Porto Velho (RO) quinta-feira, 16 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

HOJE: Cinema em 1 minuto


Sílvio Santos

A organização Não-Governamental Movimento Juventude Alternativa, em parceria com o Governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam e a Secretaria de Estado da Educação – Seduc, realiza neste sábado (25), às 20h na Casa da Cultura Ivan Marrocos, o lançamento da 3ª edição do "1 Festival Rondônia 2006" do Cinema de 1 minuto, o qual estará transformando Porto Velho na capital do cinema curta-metragem, no período de 25 de novembro a 9 de dezembro.

O "1 Festival Rondônia 2006" traz nesta um leque vasto de novidades e atrações, uma delas é a presença do cineasta amazonense, Júnior Rodrigues, que ministrará duas oficinas de cinema, cada uma com uma especialidade – roteiro, produção, direção e personagens.

As Oficinas, conforme informou o coordenador do evento Rodrigo Tasso Braga de Almeida, serão gratuitas para os estudantes da rede estadual de ensino, devido à parceria com a Sedam, que está apoiando o evento na produção de 4 filmes de 1 minuto com temática ambientais.

De acordo com a organização do festival, já foram realizadas 5 oficinas de cinema este ano, que atenderam um público de 300 pessoas em Porto Velho, tendo como resultado a produção de 14 filmes de 1 minuto.

O governo estadual e a Coca-Cola, Eletronorte, Ameron, Semed, Pacaas Engenharia e Gran Filmes, são os grandes incentivadores do festival.

Faz parte da programação do Festival de Filmes de 1 minuto a "Mostra 1 Rondônia" que teve uma seleção especial de filmes apropriados para crianças e que serão exibidos em 15 escolas da rede municipal para os alunos de 1ª a 4ª série.

A Mostra paralela Tokaia (os filmes de 1 minuto não selecionados), o projeto 1 Minuto na Escola será realizado em 25 escolas estaduais e a Mostra paralela Curta Kinoforum que exibirá filmes de curtas produzidos através de oficinas de cinema no estado de São Paulo.

Mais Sobre Cultura

VIRIATO MOURA LANÇA LIVROS NA COMEMORAÇÃO DO DIA DO ESCRITOR

VIRIATO MOURA LANÇA LIVROS NA COMEMORAÇÃO DO DIA DO ESCRITOR

A Academia Rondoniense de Letras (ARL) promoveu um encontro de seus membros no dia 27 passado para comemorar o Dia do Escritor, ocorrido em 25 de julh