Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Cultura

Grupo Êxodo lança projeto para reconstrução do muro da cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia


Grupo Êxodo lança projeto para reconstrução do muro da cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia - Gente de Opinião

O Grupo Êxodo, responsável pela peça teatral “O Homem de Nazaré”, agora com nova diretoria, lançou esta semana o Projeto PIX Cultural, onde pretende arrecadar fundos para reconstruir o muro da cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia, localizada a 21 quilômetros da cidade de Porto Velho (KM 13 da BR-364), próximo a Candeias do Jamari. 

Segundo o presidente da entidade, Joel Limoeiro, o começo da gestão passa justamente pela reestruturação da cidade cenográfica, sendo o muro a manutenção mais urgente e necessária da “Jerusalém da Amazônia”. Qualquer pessoa, ou empresa pode contribuir com qualquer quantia para a preservação de um dos maiores patrimônios artísticos da cidade. 

“Falar da peça ´O Homem de Nazaré´ e o que ela representa para Porto Velho é até redundante. Mas todo esse valor imaterial precisa ser mantido para que ele não sucumba ao tempo e ao esquecimento. E uma das minhas propostas ao assumir a Presidência do Grupo foi justamente esse resgate. Porto Velho deveria abraçar esse projeto como se fosse seu”, disse Limoeiro. 

A Peça o Home de Nazaré é conhecida no Brasil inteiro, sendo a cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia, a maior da região Norte, e a segunda do País. O Muro da Nova Jerusalém previsto no projeto será uma Santa Ceia, a maior da América do Sul, com 140 metros e 4 metros de altura. “Um projeto ousado e do tamanho da importância que ele terá”, definiu Limoeiro. 

A última vez que se apresentou foi em 2019, e devido a pandemia, não pôde ser encenada nos últimos três anos, por restrições impostas pelas próprias autoridades em saúde. O Grupo foi fundado no início dos anos 90 por alguns profissionais de imprensa, artistas da música, teatro e teve durante toda sua história grandes públicos em dezenas de espetáculos realizados durante a Semana Santa. 

O PIX Cultural – Você semeando a fé através da arte - para quem quiser contribuir possui como endereço bancário o CNPJ 05705264000164. Qualquer pessoa pode doar qualquer quantia.

Galeria de Imagens

Mais Sobre Cultura

Rita Queiroz visita escolas e bibliotecas e distribui livro escrito na pandemia

Rita Queiroz visita escolas e bibliotecas e distribui livro escrito na pandemia

Mais do que  aplausos, artistas precisam de reconhecimento. E nada faz tão bem a um pintor do que saber que  suas telas continuam a conquistar admi

Disponível: Novo EP e videoclipe do cantor, compositor e produtor DEICK

Disponível: Novo EP e videoclipe do cantor, compositor e produtor DEICK

Contemplado pelo edital 31/2021 SEJUCEL-CODEC 2ª EDIÇÃO MARECHAL RONDON PRÊMIO DE PRODUÇÃO LITERÁRIA, FONOGRÁFICA E DIGITAL PARA DIFUSÃO DE EXPRESSÕ

Disponível: novo álbum e videoclipe do cantor e compositor Mano André - Inspire-se

Disponível: novo álbum e videoclipe do cantor e compositor Mano André - Inspire-se

Mano André lançou seu novo álbum Inspire-se contemplado pelo edital 31/2021 SEJUCEL-CODEC 2ª EDIÇÃO MARECHAL RONDON PRÊMIO DE PRODUÇÃO LITERÁRIA, F

O Projeto de Leitura Itinerante Viveiros das Letras, com o  Café Literário contos, causos e outras histórias, é desenvolvido na Escola Estadual 4 de Janeiro.

O Projeto de Leitura Itinerante Viveiros das Letras, com o Café Literário contos, causos e outras histórias, é desenvolvido na Escola Estadual 4 de Janeiro.

O Projeto de Leitura Itinerante Viveiros das Letras, que está sendo desenvolvido na Escola Estadual 4 de Janeiro, em Porto Velho, é definido como um t