Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Governo premiará escola que elevar índice do Ideb



Porto Velho, 14 de março de 20111 – As escolas que conseguirem aumentar sua pontuação na avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) serão premiadas pelo governo. O anúncio foi feito pelo governador Confúcio Moura,a última sexta-feira (11) durante reunião com o secretário de Estado da Educação, Jorge Elarrat, a secretária adjunta, Neila Pires, o assessor especial da governadoria, professor Mário Jorge e os gerentes, subgerentes e representantes de ensino da Seduc.

“Em novembro acontece uma nova prova do Ideb. Atualmente, o índice de Rondônia está em 3,7, uma das notas mais baixas do país. Precisamos, portanto, traçar novas estratégias para melhorar esta situação e não fazer feio no final do ano”, cobrou Confúcio Moura.

Durante a conversa, o governador falou da necessidade de se promover “mudanças significativas” no relacionamento entre alunos e as escolas estaduais. “Muitos colégios fecham as suas portas em horários em que os alunos querem estudar informática, matemática e ir à biblioteca, por exemplo. Temos que mudar este panorama”, observou.

No encontro, realizado no auditório do Palácio Presidente Vargas, técnicos puderam expor os projetos a serem desenvolvidos.

Algumas ações já começam agora, com a implantação de um software educacional livre, onde os professores, técnicos e funcionários terão acesso à diversas informações envolvendo os alunos como notas, freqüência, aulas ministradas nas salas, entre outros.

“Também temos o objetivo de melhorar as escolas rurais do estado para impulsionar a agricultura. Se mudarmos a educação no campo, a população não vem para a cidade”, disse o governador.


Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente  na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)