Quarta-feira, 27 de maio de 2015 - 13h58
A Superintendência Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) realizou nessa terça-feira (26), no auditório do Palácio Presidente Vargas, em Porto Velho, o “I Colóquio Museu – Sociedade e Cultura”, coordenado pela Gerência de Cultura.
A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades governamentais, representantes da Universidade Federal de Rondônia (Unir), da Fundação Getúlio Vargas e o público em geral.
Na ocasião, a parceria entre o governo de Rondônia, Unir e FGV foi confirmada e a partir de agora um Grupo de Trabalho passa a coordenar a instalação do Museu do Estado de Rondônia no Palácio Presidente Vargas.
O superintendente de Cultura, Rodnei Paes, abriu a rodada de palestras falando da importância da participação das pessoas e das entidades que marcaram presença.
Após a fala do superintendente, os técnicos especialistas, cada um defendendo o tema de sua especialidade, expuseram sobre “A Importância do Museu para a Sociedade”, com a museóloga Evânia Lima Barros (Unir); “Como Surge um Museu: Plano Museológico e Regimento”, com a museóloga e professora Marcelle Pereira (Unir); “Mero uma história”, com a paleontóloga Ednair Rodrigues (Secel); “Coleções e a Experiência da Curadoria do Mero”, com a arqueóloga e professora Silvana Zuse (Unir); “Museu e Gestão Cultural”, com a arquiteta Silvia Finguenut (FGV); “Plano de Cultura da Unir”, com o professor Alexandre Falcão (Unir) e “Uma Proposta Palácio da Memória”, com o historiador Lucas Veronese Varanda (Secel).
“Esse é apenas o Primeiro Colóquio. Logo estaremos convocando vocês para o segundo”, disse Ednair.
O governador Confúcio Moura há alguns meses provocou a sociedade perguntando, via redes sociais, o que fazer com o Palácio Presidente Vargas quando o gabinete do governador e demais órgãos fossem transferidos para o Complexo Rio Madeira (CPA).
As respostas foram praticamente unânimes, sugerindo que fosse transformado no “Museu da Cultura”. Diante disso, foi realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa e a unanimidade foi confirmada.
Fonte
Texto: Silvio M. Santos
Fotos: Daiane Mendonça e Leandro Morais
Decom - Governo de Rondônia
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)