Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Hoje tem a rainha da Zona Sul: Flor da Primavera

Tema – O mapa do tesouro


Hoje tem a rainha da Zona Sul: Flor da Primavera  - Gente de Opinião

A grande atração será da Quadrilha Junina Flor da Primavera. A agremiação o tema “Mapa do Tesouro”. A apresentação no Arraial Flor do Maracujá será na quarta-feira, 26 de junho, às 23h.Flor da Primavera é comandada pela verdadeira Rainha Dona Francisca, Presidente da Junina Flor da Primavera. Em 2024, a Junina Flor da Primavera vai embarcar numa viagem rumo ao paraíso da ilusão! O São João não será mais o mesmo: O Mapa do Tesouro!

Você está preparado? Não adianta tentar se esconder,

Sei o caminho que me leva até você,

Tá gravado nesse mapa, vale mais que ouro

Chegou à Flor da Primavera o meu maior tesouro! “

Na noite de hoje o público vai apreciar as belíssimas indumentárias feita pela equipe de costureiras da Flor da Primavera, além de alegorias ou cenários em grandes proporções, 35 pares contando com os personagens, Casal de Noivo e Noiva, Velho e Velha e Rainhas entre outros. Vai colocar na arena do Flor do Maracujá o seu melhor”, disse o Presidente Dona Francisca.

Zetti Ferreira é uma das costureiras da quadrilha e relata o trabalho intenso das apresentações. “A sensação de nervosismo antes das apresentações é intensa, porém gratificante. Durante o período de ensaios e apresentações, passo mais tempo no ateliê do que em minha própria casa. Danço há 28 anos, representando a figura da “velha” há cerca de 8 ou 9 anos, o que considero uma terapia valiosa. Não consigo evitar a ansiedade, mas sempre encontro a energia para dançar quando chega a época das festividades”, disse a costureira.

E o nosso querido e amigo Jornalista André Oliveira, é o grande responsável, pela coreografia, artesão e ainda responsável pelo tema e músicas.

Breve História- Flor da Primavera

A agremiação Flor da Primavera foi criada em 1986, no Bairro Cidade do Lobo. Inicialmente chamada Flor de Bananeira, mudou de nome no mesmo ano. Antônio José Pereira, presidente por 28 anos, liderou a quadrilha que entrou no Arraial Flor do Maracujá em 1986, e se tornou campeã em 1987, seu único título. Os ensaios acontecem de segunda a sexta-feira, na quadra da Escola Estadual Tancredo Neves, zona Sul, em Porto Velho. A apresentação no Arraial Flor do Maracujá será na quarta-feira, 26 de junho, às 23h. O evento, realizado pelo governo do estado, está em sua 40ª edição, e ocorre de 21 a 30 de junho no Parque dos Tanques.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta documentário “Pioneiros da Dança em Rondônia”

Curta documentário “Pioneiros da Dança em Rondônia”

Um curta documentário de 15 minutos “Pioneiros da Dança em Rondônia” nesta primeira edição a obra apresentará um recorte da história da dança dos d

AJEB RONDÔNIA  lança 1º Concurso de Ilustração “Rondônia em Cores” para valorizar cultura e novos talentos

AJEB RONDÔNIA lança 1º Concurso de Ilustração “Rondônia em Cores” para valorizar cultura e novos talentos

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Rondônia (AJEB-RO) lançou oficialmente o Edital nº 01/2026, que institui o 1º Con

Mostra ‘Onde me encontro’ abre espaço para a expressão de mulheres do espectro autista

Mostra ‘Onde me encontro’ abre espaço para a expressão de mulheres do espectro autista

Em alusão ao abril azul, mês de conscientização do espectro autista, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou atividades de produção artísti

“Contos de Quase Amores”, de Édier William

“Contos de Quase Amores”, de Édier William

A literatura afroamazônica contemporânea amplia seu alcance com o lançamento do e-book Contos de Quase Amores, do escritor rondoniense Édier William

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)