Porto Velho (RO) domingo, 16 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Hélio Vieira debate importância do Exame de Ordem


 
O presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, Hélio Vieira foi um dos ex-alunos convidados a palestrar durante a programação alusiva aos 25 anos da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Renomado pela tenacidade com que desenvolve a suas atividades no ramo da advocacia trabalhista e sindical, Hélio Vieira é também o primeiro advogado formado pela unir a assumir a presidência da OAB Rondônia e, durante palestra na última quinta-feira (25/11), expôs aos acadêmicos de direito da instituição os objetivos e a importância do Exame de Ordem para a própria advocacia.

“O exercício da advocacia, não é simplesmente uma profissão, mas uma atividade para vocacionados”, afirmou Hélio Vieira, acrescentando que essa atividade é praticamente um sacerdócio e, para tanto, é necessário que haja profissionais capacitados comprometidos com o bom desempenho, baseando sua conduta no constante estudo e na ética nas relações com os clientes. O presidente OAB Rondônia assegura ainda que o exame da Ordem esta ai para selecionar esses profissionais, que a cada ano vem aumentando sua presença no mercado, para garantir bons prestadores de serviço para a sociedade.

Tendo em vista que o Brasil hoje registra cerca de oitocentos cursos de direito devidamente reconhecidos pelo MEC, divididos em 3 grupos: os de elevado nível de ensino, que apresentam um índice elevado de aprovação no Exame de Ordem; e um outro grupo formado por instituições que possuem compromisso com o ensino jurídico e condições de bem preparar seus alunos, mas não têm obtido uma boa performance nos Exame de Ordem. E existem ainda aqueles que não tem nenhum compromisso ou preocupação com o ensino de qualidade. Desse total, apenas sessenta faculdades que ensinam o Direito receberam do Ministério da Educação e da OAB Nacional certificado de qualidade.

No Estado de Rondônia são registrados 11 cursos de direito, todos aprovados pelo MEC, que coloca no mercado em média 800 bacharéis anualmente. “É através destes dados que questionamos, com aqueles que são reprovados pelo Exame de Ordem, se o mercado e a própria sociedade teria condições de absorver profissionais não qualificados para atender aos anseios dos cidadãos”.

Primeiro advogado formado pela Universidade Federal de Rondônia a assumir a presidência da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, Hélio Vieira participou da programação alusiva aos 25 anos da implantação da Unir, ao lado de outros ex-alunos, como o procurador da República, Heitor Alves, que, na qualidade de ex-aluno também proferiu palestra abordando o tema ‘juventude e idealismo’.

O presidente da OAB Rondônia apresentou alguns números relativos à advocacia brasileira para embasar sua defesa ao Exame de Ordem. Ele disse que tem hoje cerca de 750 mil advogados em atividade e cerca de um milhão de bacharéis que ainda não foram aprovados pelo Exame. “Penso que quem reclama do exame de ordem são aqueles bacharéis que não consegue a aprovação e, muitas vezes, grande parte desses que reclamam nem pretendem exercer a advocacia. Quem quer ser advogado mesmo não reclama do exame”, observa Hélio Vieira. Acrescentando que por enquanto não vê nenhum outro mecanismo capaz de substituir o Exame de Ordem, mas não se furta ao debate. “Se encontrarem um alternativa melhor ao exame e me convencerem disso, posso até mudar o meu pensamento”, finalizou.

Fonte: Ascom/ OAB-RO
 

Mais Sobre Cultura

Liga sai em defesa dos blocos carnavalescos de trio elétrico de Porto Velho

Liga sai em defesa dos blocos carnavalescos de trio elétrico de Porto Velho

O presidente da Liga dos Blocos Carnavalescos de Porto Velho Mavignier Ferro falou na manhã desta quarta-feira sobre a intenção de alguns ativistas cu

Mado apresenta a poesia do poeta Dadá no Mercado Cultural

Mado apresenta a poesia do poeta Dadá no Mercado Cultural

O poeta e ator Carlos Macedo, o Mado, apresentará, numa livre interpretação, poesias do livro ‘Sobra das Noites’ do poeta Adaides Batista, o Dadá. O e

Cia de Artes Evolução participa do projeto  Nossa Energia

Cia de Artes Evolução participa do projeto Nossa Energia

A Cia de Artes Evolução, uma das mais atuantes companhias de teatro do estado de Rondônia, participa do projeto “Nossa Energia”, desenvolvido pela E

Cirurgião de Rondônia relata sua trajetória em livro

Cirurgião de Rondônia relata sua trajetória em livro

O médico cirurgião Paulo Gondim acaba de publicar o livro Ser Cirurgião – Missão de Vida, onde relata sua trajetória profissional ao longo de quase