Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

IFRO oferta primeiro curso de engenharia da Rede Federal em Rondônia


 
O primeiro curso de engenharia da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Estado está sendo ofertado no Processo Seletivo 2011 do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), campus Colorado do Oeste. Ao todo são 40 vagas para Engenharia Agronômica, em período integral. As inscrições desse e de outros cursos de Graduação e de Ensino Técnico iniciaram dia 06 e terminam no dia 21 de outubro, próxima quinta-feira.

Situado no município de Colorado do Oeste, a aproximadamente 750 km da Capital Porto Velho, o campus está numa região de economia baseada no setor de serviços e de atividades agropecuárias. E por se tratar de uma unidade de vocação agrícola, que abriga desde 1993 a Escola Agrotécnica Federal, passando a integrar o IFRO no fim de 2008, pesquisas iniciais demonstraram que haverá campo de trabalho para absorver os futuros agrônomos ali formados.

“A comunidade está aguardando com muita expectativa”, comenta o Diretor Geral do Campus Colorado, Carlos Henrique dos Santos. Para o Reitor do IFRO, Raimundo Vicente Jimenez, o “curso além de atender a um quadro mais geral, também tem uma vertente mais regional, que envolve a questão de sustentabilidade da região”, explica enfatizando um currículo que abrange muitos temas de agroecologia, uma das mais importantes alternativas atuais para a sustentabilidade.

“O Campus possui um perfil agrícola e, por isso, tem condições de oferecer laboratórios adequados, professores qualificados e ambiente necessário para desenvolvimento das disciplinas”, explica o Diretor de Desenvolvimento do Ensino, Sergio Francisco Loss Franzin.

Para os egressos do próprio Instituto haverá a alternativa da “verticalidade”, um dos diferenciais das unidades de ensino da Rede Federal, em que se imagina o aluno chegando ao Ensino Médio e alcançando a Pós-Graduação, dentro do mesmo ambiente de ensino e com os professores podendo atuar nesses diversos níveis. “Uma vez que Colorado oferece o Técnico em Agropecuária, é interessante que ofereça a graduação, é sinal de interesse pela área e significa progressão profissional”, diz Franzin.

Em Rondônia, o curso de Agronomia não vem atendendo à demanda de interessados, sendo a partir de agora uma alternativa a mais para os vestibulandos da região. O perfil do profissional foi concebido de acordo com a Resolução 01/2006 do Conselho Nacional de Educação. “O projeto do curso está bem sintonizado com os princípios de uma formação que relaciona competência profissional com o preparo para o exercício da cidadania. O profissional formado aqui sairá capaz de projetar, articular, gerenciar e desenvolver ideias inovadoras no campo da agronomia”, finaliza Franzin.

Serviço
O que – Inscrição para 1º Curso de Engenharia do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia)
Quando – De 06 a 21 de outubro de 2010
Onde – Campus Colorado do Oeste
Mais informações –
www.ifro.edu.br

Fonte: Rosália Silva

Mais Sobre Cultura

Palco Giratório é sucesso de público em Porto Velho

Palco Giratório é sucesso de público em Porto Velho

O Festival Palco Giratório é o maior intercâmbio das artes cênicas do país. Promovido pelo Sistema Fecomércio através do Serviço Social do Comércio-

Filme Caçambada Cutuba estréia nesta sexta-feira, 13

Filme Caçambada Cutuba estréia nesta sexta-feira, 13

O filme documentário Caçambada Cutuba estréia nesta sexta-feira, 13 de setembro, às 19h30, no Teatro Guaporé, em Porto Velho, com entrada gratuita.C

 Festas Às Nações acontece no Porto Velho shopping

Festas Às Nações acontece no Porto Velho shopping

O festival gastronômico internacional que está na sua 8ª edição reúne a culinária típica de diversas nacionalidades estrangeiras, com o propósito de i

Um Show de Chorinho, com grandes músicos mineiros, no Buraco doCcandiru

Um Show de Chorinho, com grandes músicos mineiros, no Buraco doCcandiru

A Confraria dos Amigos do Buraco do Candiru irá receber, neste sábado, dia 7 de setembro, a partir das 16:00 h, no Buraco do Candiru (Rua Guiana, 28