Porto Velho (RO) sexta-feira, 17 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Hortas: Semed implementa projeto nas escolas da zona rural


Capacitar funcionários das escolas da rede municipal de ensino com relação às técnicas de plantio e manutenção de hortas. Este é um dos principais objetivos do projeto que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) começou a implementar nas escolas públicas de Porto Velho. Trata-se de uma parceria da Prefeitura com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater/RO) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

"Todos nós sabemos que, para se ter boa saúde, é preciso comer bem e, para se comer bem, é necessário ter sobre a mesa muita verdura e muita fruta, pois, como se sabe, as hortaliças são ricas fontes de alimentos que você pode ter perto de casa", diz o palestrante Cledmar Caneiro, na cartilha "Cultive sua Horta Doméstica", distribuída a todos os participantes do treinamento organizado e coordenado por técnicos da Semed.

Para a secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa, a implementação do projeto "Horta na Escola" é de suma importância para o desenvolvimento físico e orgânico dos alunos da rede oficial de ensino de Porto Velho, na medida em que vai possibilitar uma melhor complementação da merenda escolar.

Durante o curso "Plantio e Manutenção de Hortas", os representantes das escolas da rede municipal de ensino aprenderam noções básicas sobre o plantio de diversos tipos de hortaliças, como alface, agrião, tomate, almeirão, pepino, salsa, coentro, chicória, jiló, rúcula, quiabo, repolho, alho, rabanete e beterraba, dentre outros.

Além de Cleidmar Carneiro, também proferiram palestras no curso os técnicos Alessandro Santos Biavatti (Semagric) e Wesber Cesário da Silva (Embrapa). A princípio, o projeto será implementado nas escolas da zona rural de Porto Velho. A iniciativa da Semed conta com o apoio do prefeito Roberto Sobrinho.

Fonte: Giceli Soupinski

Mais Sobre Cultura

VIRIATO MOURA LANÇA LIVROS NA COMEMORAÇÃO DO DIA DO ESCRITOR

VIRIATO MOURA LANÇA LIVROS NA COMEMORAÇÃO DO DIA DO ESCRITOR

A Academia Rondoniense de Letras (ARL) promoveu um encontro de seus membros no dia 27 passado para comemorar o Dia do Escritor, ocorrido em 25 de julh