Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Grupo 'Raízes do Porto' lança nova produção



Na noite da última quarta-feira (02), o grupo “Raízes do Porto” realizou um coquetel para divulgar o início dos trabalhos da sua mais nova produção: o espetáculo “O Viandante da Torre”, contemplado com o Prêmio de Teatro Myriam Muniz 2009, através da Funarte com patrocínio da Petrobras.

Durante o evento foi apresentada a equipe envolvida na nova montagem: apesar de possuir apenas dois atores em cena, Alexandre Lemos e Odinaldo Silva, “O Viandante da Torre” traz consigo a união de vários profissionais das artes, como teatro, circo e a música, além de preparadores físicos.

Ivan de Castela, ator de teatro com 30 anos de experiência, hoje residente em Rio Branco /AC, é um desses artistas convidados pela direção do espetáculo para trabalhar na montagem. Ivan utiliza da “desconstrução” dos atores para iniciar o processo de trabalho. “O corpo humano possui um grande registro pessoal, cheio de registros particulares. É necessário que os vícios do dia a dia e as repetições cotidianas sejam anulados, para que assim os atores tenham liberdade total para a criação”, enfatiza o ator.

A preparação física dos atores está sob a responsabilidade de profissionais das áreas da atividade física e circo. A Especialista em Treinamento Desportivo, Juscimara Campos e o Personal Trainer Eli Gomes, por meio de uma avaliação física, identificarão a composição corporal, flexibilidade e força de cada ator, tendo uma base para que possam elaborar a prescrição individualizada. Natanael Prestes, formado pela Escola Nacional de Circo (RJ), desenvolverá técnicas de respiração, capoeira, break, ginástica de solo e de aparelho e técnicas circenses.

Para a criação da trilha sonora do espetáculo, foram convidados os músicos Ricardo Castro, Bacharel em Musicoterapia e Andréa Figueiredo, Bacharel em Piano, que farão a pesquisa musical baseada nas obras de Richard Wagner.

Ronaldo Nina, fotógrafo, cinegrafista e documentarista é o responsável pelas fotos e vídeos do espetáculo, além de criador da identidade visual da nova produção. Os publicitários Geovani Berno e Juraci Júnior assinam a produção, assessoria de comunicação e as ações de marketing para a estreia e temporada. Outros nomes como Paulinho Rodrigues e Alexandre Ronald também estão envolvidos na montagem.

A coordenação dessa grande equipe é de Suely Rodrigues, advogada, produtora, iluminadora, atriz e responsável pela direção artística do grupo.

Em 2011, o “Raízes do Porto” comemora 19 anos de existência. Suely justifica a estabilidade e sucesso do grupo, graças ao envolvimento de cada integrante e pela busca da diversidade nas montagens, qualidade dos espetáculos e formação de plateia. A diretora lembra que o “Raízes” é o grupo de teatro mais antigo, em atividade constante em Rondônia.


O ESPETÁCULO

Baseado nos pensamentos de Friedrich Nietzsche, “O Viandante da Torre” tem a proposta de mostrar como o filósofo alemão poderia influenciar a vida de um operário. Para Nietzsche, o homem é o super homem, por buscar a superação o tempo inteiro, em cada vivência, em cada dor.  A temática é direcionada ao conflito existente no ser humano, onde a perfeição é atingida através da dor e da mutante transformação do ser que almeja a liberdade plena.

O espetáculo ainda está em construção. O texto e todos os elementos da encenação virão no decorrer do trabalho. “Ainda não há texto. Será construído como se constrói uma torre. É um viandante que vai caminhar nessa sua construção de vida, como quem busca um entendimento por ela e absorve esse próprio estudo ao longo da sua jornada”, explica Suely.

            O “Viandante da Torre” tem estreia prevista para o mês de abril.

Fonte: Ascom /  Raízes do Porto
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio