Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Grupo 'Raízes do Porto' lança nova produção



Na noite da última quarta-feira (02), o grupo “Raízes do Porto” realizou um coquetel para divulgar o início dos trabalhos da sua mais nova produção: o espetáculo “O Viandante da Torre”, contemplado com o Prêmio de Teatro Myriam Muniz 2009, através da Funarte com patrocínio da Petrobras.

Durante o evento foi apresentada a equipe envolvida na nova montagem: apesar de possuir apenas dois atores em cena, Alexandre Lemos e Odinaldo Silva, “O Viandante da Torre” traz consigo a união de vários profissionais das artes, como teatro, circo e a música, além de preparadores físicos.

Ivan de Castela, ator de teatro com 30 anos de experiência, hoje residente em Rio Branco /AC, é um desses artistas convidados pela direção do espetáculo para trabalhar na montagem. Ivan utiliza da “desconstrução” dos atores para iniciar o processo de trabalho. “O corpo humano possui um grande registro pessoal, cheio de registros particulares. É necessário que os vícios do dia a dia e as repetições cotidianas sejam anulados, para que assim os atores tenham liberdade total para a criação”, enfatiza o ator.

A preparação física dos atores está sob a responsabilidade de profissionais das áreas da atividade física e circo. A Especialista em Treinamento Desportivo, Juscimara Campos e o Personal Trainer Eli Gomes, por meio de uma avaliação física, identificarão a composição corporal, flexibilidade e força de cada ator, tendo uma base para que possam elaborar a prescrição individualizada. Natanael Prestes, formado pela Escola Nacional de Circo (RJ), desenvolverá técnicas de respiração, capoeira, break, ginástica de solo e de aparelho e técnicas circenses.

Para a criação da trilha sonora do espetáculo, foram convidados os músicos Ricardo Castro, Bacharel em Musicoterapia e Andréa Figueiredo, Bacharel em Piano, que farão a pesquisa musical baseada nas obras de Richard Wagner.

Ronaldo Nina, fotógrafo, cinegrafista e documentarista é o responsável pelas fotos e vídeos do espetáculo, além de criador da identidade visual da nova produção. Os publicitários Geovani Berno e Juraci Júnior assinam a produção, assessoria de comunicação e as ações de marketing para a estreia e temporada. Outros nomes como Paulinho Rodrigues e Alexandre Ronald também estão envolvidos na montagem.

A coordenação dessa grande equipe é de Suely Rodrigues, advogada, produtora, iluminadora, atriz e responsável pela direção artística do grupo.

Em 2011, o “Raízes do Porto” comemora 19 anos de existência. Suely justifica a estabilidade e sucesso do grupo, graças ao envolvimento de cada integrante e pela busca da diversidade nas montagens, qualidade dos espetáculos e formação de plateia. A diretora lembra que o “Raízes” é o grupo de teatro mais antigo, em atividade constante em Rondônia.


O ESPETÁCULO

Baseado nos pensamentos de Friedrich Nietzsche, “O Viandante da Torre” tem a proposta de mostrar como o filósofo alemão poderia influenciar a vida de um operário. Para Nietzsche, o homem é o super homem, por buscar a superação o tempo inteiro, em cada vivência, em cada dor.  A temática é direcionada ao conflito existente no ser humano, onde a perfeição é atingida através da dor e da mutante transformação do ser que almeja a liberdade plena.

O espetáculo ainda está em construção. O texto e todos os elementos da encenação virão no decorrer do trabalho. “Ainda não há texto. Será construído como se constrói uma torre. É um viandante que vai caminhar nessa sua construção de vida, como quem busca um entendimento por ela e absorve esse próprio estudo ao longo da sua jornada”, explica Suely.

            O “Viandante da Torre” tem estreia prevista para o mês de abril.

Fonte: Ascom /  Raízes do Porto
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente  na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)