Porto Velho (RO) sábado, 25 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Iaripuna promove eventos para todas as idades neste final de semana


 
A Prefeitura de Porto Velh, por meio da Fundação Municipal de Cultura Iaripuna, promove neste final de semana mais uma serie de eventos gratuitos para a população. A programação é variada e contempla o público jovem e adulto. Na quinta tem seresta e na sexta, o projeto ‘A Fina Flor do Samba’, com atrações para quem curte o melhor da música brasileira. Já o domingo é da galera, com a realização do projeto ‘Trocando Ideias’, que reúne todas as tribos urbanas em um grande encontro que acontece sempre no último domingo de cada mês, com a participação do Coletivo Caos. Em sua terceira edição, o projeto reuniu cerca de mil pessoas no final de maio e a expectativa dos organizadores é de um público de três mil pessoas neste domingo. O Coletivo Caos é formado pelo pessoal do Hip Hop, patins, byke e rock, entre outros segmentos.

Na quinta-feira, a Iaripuna promove uma seresta com a cantora Fátima Miranda e convidados, no Mercado Cultural, das 20h às 24h. Além da Fátima Miranda, que é a principal atração da noite, durante as serestas o microfone fica à disposição de artistas que queiram apresentar seus trabalhos. Na sexta-feira, a partir das 20h, também no Mercado Cultural, é apresentado o projeto ‘A Fina Flor do Samba’, dirigido pelo compositor e cantor Ernesto Melo, que em suas composições fala sobre a trajetória da cidade em primorosas crônicas musicais. O trabalho começou de forma espontânea e ganhou o apoio da Iaripuna, a qual oferece a estrutura necessária para as apresentações. Durante o evento, grandes nomes da música regional se apresentam para um público numeroso, que lota a rua que fica na frente do mercado e também a Praça Getúlio Vargas.

A programação musical do final de semana tem continuidade no sábado e domingo, durante a Feira do Porto, das 19h às 22h, na praça Aluízio Ferreira. A Feira reúne uma mostra de artesanato e gastronomia regional e também é uma oportunidade para os artistas da terra mostrarem os seus trabalhos. Nesta próxima edição está programada a participação dos artistas Bira de Lima, Marco Terço e Edglei, no sábado, e a Banda Break Down e Júlio César e Neto, no domingo.

Juventude

O projeto ‘Trocando Ideia’, programado para o domingo, a partir das 18h, é promovido pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Juventude e a Fundação Iaripuna em parceria com o Coletivo Caos. No caso, a prefeitura oferece a estrutura e o Coletivo Caos articula as tribos urbanas e a programação do dia. Além de apresentações culturais, durante o evento é feita a divulgação dos diversos serviços oferecidos pela administração municipal nas áreas de qualificação profissional, educação, cultura, esporte e lazer. “O projeto é uma oportunidade que a prefeitura oferece para os jovens discutirem políticas públicas com uma linguagem que eles entendem e com a qual se identificam”, explica o coordenador municipal de Juventude, Samuel Pessoa.

A programação cultural da prefeitura também inclui a apresentação de documentários do Programa Doctv, na sexta-feira, das 19h30 às 20h15, no Mercado Cultural e a apresentação da peça ‘Já passa das oito’, com o Grupo Fiasco, no Teatro Banzeiros, das 20h às 22h, no sábado e e no domingo. Também no domingo, o Espaço Cultural Vrena (Rua Tobias Barreto, 18, Bairro Tucumanzal) abre suas portas para a comunidade, com o projeto Cineoquinha, que inclui filmes para a criançada, e documentários do Doctv, para o público infantil e adulto.

Confira a programação em anexo e não perca a oportunidade de participar. Bom final de semana para todos.

 

 

 PROJETO/ATRAÇÃO

 

O QUE É?

 

QUANDO E ONDE?

 

QUINTA DA SERESTA COM FÁTIMA MIRANDA E CONVIDADOS

 

 Show de cantores locais.

 

 

Quinta-feira (24 jun) 20h às 24h

Mercado Cultural

 

DOCTV IV

 

 

Documentário de filmes de outros Estados.

 

 

Sexta-Feira (25 Junho) 19h30 as 20h15h no Mercado Cultural.

 

A FINA FLOR DO SAMBA

Com Ernesto Melo e convidados (intérpretes e músicos de porto Velho).

 

 

Programação voltada para o samba regional e o samba nacional de raiz.

 

Sexta-feira (25 junho) 20h

Mercado cultural

 

 

FEIRA DO PORTO

 

Apresentações artísticas com BIRA DE LIMA, MARCO TERÇO E EDGLEI - venda de comidas típicas, artesanato e biojóias.

 

Sábado (26 de junho)

19h às 22h

Praça Aluízio Ferreira.

 

 

CIA DE TEATRO FIASCO

 

Espetáculo Teatral “JÁ PASSAM DAS OITO”

 

 Sábado e Domingo (26 e 27 de junho) 20h às 22h Teatro Banzeiros

 

 

 

 

 

MISSA NA CAPELA DE SANTO ANTONIO

                

Atividade religiosa na

Igreja de Santo Antonio (patrimônio histórico do município.) – além da Santa Missa, o local é propício para contemplação e fotografia das obras da Usina de Santo Antonio e do Rio Madeira.

 

                

 

 

 

Domingo (27/junho)

10h

Igreja de Sto. Antônio

 

 

CINE OQUINHA

E

PROGRAMA DOCTV IV

 

Projeto Cineoquinha: apresentação de filmes infantis.

Doctv: documentário “CHAMPS E OS LADRÕES DE CINEMA”

 

Domingo 27 /06/2010

 Cineoquinha -17h

DocTv – 18h

Local: Centro Cultural Vrena (Rua Tobias Barreto, 18 – Bairro Tucumanzal)

 

 

 

FEIRA DO PORTO

 

Apresentações artísticas com BANDA BREAK DOWM e JÚLIO CESAR E NETO - venda de comidas típicas, artesanato e biojóias.

 

 

Domingo (27. jun)

19h às 22h

Praça Aluízio Ferreira.

 

 

TROCANDO IDEIAS

 

Vários segmentos de cultura

Domingo (27 jun) 18h as 23h - MERCADO CULTURAL


 Fonte: ANA/Ascom

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio