Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Governo dialoga com Movimento Reforma Cultural Popular


Na última quarta-feira (17), o governo de Rondônia, por intermédio da secretária dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel), Eluane Martins, recebeu os integrantes do Movimento Reforma Cultural Popular para falar sobre o andamento dos tramites que buscam soluções para as reivindicações apresentadas pelo grupo na semana passada.

A titular da Secel começou explicando sobre o desmembramento da Secretaria que hoje atende duas pastas. “Já levamos o pedido para a Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), que nos informou que no momento existe a indisponibilidade orçamentária para criação de duas secretarias para atender o esporte e a cultura de forma distinta, mas que será estudada a situação orçamentaria para que futuramente isso seja possível”, declarou.

Na ocasião também foi falado sobre o orçamento da Secel que está disponível no Portal da Transparência, sobre o Fundo Estadual de Cultura e sobre a importância da participação do segmento cultural na Conferência Estadual de Cultura.

“Queremos lembrar que na Conferência serão escolhidos os delegados para a Conferência Nacional, também serão eleitos e empossados os conselheiros da sociedade civil e do poder público para o Conselho Estadual de Políticas Culturais, além da discussão e votação do Plano Estadual Decenal de Cultura. Um momento muito importante, que precisa da contribuição de todos nós”, afirmou a gerente de Cultura, Nazaré Silva.

Ao final ficou acordado que o governo, por meio da Secel e o Movimento, continuarão atuando em parceria na busca de soluções para as reivindicações apresentadas.

Fonte: Emilli Sousa

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário sobre a cultura Sabanê é disponibilizado gratuitamente na internet

Documentário sobre a cultura Sabanê é disponibilizado gratuitamente na internet

Um importante registro audiovisual sobre a cultura indígena amazônica já está disponível ao público. O vídeo documentário “Saberes Ancestrais: Cultu

Produções de Rondônia contempladas pela Lei Paulo Gustavo integram programação do Cine Sesc 2026

Produções de Rondônia contempladas pela Lei Paulo Gustavo integram programação do Cine Sesc 2026

No dia 25 de março, a partir das 18h, o público de Porto Velho poderá conferir uma sessão que une a nostalgia dos cinemas de rua ao misticismo regio

Comunidades ribeirinhas recebem ações culturais no encerramento da II Mostra de Cinema dos Invisíveis

Comunidades ribeirinhas recebem ações culturais no encerramento da II Mostra de Cinema dos Invisíveis

A II Mostra de Cinema dos Invisíveis encerrou sua passagem pelos distritos de São Carlos, Nazaré e Calama, em Porto Velho (RO). As ações foram reali

Grupo de Teatro Wankabuki ganha destaque em revista nacional de artes cênicas

Grupo de Teatro Wankabuki ganha destaque em revista nacional de artes cênicas

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), teve sua trajetória destacada na Revista Buli, publicação nacional voltada às artes cênicas e ligada a

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)