Porto Velho (RO) quinta-feira, 28 de maio de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Hortas: Semed implementa projeto nas escolas da zona rural


Capacitar funcionários das escolas da rede municipal de ensino com relação às técnicas de plantio e manutenção de hortas. Este é um dos principais objetivos do projeto que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) começou a implementar nas escolas públicas de Porto Velho. Trata-se de uma parceria da Prefeitura com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater/RO) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

"Todos nós sabemos que, para se ter boa saúde, é preciso comer bem e, para se comer bem, é necessário ter sobre a mesa muita verdura e muita fruta, pois, como se sabe, as hortaliças são ricas fontes de alimentos que você pode ter perto de casa", diz o palestrante Cledmar Caneiro, na cartilha "Cultive sua Horta Doméstica", distribuída a todos os participantes do treinamento organizado e coordenado por técnicos da Semed.

Para a secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa, a implementação do projeto "Horta na Escola" é de suma importância para o desenvolvimento físico e orgânico dos alunos da rede oficial de ensino de Porto Velho, na medida em que vai possibilitar uma melhor complementação da merenda escolar.

Durante o curso "Plantio e Manutenção de Hortas", os representantes das escolas da rede municipal de ensino aprenderam noções básicas sobre o plantio de diversos tipos de hortaliças, como alface, agrião, tomate, almeirão, pepino, salsa, coentro, chicória, jiló, rúcula, quiabo, repolho, alho, rabanete e beterraba, dentre outros.

Além de Cleidmar Carneiro, também proferiram palestras no curso os técnicos Alessandro Santos Biavatti (Semagric) e Wesber Cesário da Silva (Embrapa). A princípio, o projeto será implementado nas escolas da zona rural de Porto Velho. A iniciativa da Semed conta com o apoio do prefeito Roberto Sobrinho.

Fonte: Giceli Soupinski

Mais Sobre Cultura

Prefeitura realiza cadastramento de agentes da cultura

Prefeitura realiza cadastramento de agentes da cultura

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Fundação Cultural e em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), projeto Mesa Brasil d

Mãe cabocla, mãe brigadeira

Mãe cabocla, mãe brigadeira

Minha mãe era cabocla, era beiradeira,Não estudou, não teve tempo nem oportunidade para isso.Mas foi perfeita!Foi disparada a melhor mãe do mundo, sel

MÃE

MÃE

Ah, mãe! Palavra tão pequenina, mas de significado infinito....

Um artista de Rondônia está entre os contemplados no Arte como respiro

Um artista de Rondônia está entre os contemplados no Arte como respiro

O Itaú Cultural acaba de divulgar em seu site (www.itaucultural.org.br) os selecionados para o primeiro edital da série Arte como respiro: múltiplos e