Porto Velho (RO) sábado, 18 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Grupo Conceito: Destaque no ciclo de partituras


Grupo Conceito: Destaque no ciclo de partituras - Gente de Opinião

Grupo Conceito composto por Bira Lourenço,Alex Almeida e Catatau apresentaram-se na noite de Quinta-feira no teatro 1 do SESC com instrumentos inusitados que fez do show algo surpreendente nunca visto em Porto Velho. A exploração de sons produzidos por objetos do cotidiano associando-os aos elementos musicais dinamizam o circuito artístico local trazendo novidade ao cenário musical que deve com certeza estender-se a outros Estados da Federação pela qualidade e pesquisa de sons que apresentara.

Envolventes e contagiantes, a apresentação proporcionou uma experiência única através da competente combinação entre ritmos, sons e movimentos, além da presença cênica do grupo. O repertório do espetáculo incluiu composições próprias,composições de artistas locais e  adaptações, improvisações e interações com o público.

De certa forma o grupo resgata a espontaneidade infantil de brincar com som e movimento. O resultado é uma orquestra corporal na qual todos os músicos tocam e improvisam sobre instrumentos inimagináveis como utensílios de cozinha.

A capacidade  de re-inventar e abrir novos caminhos na percussão é latente no grupo como a sua qualidade, buscando atingir o grau de excelência e aprimoramento no trabalho que se comprova facilmente,tendo em vista esta ter sido apenas a segunda apresentação do grupo que segundo Bira Lourenço surgiu de uma idéia de Alex Almeida.É inegável o papel de desbravadores do som,da pesquisa,experimentação e manipulação sonora em plena era tecnológica desenvolvendo a musicalidade,a capacidade de comunicação e a criatividade.

O Grupo lembra iniciativas criadas em meio as novas  vanguardas que operaram transformações cruciais na produção artística ao levar às últimas conseqüências a discussão sobre a natureza da arte e seu papel na sociedade.Tais movimentos flexibilizaram fronteiras  entre as categorias artísticas tradicionais introduzindo novos temas,procedimentos,linguagens,suportes e materiais e investindo no diálogo com outros campos do conhecimento.O Grupo Conceito é isso, rompe as barreiras com  aquele som já previsto de percussão, introduz novos elementos ,pesquisa e experimenta várias estações trazendo uma produção independente  impregnada pelos referenciais sonoros de cada um.

Nesse sentido seus integrantes atuaram,brincaram e interagiram com o público tornando a noite uma maratona de descobertas de sons aos leigos no assunto e até no momento do “Bis” ao final do espetáculo surpreenderam o público distribuindo “Bis” ao público presente que os ovacionaram em pé no teatro do SESC.

Em outras palavras o Grupo Conceito pode trazer à tona um debate presente tanto nas vanguardas como na contemporaneidade sobre as possibilidades da percussão com a vida,seja apostando em intervenções capazes de provocar curtos-circuitos na realidade, seja investindo em ações que pretendem de fato contribuir nas transformações de percussionistas.

Fonte: Redação & Vestibulares

 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio