a independência do indivíduo para a sua participação social nos moldes desejáveis. Os terapeutas ocupacionais utilizam métodos e técnicas que recuperam ao máximo a independência do paciente. Eles podem atuar em diferentes especialidades médicas, como neurologia, ortopedia, psiquiatria, geriatria, dentre outras. Seus préstimos são necessários em situações de hospitalização por diferentes causas e diante de enfermidades crônicas que exijam atenção nos domínios das habilidades motoras, cognitivas e emocionais.

Atendimentos domiciliares, no ambiente escolar e de trabalho também são realizados pelos terapeutas ocupacionais. Destaca-se também a importância do trabalho desse profissional na humanização do ambiente hospitalar e no campo da saúde do trabalhador. O uso de atividades propositivas, a adaptação de utensílios e de mobiliário, as mudanças nas demandas ambientais, as prescrições e o treinamento para o uso de órteses são exemplos de recursos utilizados por terapeutas ocupacionais.

Inscrições Abertas

As inscrições do Processo Seletivo Unificado das faculdades FIMCA e Metropolitana estão abertas para todos os cursos de graduação oferecidos pelas instituições até o dia 29 de janeiro. Ao todo são 2.180 vagas, distribuídas em 25 cursos: Medicina (40), Medicina Veterinária (60), Odontologia (60), Enfermagem (50), Farmácia (50), Biomedicina (50), Ciências Biológicas (100), Fisioterapia (50), Gestão Hospitalar (120), Psicologia (80), Fonoaudiologia (100), Nutrição (100), Zootecnia (120), Agronomia (100), Terapia Ocupacional (100), Administração (120), Ciências Contábeis (120), Educação Física (60), Gastronomia (100), Serviço Social (120), Turismo Ambiental (120), Arquitetura e Urbanismo (100), Letras (100), Pedagogia (100) e Gestão Comercial (60). 

De acordo com o edital, que pode ser baixado no site www.fimca.com.br, as provas serão realizadas no dia 31/01/2010, com início as 08h e término as 12h, no Campus da FIMCA.

Fonte: Sergio Mello

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bizarrus estreia na quinta-feira, dia 25, no Teatro Palácio das Artes

Bizarrus estreia na quinta-feira, dia 25, no Teatro Palácio das Artes

Depois de sete meses de trabalho entre audições para escolha do elenco e montagem do espetáculo, Bizarrus reestreia nesta quinta-feira, dia 25 de ab

Grupo Rovema lança campanha de incentivo à leitura

Grupo Rovema lança campanha de incentivo à leitura

No dia 23 de abril, o Grupo Rovema lança uma campanha especial em celebração ao Dia Mundial do Livro. A iniciativa visa promover o hábito da leitura

Porto Velho recebe o Amazônia das Palavras 3ª Edição

Porto Velho recebe o Amazônia das Palavras 3ª Edição

No próximo dia 30 de abril, terça-feira, a cidade de Porto Velho será a primeira das oito cidades amazônicas a receber as atividades do Amazônia das

Espetáculo “Bizarrus” reestreia dia 25 de abril, no Teatro Palácio das Artes

Espetáculo “Bizarrus” reestreia dia 25 de abril, no Teatro Palácio das Artes

O Governo de Rondônia promove a reestreia da peça teatral “Bizarrus”, encenada por reeducandos do sistema prisional de Porto Velho, no dia 25 de abr

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)