Segunda-feira, 14 de março de 2011 - 11h33
Porto Velho, 14 de março de 20111 – As escolas que conseguirem aumentar sua pontuação na avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) serão premiadas pelo governo. O anúncio foi feito pelo governador Confúcio Moura,a última sexta-feira (11) durante reunião com o secretário de Estado da Educação, Jorge Elarrat, a secretária adjunta, Neila Pires, o assessor especial da governadoria, professor Mário Jorge e os gerentes, subgerentes e representantes de ensino da Seduc.
“Em novembro acontece uma nova prova do Ideb. Atualmente, o índice de Rondônia está em 3,7, uma das notas mais baixas do país. Precisamos, portanto, traçar novas estratégias para melhorar esta situação e não fazer feio no final do ano”, cobrou Confúcio Moura.
Durante a conversa, o governador falou da necessidade de se promover “mudanças significativas” no relacionamento entre alunos e as escolas estaduais. “Muitos colégios fecham as suas portas em horários em que os alunos querem estudar informática, matemática e ir à biblioteca, por exemplo. Temos que mudar este panorama”, observou.
No encontro, realizado no auditório do Palácio Presidente Vargas, técnicos puderam expor os projetos a serem desenvolvidos.
Algumas ações já começam agora, com a implantação de um software educacional livre, onde os professores, técnicos e funcionários terão acesso à diversas informações envolvendo os alunos como notas, freqüência, aulas ministradas nas salas, entre outros.
“Também temos o objetivo de melhorar as escolas rurais do estado para impulsionar a agricultura. Se mudarmos a educação no campo, a população não vem para a cidade”, disse o governador.
Fonte: Decom
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O Bumbódromo Márcio Paz Menacho, em Guajará-Mirim, foi palco de uma grande celebração no último fim de semana, com a realização do festival Duelo na F

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho
Estão abertas as inscrições para a oficina “Distribuição Independente: como fazer curtas-metragens circularem por festivais de cinema”, com o realiz

“A Paleta da Alma”: uma ficção amazônica que ganha vida nas margens do Baixo Madeira
O distrito ribeirinho de Nazaré, no Baixo Madeira, em Porto Velho (RO), se transformou no cenário da fictícia Comunidade de Paraíso, onde foi rodado

Minidocumentário sobre pioneira de Pimenteiras do Oeste é exibido para estudantes de Vilhena
O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath”, que resgata a trajetória de uma das pioneiras de Pimenteiras do Oeste (
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)