Quinta-feira, 12 de maio de 2022 - 17h26

O Grupo Êxodo, responsável pela peça teatral “O Homem de Nazaré”, agora com nova diretoria, lançou esta semana o Projeto PIX Cultural, onde pretende arrecadar fundos para reconstruir o muro da cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia, localizada a 21 quilômetros da cidade de Porto Velho (KM 13 da BR-364), próximo a Candeias do Jamari.
Segundo o presidente da entidade, Joel Limoeiro, o começo da gestão passa justamente pela reestruturação da cidade cenográfica, sendo o muro a manutenção mais urgente e necessária da “Jerusalém da Amazônia”. Qualquer pessoa, ou empresa pode contribuir com qualquer quantia para a preservação de um dos maiores patrimônios artísticos da cidade.
“Falar da peça ´O Homem de Nazaré´ e o que ela representa para Porto Velho é até redundante. Mas todo esse valor imaterial precisa ser mantido para que ele não sucumba ao tempo e ao esquecimento. E uma das minhas propostas ao assumir a Presidência do Grupo foi justamente esse resgate. Porto Velho deveria abraçar esse projeto como se fosse seu”, disse Limoeiro.
A Peça o Home de Nazaré é conhecida no Brasil inteiro, sendo a cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia, a maior da região Norte, e a segunda do País. O Muro da Nova Jerusalém previsto no projeto será uma Santa Ceia, a maior da América do Sul, com 140 metros e 4 metros de altura. “Um projeto ousado e do tamanho da importância que ele terá”, definiu Limoeiro.
A última vez que se apresentou foi em 2019, e devido a pandemia, não pôde ser encenada nos últimos três anos, por restrições impostas pelas próprias autoridades em saúde. O Grupo foi fundado no início dos anos 90 por alguns profissionais de imprensa, artistas da música, teatro e teve durante toda sua história grandes públicos em dezenas de espetáculos realizados durante a Semana Santa.
O PIX Cultural – Você semeando a fé através da arte - para quem quiser contribuir possui como endereço bancário o CNPJ 05705264000164. Qualquer pessoa pode doar qualquer quantia.
Galeria de Imagens
Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em meio às águas extensas do Baixo Madeira, onde a floresta dita o ritmo da vida, um grupo de estudantes ribeirinhos encontrou na arte uma forma de

Duelo na Fronteira abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho
A primeira noite do Duelo na Fronteira, realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel),

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop
Neste domingo (16), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), realizará

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste
Celebrando o cenário artístico do Centro-Oeste brasileiro, o próximo dia 18 de novembro será marcado pela abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Cont
Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)