Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Hoje tem filmes, poesias e música na Madeira Mamoré


Logo mais na noite de hoje (29/6) na Praça Madeira Mamoré tem entrega de homenagem ao jornalista Nelson Townes de Castro, falecido no ano de 2011, homenagem será recebida pelos seus familiares. A partir dessa edição a melhor produção rondoniense do 3º Festival de Cinema Curta Amazônia receberá o nome de Troféu Nelson Townes.

Dando sequência na programação cultural tem a apresentação de filmes históricos e científicos da cineasta Stella Oswaldo Cruz Penido e Eduardo Thielen, produzido nos estados de Rondônia, Amazonas e Pará, com imagens e fragmentos do acervo de seu bisavô Oswaldo Cruz quando esteve realizando levantamento e implantando ações de prevenções às doenças tropicais na época da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré na região em 1910. Os filmes dos cineastas são “Cinematógrafo brasileiro em Dresden”, e “Oswaldo Cruz na Amazônia - a saga das vacinas”, todos documentários.

Após a exibição dos filmes haverá a cerimônia de premiação do Festival informando os vencedores dessa edição. E, encerrando essa primeira noite do Curta Amazônia na Praça Madeira Mamoré teremos a apresentação das bandas regionais "As Testemunhas" que são compostas de músicas regionais e poesias, os componentes são Giovani, Raoni, Nino, Gabi, Elias, Kátia, Eliseu e Edivaldo Viecili. A outra banda regional que se apresentará será a banda "Malcriados" que tem a frente no vocal Dinho Reis, e demais componentes Tino Lôco Alves, Cláudio Jonhson, Saulo e Bode. Imperdível essas atrações rondonienses! Essa galera que vai desde poesias, músicas beradeiras até o rock regional.

Temos as seguintes empresas privadas e órgãos públicos que acreditam e contribuem no potencial da cultura rondoniense como poder de transformação de uma sociedade: Eletrosul, Eletrobras do Governo Federal, Sesc Rondônia do Sistema Fecomércio, Secel-Secretaria Estadual de Cultura do Governo da Cooperação, ABD Rondônia, Fórum dos Festivais, Fundação Iaripuna, Coordenadoria de Políticas Públicas para mulheres, Emater, Aqui Publicidade e Imprensa Rondoniense.

Você é o nosso convidado para mais essa sessão de filmes convidados no maior patrimônio material e cultural de nosso Estado de Rondônia, em comemoração de seu centenário de construção, a Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

E no sábado dia (30/6) tem lançamento do documentário do diretor rondoniense Carlos Levy, "Madeira Mamoré 100 anos depois - o sonho não acabou! Abrindo essa sessão de sábado temos a apresentação do Duo Pirarublue da Amazônia, na sequência, temos a apresentação e entrega dos vencedores do concurso de pintura ambiental e encerrando essa terceira edição teremos a apresentação dos filmes vencedores de 2012.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio