Domingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Idosos aprendem a controlar a Incontinência Urinária


 
A incontinência urinária na idade avançada foi o tema do segundo encontro dos acadêmicos do 6º período do Curso de Fisioterapia da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho, com os idosos assistidos pela Pastoral do Idoso da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Porto Velho. 

Sob a supervisão dos professores Renato Campos Freire Júnior e Janaína Campos Bedran, os acadêmicos proferiram palestra e conduziram ampla discussão sobre a incontinência urinária, a perda involuntária de urina, problema muito comum na idade avançada. 

“A causa mais importante em idosos é o mau funcionamento da bexiga. Mas pode ocorrer também em quem fez cirurgia para a retirada do câncer de próstata e sofreu lesão no esfíncter (a válvula que fecha a bexiga). O ideal, portanto, é prevenir-se. E esse é o objetivo da nossa presença aqui”, disse o professor Renato Campos Freire Júnior, coordenador do Curso de Fisioterapia da FIMCA. 

Após a palestra e o esclarecimento de dúvidas, os acadêmicos compartilharam com os idosos algumas posturas e exercícios de fortalecimento da musculatura do períneo. 

O projeto faz parte da parceria entre a Pastoral do Idoso e as disciplinas de Fisioterapia Geriátrica e Fisioterapia Uroginecológica do Curso de Fisioterapia da FIMCA. O encontro foi realizado no salão paroquial, sábado passado (21/11), dentro do cronograma de trabalho elaborado para dar suporte aos serviços oferecidos pela Pastoral do Idoso aos seus assistidos, na área de educação em saúde. 

Fonte: Sergio Mello

Gente de OpiniãoDomingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Gente de Opinião Domingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)