Porto Velho (RO) domingo, 16 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

IFRO oferta primeiro curso de engenharia da Rede Federal em Rondônia


 
O primeiro curso de engenharia da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Estado está sendo ofertado no Processo Seletivo 2011 do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), campus Colorado do Oeste. Ao todo são 40 vagas para Engenharia Agronômica, em período integral. As inscrições desse e de outros cursos de Graduação e de Ensino Técnico iniciaram dia 06 e terminam no dia 21 de outubro, próxima quinta-feira.

Situado no município de Colorado do Oeste, a aproximadamente 750 km da Capital Porto Velho, o campus está numa região de economia baseada no setor de serviços e de atividades agropecuárias. E por se tratar de uma unidade de vocação agrícola, que abriga desde 1993 a Escola Agrotécnica Federal, passando a integrar o IFRO no fim de 2008, pesquisas iniciais demonstraram que haverá campo de trabalho para absorver os futuros agrônomos ali formados.

“A comunidade está aguardando com muita expectativa”, comenta o Diretor Geral do Campus Colorado, Carlos Henrique dos Santos. Para o Reitor do IFRO, Raimundo Vicente Jimenez, o “curso além de atender a um quadro mais geral, também tem uma vertente mais regional, que envolve a questão de sustentabilidade da região”, explica enfatizando um currículo que abrange muitos temas de agroecologia, uma das mais importantes alternativas atuais para a sustentabilidade.

“O Campus possui um perfil agrícola e, por isso, tem condições de oferecer laboratórios adequados, professores qualificados e ambiente necessário para desenvolvimento das disciplinas”, explica o Diretor de Desenvolvimento do Ensino, Sergio Francisco Loss Franzin.

Para os egressos do próprio Instituto haverá a alternativa da “verticalidade”, um dos diferenciais das unidades de ensino da Rede Federal, em que se imagina o aluno chegando ao Ensino Médio e alcançando a Pós-Graduação, dentro do mesmo ambiente de ensino e com os professores podendo atuar nesses diversos níveis. “Uma vez que Colorado oferece o Técnico em Agropecuária, é interessante que ofereça a graduação, é sinal de interesse pela área e significa progressão profissional”, diz Franzin.

Em Rondônia, o curso de Agronomia não vem atendendo à demanda de interessados, sendo a partir de agora uma alternativa a mais para os vestibulandos da região. O perfil do profissional foi concebido de acordo com a Resolução 01/2006 do Conselho Nacional de Educação. “O projeto do curso está bem sintonizado com os princípios de uma formação que relaciona competência profissional com o preparo para o exercício da cidadania. O profissional formado aqui sairá capaz de projetar, articular, gerenciar e desenvolver ideias inovadoras no campo da agronomia”, finaliza Franzin.

Serviço
O que – Inscrição para 1º Curso de Engenharia do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia)
Quando – De 06 a 21 de outubro de 2010
Onde – Campus Colorado do Oeste
Mais informações –
www.ifro.edu.br

Fonte: Rosália Silva

Mais Sobre Cultura

Liga sai em defesa dos blocos carnavalescos de trio elétrico de Porto Velho

Liga sai em defesa dos blocos carnavalescos de trio elétrico de Porto Velho

O presidente da Liga dos Blocos Carnavalescos de Porto Velho Mavignier Ferro falou na manhã desta quarta-feira sobre a intenção de alguns ativistas cu

Mado apresenta a poesia do poeta Dadá no Mercado Cultural

Mado apresenta a poesia do poeta Dadá no Mercado Cultural

O poeta e ator Carlos Macedo, o Mado, apresentará, numa livre interpretação, poesias do livro ‘Sobra das Noites’ do poeta Adaides Batista, o Dadá. O e

Cia de Artes Evolução participa do projeto  Nossa Energia

Cia de Artes Evolução participa do projeto Nossa Energia

A Cia de Artes Evolução, uma das mais atuantes companhias de teatro do estado de Rondônia, participa do projeto “Nossa Energia”, desenvolvido pela E

Cirurgião de Rondônia relata sua trajetória em livro

Cirurgião de Rondônia relata sua trajetória em livro

O médico cirurgião Paulo Gondim acaba de publicar o livro Ser Cirurgião – Missão de Vida, onde relata sua trajetória profissional ao longo de quase