Quarta-feira, 25 de novembro de 2009 - 12h25
A incontinência urinária na idade avançada foi o tema do segundo encontro dos acadêmicos do 6º período do Curso de Fisioterapia da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho, com os idosos assistidos pela Pastoral do Idoso da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Porto Velho.
Sob a supervisão dos professores Renato Campos Freire Júnior e Janaína Campos Bedran, os acadêmicos proferiram palestra e conduziram ampla discussão sobre a incontinência urinária, a perda involuntária de urina, problema muito comum na idade avançada.
“A causa mais importante em idosos é o mau funcionamento da bexiga. Mas pode ocorrer também em quem fez cirurgia para a retirada do câncer de próstata e sofreu lesão no esfíncter (a válvula que fecha a bexiga). O ideal, portanto, é prevenir-se. E esse é o objetivo da nossa presença aqui”, disse o professor Renato Campos Freire Júnior, coordenador do Curso de Fisioterapia da FIMCA.
Após a palestra e o esclarecimento de dúvidas, os acadêmicos compartilharam com os idosos algumas posturas e exercícios de fortalecimento da musculatura do períneo.
O projeto faz parte da parceria entre a Pastoral do Idoso e as disciplinas de Fisioterapia Geriátrica e Fisioterapia Uroginecológica do Curso de Fisioterapia da FIMCA. O encontro foi realizado no salão paroquial, sábado passado (21/11), dentro do cronograma de trabalho elaborado para dar suporte aos serviços oferecidos pela Pastoral do Idoso aos seus assistidos, na área de educação em saúde.
Fonte: Sergio Mello
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Dois Curtas e os Múltiplos Territórios do Corpo Feminino
No mesmo dia, chegam ao público dois curtas-metragens rondonienses que dialogam entre si ao lançar um olhar sensível e contundente sobre o universo

Literatura em destaque: conexões e saberes entre Rondônia e Paraíba
A literatura tem o poder singular de atravessar territórios, encurtar distâncias e construir pontes simbólicas entre povos, culturas e histórias. Ne

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira
A organização da Oficina “Práticas de Canto Coral Cênico” prolongou até esta semana as inscrições para o evento. Trata-se de uma iniciativa transfor

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no próximo sábado (31)
O Carnaval começa oficialmente em Porto Velho no próximo sábado (31), com a realização do tradicional Baile Municipal, no Mercado Cultural, no centro
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)