Porto Velho (RO) segunda-feira, 22 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Idosos aprendem a controlar a Incontinência Urinária


 
A incontinência urinária na idade avançada foi o tema do segundo encontro dos acadêmicos do 6º período do Curso de Fisioterapia da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho, com os idosos assistidos pela Pastoral do Idoso da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Porto Velho. 

Sob a supervisão dos professores Renato Campos Freire Júnior e Janaína Campos Bedran, os acadêmicos proferiram palestra e conduziram ampla discussão sobre a incontinência urinária, a perda involuntária de urina, problema muito comum na idade avançada. 

“A causa mais importante em idosos é o mau funcionamento da bexiga. Mas pode ocorrer também em quem fez cirurgia para a retirada do câncer de próstata e sofreu lesão no esfíncter (a válvula que fecha a bexiga). O ideal, portanto, é prevenir-se. E esse é o objetivo da nossa presença aqui”, disse o professor Renato Campos Freire Júnior, coordenador do Curso de Fisioterapia da FIMCA. 

Após a palestra e o esclarecimento de dúvidas, os acadêmicos compartilharam com os idosos algumas posturas e exercícios de fortalecimento da musculatura do períneo. 

O projeto faz parte da parceria entre a Pastoral do Idoso e as disciplinas de Fisioterapia Geriátrica e Fisioterapia Uroginecológica do Curso de Fisioterapia da FIMCA. O encontro foi realizado no salão paroquial, sábado passado (21/11), dentro do cronograma de trabalho elaborado para dar suporte aos serviços oferecidos pela Pastoral do Idoso aos seus assistidos, na área de educação em saúde. 

Fonte: Sergio Mello

Mais Sobre Cultura

Wankabuki lança campanha de financiamento coletivo

Wankabuki lança campanha de financiamento coletivo

O Grupo de Teatro Wankabuki, sediado no município de Vilhena (RO), lançou através da plataforma Catarse, uma nova campanha de financiamento coletivo p

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona