Segunda-feira, 14 de março de 2011 - 11h33
Porto Velho, 14 de março de 20111 – As escolas que conseguirem aumentar sua pontuação na avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) serão premiadas pelo governo. O anúncio foi feito pelo governador Confúcio Moura,a última sexta-feira (11) durante reunião com o secretário de Estado da Educação, Jorge Elarrat, a secretária adjunta, Neila Pires, o assessor especial da governadoria, professor Mário Jorge e os gerentes, subgerentes e representantes de ensino da Seduc.
“Em novembro acontece uma nova prova do Ideb. Atualmente, o índice de Rondônia está em 3,7, uma das notas mais baixas do país. Precisamos, portanto, traçar novas estratégias para melhorar esta situação e não fazer feio no final do ano”, cobrou Confúcio Moura.
Durante a conversa, o governador falou da necessidade de se promover “mudanças significativas” no relacionamento entre alunos e as escolas estaduais. “Muitos colégios fecham as suas portas em horários em que os alunos querem estudar informática, matemática e ir à biblioteca, por exemplo. Temos que mudar este panorama”, observou.
No encontro, realizado no auditório do Palácio Presidente Vargas, técnicos puderam expor os projetos a serem desenvolvidos.
Algumas ações já começam agora, com a implantação de um software educacional livre, onde os professores, técnicos e funcionários terão acesso à diversas informações envolvendo os alunos como notas, freqüência, aulas ministradas nas salas, entre outros.
“Também temos o objetivo de melhorar as escolas rurais do estado para impulsionar a agricultura. Se mudarmos a educação no campo, a população não vem para a cidade”, disse o governador.
Fonte: Decom
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)