Quinta-feira, 30 de junho de 2016 - 16h06
O governador Confúcio Moura (PMDB) sancionou a Lei nº 3.838, de 27 de Junho de 2016, que trata sobre o mês de realização do tradicional Arraial Flor do Maracujá, proposta pelo deputado Jesuíno Boabaid (PMN). O objetivo é instituir no Calendário Oficial do Estado o mês de junho para a realização da festa.
Boabaid já havia dito que o Arraial Flor do Maracujá é um dos eventos de maior destaque no cenário cultural do Estado, organizado pela Superintendência da Juventude, Cultural, Esporte e Lazer (Sejucel), que reúne quadrilhas e bois-bumbás, trazendo elementos culturais portugueses, africanos e indígenas.
Ele lembrou, ainda, que o nome “Flor do Maracujá” é emprestado de um antigo grupo de quadrilha do bairro Triângulo, que assim se autodenominava, visto que as integrantes ornamentarem seus cabelos com uma flor de maracujá.
O parlamentar se disse satisfeito, citando que “agora os populares poderão ter a certeza de quando irá acontecer este tão importante evento, bem como turistas que pretendam visitar Porto Velho. Os vendedores ambulantes também são beneficiados, pois terão tempo para planejar seus objetivos de venda durante a realização do festival”.
Policiais
O governador sancionou, também, a Lei 3.837, que dispõe sobre as alterações em artigos na Lei 1.630, de 18 de maio de 2006, referente ao pagamento de meia entrada para Policiais Civis, Militares e Bombeiros Militares, nos ingressos em estabelecimentos que ofereçam apresentações de cultura, esporte e lazer, tais como circos, teatros, shows e demais programações que visem o entretenimento.
Ao apresentar o projeto na Assembleia Legislativa, Boabaid lembrou que antigamente a lei beneficiava apenas os professores.
“Esta alteração visa valorizar os servidores que bravamente combatem a criminalidade e as intempéries da natureza, seja ela humana ou não”, declarou Jesuíno.
ALE/RO - DECOM - [ Assessoria Parlamentar ]
Foto: Ana Célia
Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Festival de Música “Cultura Liberta” do IFRO recebe inscrições da comunidade interna e externa
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) torna pública a abertura das inscrições para o Festival de Música “Cultura

Filmes rondonienses estreiam em lançamento virtual nesta terça-feira (31)
O cenário audiovisual de Rondônia ganha novos horizontes hoje, 31 de março, com o lançamento virtual de dois curtas-metragens contemplados pela Lei

Ministério da Cultura, Instituto Phomenta e Nubank apresentam o Phomentando a Cultura
O Phomentando a Cultura é uma iniciativa, com realização do Ministério da Cultura, que pretende impulsionar o trabalho de 100 Organizações da Socied

Com a proposta de consolidar um espaço de encontro entre universidade e comunidade, promovendo o acesso à cultura e fortalecendo a formação artístic
Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)